Jan
05

Criatividade se ensina?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Época Negócios
04 de janeiro de 2015 - 14:07

Criatividade-se-ensina-televendas-cobranca

Por: Claudia Penteado

A revista Fast Company perguntou a lideranças criativas em seus negócios o que venho perguntando aos meus entrevistados nos últimos meses: criatividade se ensina? A resposta é positiva para 73% das pessoas. Desde que se saia da zona de conforto, claro, se esteja disposto a quebrar padrões, explorar novos ambientes, estar aberto ao estranhamento e à novidade. Alguns entrevistados mencionaram a importância de buscar conhecimento em áreas completamente diferentes e buscar aplicá-lo nos próprios desafios, ainda que não pareça possível num primeiro instante.

Algumas dicas para estimular a imaginação são muito simples: tirar pequenos cochilos, fazer exercícios, dar caminhadas, brincar em um balanço, brincar com crianças. E até tomar um café ou uma taça de vinho, musas frequentes dos mais criativos.

Entre as descobertas: os chefes costumam ser os que menos estimulam a criatividade de seus funcionários. E as melhores ideias dificilmente nascem das sessões de brainstorming no trabalho. Acompanhe os principais resultados do estudo.

Quem mais ajudou a desenvolver as habilidades criativas ao longo da vida?

Ele(a) mesmo(a) – 33%

Pais – 27%

Professores – 16%

TV, música, filmes, livros – 12%

Amigos – 8%

Chefes – 4%

Onde costumam ocorrer os “insights” criativos?

Tarde da noite – 29%

Pela manhã – 20%

No chuveiro – 19%

Durante os exercícios físicos – 13%

Bebendo – 5%

Em sessões de brainstorming no trabalho – 2%

Na mesa de trabalho – 2%

Qual a qualidade mais importante em uma pessoa criativa nos negócios?

O desejo de “matar” ideias que amam – 35%

Um fácil colaborador – 29%

Rápido gerador de ideias – 28%

Bom administrador de tempo – 8%

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. De fato a criatividade anda em conjunto com a necessidade e dificuldades das pessoas.
    Basta alguém ter alguma dificuldade k logo nos deparamos com boas ideias!!!
    Faça um teste com os seus colaboradores!! Demande uma necessidade com certeza!!! as pessoas tentara algo para solucionar.

    edsantos em 09 de janeiro de 2015 - 19:25

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: