Um estudo conduzido por Steve W. Martin, da USC Marshall School of Business (Los Angeles – Estados Unidos), apontou que 13% dos vendedores são responsáveis por 87% do lucro das empresas. Com base nisso, o pesquisador buscou entender o que faz esses vendedores se destacarem tanto e chegou a sete traços característicos dos profissionais de vendas de alta performance. São eles:
Modéstia
91% dos vendedores de alta performance têm índices médios ou elevados modéstia e humildade.
Cautela
85% desses profissionais descrevem a si mesmos como responsáveis e confiáveis e afirmam ter um forte senso de dever.
Realização
84% deles são motivados por atingir objetivos e avaliar sua performance continuamente.
Curiosidade
82% têm uma forte curiosidade para adquirir conhecimento e informação.
Gregarismo*
Os profissionais de alta performance são, em média, 30% menos de gregários que os medianos.
*Estratégia empregada por diversos animais pertencentes a grupos menos estruturados que consiste em usar a força do grupo para basear sua sobrevivência. Pode ser adaptada para os seres humanos como um alto grau de afabilidade e necessidade de estar rodeado de pessoas.
Autoconsciência
A autoconsciência pode ser definida como com quanta facilidade uma pessoa fica envergonhada. O resultado de um nível elevado de autoconsciência é a timidez e a inibição (características que, muitas vezes, prejudicam o desempenho em vendas). Menos de 5% dos vendedores de alta performance têm níveis elevados de autoconsciência.
Desânimo
Apenas 10% dos profissionais de alta performance foram classificados como desanimados e sobrecarregados com tristeza. Ou seja, a positividade e a alegria são marcas dos grandes vendedores.
Vendedores com a habilidade de descobrir problemas de clientes obtêm os seguintes benefícios:
Apesar de apenas 61% dos vendedores dizerem se sentir bem a respeito de suas habilidades de descobrir problemas dos clientes, esses profissionais são 28% mais propensos a atingir as metas de vendas.
Os vendedores de alta performance são 205% melhores no que diz respeito à habilidade de qualificar leads.
40% das equipes não têm um manual de vendas. Empresas que têm estão 33% mais propensas a atingir resultados de alta performance.
Os melhores vendedores são capazes de obter acesso aos tomadores de decisão.
52% dos profissionais de vendas sentem que são efetivos em acessar pessoas estratégicas na estrutura de compras da empresa para a qual prospectam.
Os vendedores classificados como de alta performance conseguem acessar os tomadores de decisão em mais de 60% das vezes.
Um estudo enumerou os dez fatores que separam os campeões de vendas B2B dos demais, de acordo com a opinião de compradores.
#1 – Educou-me com novas ideias ou perspectivas.
#2 – Colaborou comigo.
#3 – Convenceu-me sobre como vamos atingir resultados.
#4 – Escutou-me.
#5 – Entendeu minhas necessidades.
#6 – Ajudou-me a evitar armadilhas.
#7 – Criou uma solução atraente.
#8 – Retratou o processo de compra precisamente.
#9 – Conectou-se comigo em nível pessoal.
#10 – Valor médio da empresa era superior a outras.
Mantenha contato com o prospect durante o ciclo de vendas
TAXA DE CONVERSÃO 40% MAIS ALTA
Em média, prospects que recebem mensagens de texto no celular durante o processo da compra em que estão envolvidos convertem a uma taxa 40% maior do que aqueles que não recebem mensagens.
TAXA DE CONVERSÃO 328% MAIOR
Leads que receberam três ou mais mensagens de texto depois do contato inicial foram 328% mais propensos a converter.
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Parabéns pela matéria; o estudo fez uma pesquisa perfeita com foco no mercado de venda.
De fato é brilhante entender aqueles que lidam em promover em alguem no ato de uma venda, um sentimento agradável de satisfação em poder servi – lo com um produto que vai lhe proporcionar beneficio e utilidade.
Entretanto, para esse fato se consolidar o vendedor passa por um processo interpessoal que abrange seu equilibrio; psicológico,psíquico e emocional, naquele momento ele precisa se dispor das habilidades que lhe faça concluir a venda.
Nessa relação com seu cliente, a busca pela empátia e a confiança é um dos pontos essenciais; aí é que vem o segredo do
vendedor em fazer a pergunta certa, ouvir bem ter coerencia, simplicidade e humildade e entender que alí o cliente é a emoção e ele precisa agir com a razão, assim, terá chance de continuar a boa relação.