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Você é criativo ao “vender seu peixe”?

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Venda Mais
05 de março de 2013 - 19:54

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Por: Luciana Calixto

Fazer a diferença no mercado elaborando soluções criativas e surpresas para o consumidor é essencial para reafirmar sua marca, conquistar e fidelizar clientes

Criatividade. Pare por alguns segundos e reflita: o que passa pela sua mente ao ler essa palavra? Refletiu? Então, vamos lá: muitos podem associá-la a atividades artísticas ou, até mesmo, a áreas que exigem o ato da criação em si, como a propaganda e o design. Mas o conceito de criatividade vai muito além. Sabe por quê? Fazer a diferença no selvagem mercado de consumo, inovando e elaborando, criativamente, soluções e surpresas para o consumidor é essencial para reafirmar sua marca, conquistar e fidelizar clientes, além de manter uma equipe motivada e participativa com os valores e as metas da empresa. A inovação deve fazer parte do processo empresarial porque temos exemplos de megaempresas que faliram por definharem frente às novidades de mercado. Porém, engana-se quem acha que a necessidade de ser criativo exige um novo ou especial formato de estratégia de marketing.

É só relembrarmos um pouquinho da nossa infância, quando nossas avós iam até o mercadinho da esquina. O dono daquele estabelecimento fidelizava suas clientes pelo atendimento V.I.P.: elas eram chamadas, carinhosamente, pelo nome; podiam se dar ao luxo de receber uma encomenda pedida por telefone em casa e, se fossem acompanhadas de uma criança, aquele mesmo senhor proprietário do mercadinho colocava uma banqueta para que nós ficássemos à altura do balcão e não nos sentíssemos excluídos do “mundo dos adultos”. Logo, a essência da criatividade nos negócios está intimamente ligada ao prestígio do cliente? Exatamente. Ele quer ser surpreendido, sentir-se especial, ser atendido com agilidade, receber informações concretas e o mais interessante: se o empresário aliar a inteligência à criatividade pensando, criticamente, em que aspectos a empresa precisa se aprimorar, ter consciência de suas metas e do que seu público-alvo quer, o cliente ficará tão satisfeito (e agradecido) que pagará o preço que for. Mas como podemos criar estratégias criativas no mundo de hoje? Ousando, dando espaço a insights e ao ócio criativo, saindo da zona de conforto e correndo riscos, sabendo que se pode errar e tentar novamente. Não quer dizer que você precise investir em ideias mirabolantes ou shows de pirotecnia. Então, o que é ser criativo no universo dos negócios?

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