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4 dicas para ganhar uma boa avaliação do cliente

por: Afonso Bazolli
fonte: Reclame Aqui
30 de agosto de 2020 - 12:03

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A reputação de uma empresa no Reclame AQUI é gerada a partir de cada avaliação feita pelos consumidores que reclamaram.

E é importante lembrar que o consumidor só pode fazer a avaliação do atendimento após uma resposta pública da empresa.

Por isso, é essencial que sua equipe se esforce ao máximo para responder todas as reclamações.

Que tal algumas dicas para ser bem avaliado e conseguir uma boa reputação? Vamos lá!

Ligue para o seu cliente e aproveite para solicitar a avaliação

Se o seu cliente abriu uma reclamação, ele espera que o problema seja resolvido o mais rápido possível, certo? Por isso, nós indicamos que o primeiro contato seja feito pelo telefone.

Nesta ligação, você deve se apresentar, pedir desculpas caso necessário e mostrar uma proposta para a resolução do problema (se possível, com prazo).

Depois, oriente os próximos passos ao consumidor. Por fim, após dar o atendimento necessário, fica muito mais fácil pedir a ele que faça uma avaliação da resposta que você dará pelo Reclame AQUI. =)

Formalize a resposta no Reclame AQUI para ter uma avaliação

Depois de conversar com o cliente pelo telefone, é essencial que formalize a resposta para a reclamação no Reclame AQUI.

Afinal, só assim o cliente poderá avaliar seu atendimento, e é a partir dessas avaliações que a reputação da sua marca é gerada.

Pela confiança que você já passou pelo telefone e com todos os próximos passos já encaminhados, o cliente se sentirá seguro em avaliar a sua resposta.

Para te ajudar, listamos aqui algumas dicas de como escrever uma resposta no Reclame AQUI.

A avaliação é mais certeira depois de uma conversa humanizada

Sua resposta no Reclame AQUI deve ser acolhedora, clara e agradável. Para isso, não há segredos.

Faça uma saudação, seja objetivo e avise como ele poderá falar com a empresa novamente, caso necessário.

Por fim, peça a avaliação (mesmo que já tenha pedido pelo telefone anteriormente). Ao sentir que está falando com uma pessoa, e não com um robô, o cliente vai ter vontade de avaliar bem a sua resposta.

Faça do problema uma fidelização

O atendimento é um ponto crucial de fidelização do cliente. Se o cliente viu que você costuma dar aquela resposta automática, fica com a fidelidade abalada.

Porém, se enxergar o contrário disso, verá que apesar do problema, você é uma marca de confiança.

Assim, ele vai fazer questão de avaliar o seu atendimento no Reclame AQUI para deixar registrado aos outros consumidores que estiverem pesquisando sobre ela.

Falando nisso: 4 momentos em que você fideliza o seu cliente sem saber

Lembrando que toda reclamação avaliada é contabilizada para o mês em que ela foi postada.

Ou seja, se a sua empresa recebeu uma reclamação em janeiro e o cliente só veio a avaliou em novembro, esta nota vai fazer parte da reputação de janeiro, beleza?

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