Mar
09
08 de março de 2015 - 14:20 - atualizado às 15:19

14-dicas-para-voce-ser-uma-vendedora-melhor-e-uma-mulher-mais-feliz-televendas-cobranca

O Dia da Mulher foi neste domingo. Pensando em homenagear todas as mulheres que escolheram trabalhar em Vendas, pedimos a sete mulheres inspiradoras para apresentarem suas dicas para que você que nos lê seja uma vendedora cada dia melhor e uma pessoa cada vez mais feliz.

DICA 01: Menos perfeição, mais amor

Minha grande dica para você ser uma mulher mais feliz é, em primeiro lugar, exigir-se menos perfeição e aceitar que as mulheres são humanas como todos os outros seres. Menos culpas, menos peso nas costas; mais amor, paixão e carinho por você mesma. O mundo agradece e retribui: na vida e nas vendas!

Alessandra Assad

DICA 02: Você não é mais detalhista ou empática que os homens

Achar que as mulheres são mais detalhistas ou empáticas dos que os homens é uma bobagem. Pessoas podem ser detalhistas ou empáticas, essa é uma característica de qualquer ser humano, não apenas das mulheres, e a boa notícia é: mulheres também podem ser persuasivas, assertivas e até positivamente “agressivas” na forma de vender. Essa também pode ser uma característica de qualquer pessoas, e não apenas de homens, como muitas pessoas pensam. Então, você não perde em nada para qualquer um, seja homem ou mulher.

DICA 03: Seja espontânea e focada em objetivos

Pense sempre como pode ajudar pessoas, não apenas em cumprir sua meta ou ganhar mais dinheiro, isso é uma consequência de uma ação direcionada.

DICA 04: Trabalhe a sua autoestima

Se o cliente não comprou hoje, ele pode comprar amanhã ou qualquer outro dia. Os “nãos” que você escuta podem ser para o produto, para o momento ou para o “bolso” do cliente, e NÃO para você! Então nada de levar para o lado pessoal. Isso só vai lhe deixar chateada e não vai melhora em nada as suas vendas.

DICA 05: Cuide da sua imagem pessoal

Não há nada errado em ser feminina, mas jamais use o “apelo sexual” a seu favor. Decotes, mini saias, excesso de maquiagem ou de acessórios são totalmente inadequados em uma apresentação comercial. Seja cuidadosa, adequada e assertiva. Assim venderá mais, melhor e será muito mais feliz e respeitada.

Ana Artigas

Há três coisas que farão toda a diferença para unir talento, competência, realização e felicidade:

DICA 06: Autoconhecimento

Saber quem somos, o que queremos, o que não queremos, o que tem valor e significado em nossa vida, com que pessoas queremos estar e qual o objetivo que nos move. O autoconhecimento é essencial para caminharmos na trilha certa e nos sentirmos competentes.

DICA 07: Tenha uma visão positiva de si

Manter uma visão positiva a respeito de si mesma, da vida e das circunstâncias é o que forma a base de nossa autoestima. A partir daí, gostar da própria companhia é apenas consequência. Se reclamamos muito, brigamos mentalmente com nós mesmas e vivemos em conflito com as pessoas e com eventos, então nem a gente se aguenta. Torne-se positiva, lembrando que a gente se torna melhor naquilo que treina mais.

DICA 08: Autorresponsabilidade

Assumir a responsabilidade por absolutamente tudo que ocorre em sua vida é a forma de aumentar poder e capacidade decisória. Ninguém é culpado pelo que sentimos ou o que fazemos, e ninguém poderá nos “salvar” da vida que construímos. Somos nós as pessoas por quem estávamos esperando. Você é a única que pode permitir que o outro a afete ou decida por você e ainda assim é sua responsabilidade. Quanto mais assumimos nosso poder de escolha, mais vivemos de acordo com o que desejamos.

Esses três aspectos são determinantes para uma vida plena, competente, realizada e feliz. Suerte!

Dulce Magalhães

DICA 09: Invista em você

As mulheres que desejam ser melhores vendedoras e pessoas mais felizes devem investir sem economia, e exageradamente, em seu autodesenvolvimento, autodisciplina, autoconfiança, autocrítica e autoaceitação. Garanto que essa é uma receita infalível para a mulher ser muito feliz e uma grande profissional. Também deve ter em mente que, antes de qualquer produto, ela vende a sua própria marca. Então é preciso selecionar muito bem a qual produto vai se associar e transferir a sua excelência… esse produto deve ser tão extraordinário quanto ela.

Leila Navarro

DICA 10: Aprenda a dizer NÃO!

A mulher tem uma extrema dificuldade em dar limites para os outros; sente-se na obrigação de atender a todos, 100% das vezes. E quem diz SIM para todo mundo, diz NÃO para si, pois não dá tempo de fazer tudo com perfeição. Isso começa a gerar autoestima rebaixada, estresse por sobrecarga de papéis e doenças. Aprenda a dizer NÃO sempre que a resposta for NÃO e você terá mais qualidade de vida e será muito mais feliz!

Marcia Luz

Sua felicidade é diretamente proporcional à qualidade de suas decisões pessoais e profissionais. E aqui tenho uma DICA 3 em 1, especialmente para você que quer vender mais e ser mais feliz!

Que você tome decisões mais eficazes baseadas em três níveis do conhecimento:

DICA 11: Conhecimento de si própria = autoconhecimento

DICA 12: Conhecimento de seu cliente

DICA 13: Conhecimento de seu produto

Porque quando você tem autoconhecimento, sabe o que realmente importa para você e alinha isso a suas decisões e a sua maneira de trabalhar.

Quando você conhece seu cliente e entende por que e pra quê ele faz a compra, você estabelecerá relações comerciais muito mais saudáveis e rentáveis para ambas as partes.

E quando você conhece bem seu produto pode decidir melhor o que vender e como vender para seu cliente, antecipando-se a problemas e oferecendo melhores soluções.

Isso fecha com chave de ouro este importante ciclo: clientes mais satisfeitos, vendas mais efetivas e uma vendedora muito mais feliz.

Regiane Martins

DICA 14: Use seu poder também nas negociações pessoais

A minha sugestão para as mulheres é que usem seu poder também nas negociações pessoais. As mulheres são excelentes em perceber o ambiente, criar sinergia, entender o cenário e as necessidades da outra parte, sugerir soluções diferentes e criativas, ou seja, têm muitas vantagens na hora de negociar.

Porém, quando entram em situações em que estão “se negociando” – como quando falam sobre seu tempo, seus ganhos, um novo cargo, um novo desafio – elas negociam mal. Talvez por receio de perder algo, por acreditar que se fizerem o seu melhor serão reconhecidas – o que nem sempre ocorre – ou até por uma questão social, em que se acredita que as mulheres devem ser mais dóceis, menos agressivas, mais colaborativas.

Sendo assim, mulheres, negociem suas coisas com o equilíbrio da razão e da emoção como quando estão negociando para um terceiro.

Silvia Candeloro

Boas dicas, não?

Aproveite-as e realize-se pessoal e profissionalmente.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: