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Olá, eu sou o cliente que nunca mais volta!

por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: Ideia de Marketing
30 de agosto de 2016 - 18:10

Ola-eu-sou-o-cliente-que-nunca-mais-volta-televendas-cobranca

Por: Anderson Wenningkamp

Não se importe com a crítica. Se for infundada, desconsidere-a, se injusta, não se irrite, se desinformada, sorria, se merecida, não é.

Imagine você como proprietário de uma loja, empresa ou mesmo como prestador de serviço para alguma pessoa e recebe uma carta parecida com esta abaixo.

Olá, tudo bem? Deixe eu me apresentar, eu sou aquele seu cliente que veio no seu estabelecimento e tive um problema.

Como eu não vi vantagem ou motivo para te explicar o ocorrido e meu tempo é muito importante, resolvi não comentar nada, até porque você poderia ficar bravo comigo e ainda eu poderia correr o risco de ser xingado. Assim eu resolvi ir embora “quieto” e sem falar nada. É muito provável que eu nunca mais volte aqui, OK!

Um grande abraço, seu ex-futuro cliente.

P.S: Como dica, você pode aproveitar e pagar um cliente oculto para avaliar seus produtos, loja e serviço.

Logicamente que a carta é fictícia e nenhum cliente faria isso, mas por esse motivo faço a reflexão! O que nós fazemos para escutar mais o cliente? Quais maneiras posso proceder para perceber onde minha empresa é 10 e onde posso melhorar. Com esse pensamento levanto alguns pontos importantes para análise e ação.

FATO

94% DAS PESSOAS NÃO RECLAMAM DE PRODUTO OU EXPERIÊNCIA INSATISFEITA!

Simplesmente a maioria das pessoas não fala nada e vai embora. Nunca mais voltando para o lugar. Em muitos casos comentam a experiência ruim com outras pessoas. Em uma conta simples 1 = 21.

1 pessoa insatisfeita comenta com 21 pessoas ou mais!

AGRAVANTE

Das poucas pessoas que reclamam, muitas ainda são “agredidas” pelos donos das empresas que elas criticaram. Abro uma exceção aqui para pessoas desprovidas de bom senso e que tem prazer em denegrir pessoas, produtos e empresas, logicamente não estamos falando destas.

Recentemente lembro de 2 casos emblemáticos que aconteceram e viralizaram.

Nesse primeiro caso, a cliente recebeu ofensas em redes sociais e a sequência do caso foi piorando cada vez mais até chegar a ponto de delegacia, envolvendo acusação de dono e funcionário (só par você entender o caso resumido.).

Nesse novo caso recente, destaco a “criatividade” do chef que fez um vídeo que bombou na web, criticando TODAS as reclamações do cliente. Paramos por aqui um pouco para entender os casos.

No primeiro caso, a cliente reclamou do atendimento/serviço e foi ofendida em uma discussão via rede social. No segundo caso, que considero mais grave, o cliente foi ofendido inclusive com palavrões.

Não estou aqui defendendo clientes ou donos, cada um tem sua razão e deveria ter ainda mais bom senso. O que defendo aqui é a liberdade de crítica (moderada) e a falta de aceitação por parte dos empresários e donos de empresas para com o feedback destes clientes.

CONSEQUÊNCIA

Infelizmente já temos um número muito baixo de pessoas que reclamam ou informam ao estabelecimento quais foram os problemas ocorridos, e ainda por cima, temos casos como estes citados acima que “incentivam” erradamente ainda mais pessoas a não relatarem problemas nas empresas.

Existe solução para isso? Como evitar? Como melhorar?

Como está na citação inicial do artigo, não se importe com a crítica se for infundada ou desinformada, mas se for merecida, não é critica, é uma consultoria grátis que o seu cliente está oferecendo a você. Respire fundo, conte até dez e aceite humildemente o caso com o intuito de melhorar seu negócio e ao mesmo tempo utilize esse momento para cativar e encantar ainda mais seus clientes.

Não xingue seu cliente, agradeça a ele e diga que a opinião dele faz sua empresa melhorar!

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Comentários (2)
  1. A crítica é um termometro fiscalizador do mercado como um todo; e deve ser aceita para merecer analise cuidadosa e avaliativa acerca daquela situação que a motivou. Assim a parte criticada terá condições de apurar os fatos detectar de onde surgiu em (tese) o motivo que gerou o desconforto do cliente e então tomar as medidas de decisão cabível ao assunto.

    Não vejo nas criticas razão para se criar outra critica; o mais coerente é ambos se prover de bom senso, pois o objetivo é resolver alguma dúvida ou pendencia e buscar de certa forma melhorar algo entre as Partes.

    Enfim; uma critica deve sempre ser vista como um alerta ou seja o olhar que os titulares dela não tem, e alguem quer ajudar. Direto ou indiretamente.

    Reginaldo paz em 01 de setembro de 2016 - 12:31
  2. Admito que, não reclamo na hora até porque, a pessoa quem estiver me atendendo não é quem recebe criticas, então, espero chagar em casa, uso a internet para achar um canal de reclamaão da loja ou empresa e, se houver, faço as reclamações, claro, não cito que nunca mais voltaria até porque, posso sim voltar para ver se, após a reclamação, melhoraram.
    Seja como for, o que não pode, é usar palavras de baixo nivel nas reclamações, sempre tendo na medida do possivel, ser educado e, cordial.

    Rodney em 31 de agosto de 2016 - 11:06

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