Jan
08

Jovens perdem oportunidades de emprego por conta do perfil nas redes

por: Afonso Bazolli
em: Vagas
fonte: Diário de Pernambuco
07 de janeiro de 2014 - 18:29

Jovens-perdem-oportunidades-de-emprego-por-conta-do-perfil-nas-redes-televendas-cobranca

A marca Vasp, no Facebook dos internautas brasileiros, não representa exclusivamente a companhia aérea que fez parte da história da aviação no país. Nas terras tupiniquins do reino digital o acrônimo ganhou outra conotação: Vagabundos anônimos sustentados pelos pais. O que chama a atenção é que a brincadeira não é um fato isolado. Ao menos 2,1 milhões de usuários da rede social de Zuckerberg curtiram a fanpage da “nova Vasp” e a maioria ainda a registrou como empresa onde trabalha na página pessoal do Facebook.

A conotação jocosa tem um público-alvo bem definido: Pessoas desempregadas. E elas parecem não se preocupar com a possibilidade de um recrutador investigando suas timelines. Mas a prática tem se tornado cada vez mais comum e é alvo de inúmeras pesquisas. Uma das mais recentes foi publicada em maio pela On Device Research e revela que um a cada dez candidatos entre 16 a 34 anos perde uma oportunidade de trabalho por conta do seu perfil nas redes sociais.

Veja alguns dados da pesquisa elaborada pela On Device Research:

No Brasil, 4% dos entrevistados na faixa etária de 16 a 24 anos acreditam que perderam uma oportunidade de emprego por conta de algo que publicaram nas redes sociais. Na faixa etária de 25 a 34 anos o percentual sobe para 5%. Os maiores índices são da China: Respectivamente, 16% e 14%.

49% dos brasileiros entrevistados disseram que não estão preocupados com a possibilidade do mau uso das mídias sociais prejudicar a vida profissional.

Foi feita a seguinte pergunta: “A possibilidade das redes sociais provocar um impacto na carreira o impediria de usá-las?”. No Brasil, 77% dos entrevistados responderam que não.

15% dos brasileiros ouvidos pelo estudo admitiram que modificaram algo no seu perfil nas redes sociais para torná-lo mais atrativo a futuros empregadores.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. O brasileiro está completamente irresponsável.
    Desde que as redes sociais(principalmente facebook) estouraram no país, as pessoas perderam a noção da realidade.O Smartphone ainda ajudou a piorar a situação.
    Exemplos: O desempregado posta bobagens que pode comprometer um processo seletivo, já o empregado posta escondido do chefe pelo celular, vai ao banheiro várias vezes ao dia para postar e ver rede social escondido, com isso sua produtividade cai.Tem empresas que é proíbido uso do celular no ambiente devido ao ramo que trabalha e mesmo assim você vê pessoas “se humilhando” se sujeitando a perder o emprego para ficar de olho na rede social pelo celular.
    A falta de noção está em todos os lugares, perceba, pedestres atravessam a rua mexendo do celular(postando ou lendo posts), enquanto observe motoristas dirigindo a 80km / 100 km em estrada lendo posts.
    Eu vou trabalhar diariamente com uma amiga, nos dias que ela dirige, chego 20 min mais tarde, pois a cada semáforo ou congestionamento é um post no facebook, uma cutucada, ou sei lá o que, ela mesmo confessa que é viciada em facebook e não tá nem aí se vai prejudicar o andamento do transito.
    Esta falta de visão do brasileiro mostra a ignorância, por outro lado “carência”.
    Carência sim, pessoas que querem estar o tempo todo sendo vistas, notadas.
    Por outro lado os fuxiqueiros, que passam o dia só vendo e vivendo a vida dos outros.

    Sinceramente, tudo que citei impacta no lado profissional, pois as pessoas produzem menos, são destatentas as suas funções devido as redes sociais, portanto a certeza é que grande parte das pessoas não estão nem aí se o que escrevem vão prejudicar seu processo seletivo ou emprego que atua.

    Wesley Dtc

    Wesley em 08 de janeiro de 2014 - 09:25

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: