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19 de março de 2019 - 18:02

Como-fortalecer-seu-negocio-ganhar-mercado-e-fidelizar-clientes-televendas-cobranca

Por: Joyce Morelli

A importância do branding estratégico para qualquer tamanho de empresa.

Praticamente todas as pessoas concordam que uma marca forte traz mais dinheiro para a empresa. Cansei de ouvir dizer que não há vendedor de Coca-Cola, mas sim tirador de pedido. Sem dúvida, o esforço comercial é infinitamente menor para marcas fortes, conhecidas e respeitadas. Mas por que então tão poucos empresários investem na construção de suas próprias marcas?

Infelizmente, ainda existe a crença de que branding, estratégia de criação/revisão de marca, é um investimento alto, possível apenas para grandes empresas. Acho que aqui a questão é entender que branding não é uma possibilidade e sim uma necessidade para todos os tamanhos de empresa e para colocar em prática será preciso encontrar alternativas viáveis, inteligentes e criativas.

Gosto de pensar o branding como a definição da razão de existir da empresa, sua identidade e sua relevância. Neste processo é preciso detalhar todos os aspectos possíveis de diferenciação. Por isso, pensar em branding após todas as outras definições pode ser perigoso.

De fato, a maioria das empresas tem pouco ou nenhum recurso para investir em Marketing, por isso ser relevante e original é tão importante. Um bom planejamento de branding deve criar experiências e modelos de negócios que reforcem o posicionamento de marca e exijam menos investimento em comunicação, porque todos os pontos de contato já falam por si só.

A economia mudou, o mundo do trabalho também. Hoje já é possível contratar consultores, profissionais freelancer com vasta experiência e valores mais enxutos ou acessíveis se comparados as grandes agências.

Investir na construção da sua marca pode levar algum tempo para trazer resultados concretos como, por exemplo, aumento de vendas ou fidelização dos clientes. Porém, se bem planejado, certamente os resultados virão.

*Joyce M. Müller é especialista em Gestão de Negócios e proprietária da “The Joy Branding”, uma consultoria de branding que nasceu para colaborar com empreendedores que queiram encontrar sua verdadeira motivação, seus valores e crenças e usar isso para criar marcas únicas, coerentes e valiosas (www.thejoybranding.com).

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