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11 habilidades que toda vendedora interna deve ter

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Agendor
21 de fevereiro de 2017 - 18:07

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Por: Gustavo Paulillo

Conheça as competências de excelentes vendedoras internas e inspire-se!

As vendedoras internas têm um dia a dia bem singular e desafiante, diferente daquele de uma vendedora externa.

Uma vendedora externa está na rua, vai de encontro ao cliente e pode usar de muitas habilidades para leva-lo à compra.

A vendedora interna tem que realizar a venda de dentro do escritório, contatando o cliente por meio de e-mails ou por telefone, o que limita um pouco as possibilidades.

Vender internamente tem suas dificuldades. É preciso ser muito perseverante e extremamente positivo, pois o contato por telefone pode ser mais difícil, já que não estamos presentes para ler as reações da pessoa.

Além disso, existem outras competências que caracterizam uma ótima vendedora interna, separando-a das demais. Vamos saber quais são?

Competências de uma vendedora interna de sucesso

1. Aberta a novas ideias

Uma boa vendedora interna está sempre disposta a mudar. Se uma maneira de abordar o cliente não está funcionando, está na hora de analisar o porquê e mudar isso.

Essa é uma característica importante para quem trabalha com pessoas, e uma vendedora nada mais é do que um especialista em relações.

2. Habilidosa em responder perguntas

Uma vendedora que tem respostas preparadas e precisas inspira confiança muito mais rapidamente do que um que não conhece o produto profundamente ou tem dificuldade em articular respostas.

Responder dúvidas e objeções do potencial cliente no momento com clareza e de forma correta faz toda a diferença na hora de fechar uma venda, gerando credibilidade e diminuindo ansiedades do prospect.

É possível atingir isso fazendo uma reunião de brainstorming e preparando um super roteiro de vendas com todas as objeções possíveis e as respostas para elas, ou ainda realizando treinamentos onde você é o cliente.

3. Expert em análise de mercado

Uma vendedora interna que tem conhecimento de mercado vai construir relacionamentos e estabelecer contatos importantes com muito mais facilidade.

Vai também reconhecer oportunidades que valem mais a pena, bem antes de outros.

4. Tem ótimas habilidades de escrita

Essa é uma competência que muitas vezes passa despercebida, mas é crucial para uma vendedora interna.

Esse tipo de vendedora envia e-mails com frequência, além de ter que elaborar propostas e responder mensagens.

Se expressar de forma clara e escrever corretamente dão uma boa impressão ao prospect ou cliente, e o fazem ler a informação de forma mais positiva.

5. Conhece a empresa de ponta a ponta

Não podemos vender o que não conhecemos, ou algo em que não acreditamos. Uma boa vendedora interna conhece a empresa e sua visão estratégica de cor.

Acredita no produto/serviço que vende e responde todas as dúvidas com a segurança que isso traz.

6. É empática

É importante colocar-se no lugar do cliente e entender seu ponto de vista, de forma a ajudá-lo da melhor forma possível.

A forma mais eficaz de fazer isso é escutando. Escutar com atenção e usar as informações captadas posteriormente vai dar ao cliente a certeza de que ele está sendo ouvido.

7. Está sempre gerenciando seu tempo

Planejamento e pensamento estratégico são características que estão atreladas ao sucesso.

Se uma vendedora interna não organiza seu dia, sua semana e até seu mês, as tarefas levam muito mais tempo para serem completadas.

Ter uma rotina ajuda bastante, e uma boa dica também é estabelecer um horário para cada atividade, como sempre responder e-mails no início do dia.

Ligar para os prospects sempre no começo ou fim do dia, além de ajudar a manter as atividades em dia vai pegá-los nos melhores momentos – quando estão chegando no trabalho ou se preparando para sair, e não no meio de alguma ocupação.

8. Negocia

Essa habilidade tradicional das vendas também é importante para uma vendedora interna. Ela precisa constantemente rebater objeções, negociar e fechar negócios, tudo isso com a visão estratégica da empresa e as necessidades do cliente em mente.

Para atingir um nível excelente em comunicação, é necessário estar sempre praticando, e ouvir tudo o que é dito, até nas entrelinhas, para traçar um plano de ação correspondente.

9. Está sempre motivada

Atitudes influenciam a forma de pensar, e o pensamento determina discurso e ações.

Se motivar de forma independente é uma característica que destaca uma boa vendedora interna, já que motivação tem um impacto enorme em como agimos e em que ações tomamos.

Assim, tomar atitudes que motivam e manter um pensamento positivo e um plano em mente vai influenciar na maneira que as coisas são feitas.

10. Tem metas próprias

Metas pessoais, que completem as metas da empresa, são extremamente importantes. Os objetivos fazem as pessoas darem o melhor de si, e ter metas vai transformar aquelas ações desconectadas em um plano sólido.

11. Mede seus resultados

Acompanhar nossos resultados e medir nosso próprio desempenho pode ser uma tarefa difícil, mas os resultados que ela traz são enormes.

Se vemos onde estão os pontos de melhoria e exatamente no que essas falhas estão impactando podemos estudar como melhorar de forma substancial.

Por fim, aquela estratégia de perseguir prospects e forçar produtos/serviços a eles está há muito ultrapassada.

Há uma linha tênue entre ser persistente e ser inconveniente, e com as redes sociais e a internet em geral, ser insistente demais pode prejudicar muito a empresa.

Se o cliente fecha um contrato com o sentimento que você forçou ele a assinar/comprar, ele vai esperar que você cumpra pelo menos 100% do que você prometeu.

Ele vai ter expectativas muito grandes, difíceis de atingir. Em caso de uma grande decepção, é muito fácil para ele criticar a sua empresa nas redes sociais ou criar uma reclamação no Reclame Aqui.

E uma vez que sua empresa tenha reclamações na internet aparecendo no Google ao digitar seu nome, boa sorte para reverter essa situação!

Ser honesto com o cliente também é crucial. Oferecer um produto ou serviço que não atende as necessidades dele pode até gerar uma venda, mas também vai gerar um cliente insatisfeito, que não comprará de novo e não trará indicações.

Por isso é importante conhecer o cliente a fundo, estudar suas necessidades e saber como satisfazê-las.

Pensando em todas essas dificuldades, o Agendor preparou vários e-books que trazem conteúdo relevante sobre assuntos atuais. Atrás de toda vendedora interna de sucesso está muito estudo e dedicação.

Aplicar métodos que comprovadamente funcionaram em outras empresas é positivo, e estudar para aprender como desenvolver métodos que funcionem para a realidade da sua empresa é melhor ainda.

Todo vendedor deve ser ótimo em prospecção, e conhecer a fundo o conceito de funil de vendas e como aplicá-lo. Baixe esses e-books gratuitamente e aprenda tudo sobre o assunto!

Agora que você já sabe o que compõe uma ótima vendedora interna, leia sobre os diferentes tipos de vendedor e quais as habilidades de cada um!

Faça o teste e entenda em qual perfil você se encaixa. Distribua ele para o seu time e descubra o perfil de cada vendedor para realizar uma gestão mais eficaz da equipe de venda.

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