Dec
16

3 dicas incríveis para fidelizar seu cliente

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce Brasil
15 de dezembro de 2020 - 17:00

3-dicas-fidelizar-cliente-televendas-cobranca-1

Todo mundo sabe que fidelizar o cliente não é fácil, seja um e-commerce, loja física, agência ou a barraca de açaí na rua. Hoje, nosso cliente é protagonista, ele que faz o nosso negócio girar e decide o que vai ter sucesso ou não.

Vamos lá, você desenvolveu e aplicou toda a estratégia para captar aquele potencial cliente, o resultado deu certo e o cliente já até realizou a primeira compra. O próximo passo é gerar uma estratégia para fidelizar seus clientes. Você já tem uma?

É muito mais fácil e barato vender para quem já comprou o seu produto. Por isso, se aquele consumidor deu um voto de confiança para o seu negócio, é hora de mostrar a ele que vale a pena continuar com você por muito tempo.

Por isso, separei 3 dicas (que aplico no meu negócio) para você aplicar em sua estratégia de fidelização de clientes. Caso você não tenha nenhuma estratégia de fidelização e pós-venda, é hora de começar a planejar.

1. Identifique os tipos de clientes

Engana-se quem pensa que cliente é tudo igual. Pensar assim é o maior erro do empreendedor. Cada negócio tem o seu perfil de cliente, por exemplo, no meu negócio tenho aqueles que se apaixonam pela marca e estão divulgando os produtos e comprando lançamentos, por exemplo.

Mas, também há os que só compram na promoção, aqueles que gostam da marca, porém, não compram com frequência ou precisam de inputs para realizar a compra, entre diversos outros tipos.

O importante é identificar cada tipo de cliente, pois isso fará com que a sua comunicação seja mais específica às necessidades deles. Logo, eles vão perceber que você se importa com eles e isso gera um vínculo entre cliente e marca.

2. A voz do cliente

Saber o que os seus clientes desejam não é necessário apenas para saber as tendências do momento. Essa informação é útil para melhorar setores da sua empresa que não agradam ou que não está funcionando muito bem.

Ouvir o que seu cliente tem a dizer e, de fato, atender aos pedidos, mostra que ele tem voz e gera conexão. Todos querem ver a sugestão atendida, mesmo que ela seja pequena.Isso gera mais proximidade com a marca, o cliente sente-se engajado e valorizado.

Além disso, isso ainda vai gerar espontaneamente o famoso marketing de influência ou boca a boca.

3. Comunicação proativa para fidelizar seus clientes

Muitos clientes, ao terem um aborrecimento com a sua marca, não vão até você para resolver. Esses clientes, muitas vezes, deixam pra lá, abandonam a marca e acabam compartilhando a experiência ruim com conhecidos.

Por esse motivo, é importante que você tenha um pós-venda eficaz e uma comunicação proativa com sua base de clientes. O cliente pode não te procurar para resolver um problema, entretanto, ao ser questionado, ele pode falar o que houve. Sem contar que ele se sentirá importante.

Uma estratégia que o Nubank usa, por exemplo, e que engaja sua base são as comunicações bem pensadas e antecipadas. Inclusive, a empresa tem uma comunidade na qual os clientes podem conversar entre si e com profissionais da startup, levando ideias e insights significativos para a empresa.

Sirlene Costa, empreendedora. CEO da marca Dassi Boutique, fundada em 2011, é uma marca que nasceu com o propósito de proporcionar às mulheres roupas com qualidade e valor acessível. Atualmente, a empresa possui o e-commerce e duas lojas físicas, com faturamento em torno de R$ 10 mi.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: