Jun
26

Como fidelizar clientes no primeiro atendimento telefônico

por: Afonso Bazolli
fonte: Novax Telecom
25 de junho de 2019 - 17:04

Como-fidelizar-clientes-no-primeiro-atendimento-telefonico-televendas-cobranca

Fidelizar clientes é o desejo de toda empresa. Afinal, é muito mais fácil continuar vendendo para quem já é seu cliente do que para quem ainda não conhece suas soluções. Além disso, ter uma base de consumidores fidelizados também ajuda na conquista de novos clientes, principalmente por meio de indicações.

Porém, fidelizar clientes não é uma tarefa tão fácil e menos ainda quando se trata de atendimento telefônico.

Diante desse cenário, a avaliação constante de uma métrica chamada First Call Resolution, que mede a porcentagem de resolução de problemas no primeiro atendimento telefônico de cada cliente, ajuda a direcionar sua equipe para o caminho correto rumo à fidelização de clientes.

Quer algumas dicas de como fidelizar clientes no primeiro atendimento telefônico? Veja abaixo!

Ofereça um atendimento ágil

Estamos na era do imediatismo e com tanto acesso a informações, as pessoas estão cada vez mais impacientes e exigentes quanto ao tempo de espera durante um atendimento telefônico.

Se o seu público fizer parte das gerações millennials ou geração Z, essa exigência é ainda maior, já que eles cresceram acostumados a terem dados e informações a apenas um clique e preferem resolver suas questões via internet.

Portanto, a agilidade do atendimento é fundamental para garantir a satisfação do cliente logo no primeiro atendimento telefônico, sem que ele tenha a necessidade de ligar mais vezes para a sua empresa para reclamar sobre a mesma coisa.

Mas, lembre-se de que a agilidade deve vir acompanhada, de fato, com a resolução do problema. Por isso, estruture os processos do seu call center, de modo a facilitar a vida dos operadores e criar padrões de atendimento que oriente-os ao que fazer em cada situação.

Defina uma linguagem

Conhecer muito bem o seu público-alvo e definir uma linguagem a ser utilizada por todos os atendentes é importante para uniformizar o atendimento e fazer com que todos “falem a mesma língua”.

Além disso, as empresas que entendem o universo de seu consumidor e adotam a linguagem certa para falar com ele têm muito mais chances de encantá-lo no primeiro atendimento.

Personalize o atendimento

Mesmo que normalmente os perfis dos clientes de uma organização sejam parecidos, cada consumidor tem suas particularidades. Saber usar isso a favor da empresa, realizando um atendimento personalizado, é um grande diferencial na hora de fidelizar clientes.

Para isso, o grande segredo é saber escutar o consumidor e fazer as perguntas certas para entender seus desejos e necessidades. Com isso, o atendente terá munição para oferecer a melhor solução ao cliente.

Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação feitas ao final do atendimento ajudam na fidelização de clientes de duas maneiras: mostrando ao consumidor que a empresa se preocupa com sua opinião e quer melhorar sempre; e atuando, realmente, na melhoria do atendimento.

Sendo assim, não deixe que os resultados dessas pesquisas de satisfação do atendimento sejam esquecidos. Utilize-os para aplicar feedbacks aos operadores e planejar as melhorias nos processos de atendimento da companhia.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: