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05 de novembro de 2019 - 17:05

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Concluir uma venda, seja de um produto ou de um serviço, nem sempre é fácil. Uma abordagem ao cliente realizada de forma eficaz pode tornar esse processo mais simples e rápido. Nesse contexto, é interessante lembrar que a empresa deve estar atenta às necessidades do cliente para, assim, oferecer a ele um atendimento individualizado.

Mas e quando estivermos lidando com clientes agressivos? Qual é a melhor maneira de agir para que se sintam satisfeitos em relação ao atendimento recebido por parte de sua empresa?

Não sabe a resposta? Então continue conosco e conheça as 4 melhores formas de abordagem para serem utilizadas nessa situação!

1. Fique atento ao tom de voz

O tom de voz é um fator extremamente importante no momento da abordagem ao cliente e, por esse motivo, deve ser amigável e cortês. Se você estiver nervoso ou ansioso, ele não terá dificuldade para perceber.

Clientes agressivos tendem a se exaltar e elevar a voz durante a conversa. Caso isso aconteça ao atender alguém, passe a falar mais lentamente e num tom mais baixo, pois essa atitude contribui para que a pessoa vá se acalmando.

Cordialidade e tranquilidade ao falar são essenciais, uma vez que ajudam a acabar com a raiva e a irritação por parte do consumidor.

2. Demonstre interesse pelo cliente

Certamente, o objetivo de uma empresa é vender seu produto ou serviço. Porém, para que isso aconteça, é preciso demonstrar um interesse sincero pelo cliente, visando sua satisfação e a resolução de seus problemas.

Pergunte o nome do cliente e diga o seu para que ela possa chamá-lo quando necessário. Seja solícito e coloque-se à disposição para esclarecer eventuais dúvidas. Esse tipo de abordagem ao cliente gerará benefícios tanto para ele quanto para seu empreendimento.

3. Elabore perguntas criativas

Fazer perguntas ao cliente é uma forma de saber o que ele realmente necessita e como você pode ajudá-lo a obter o que procura.

Contudo, não faça questionamentos aleatórios: elabore perguntas criativas, que tenham relação com o serviço ou produto oferecido pela sua empresa e que levem o consumidor a pensar. Dessa forma, ele prestará mais atenção ao que você diz e será mais fácil dar início a uma conversa — e, consequentemente, concretizar a venda.

4. Seja empático

A empatia pode ser compreendida como a capacidade de sentir aquilo que o outro sente, caso estivesse na mesma situação em que ele se encontra. Assim, no momento da abordagem ao cliente, leve em consideração que seu modo de agir pode estar associado a algum acontecimento desagradável, o que acaba gerando irritação e mau humor.

Não se esqueça de que o essencial é se distanciar do problema e não do cliente. Assim, estabelecer uma relação com o consumidor fará com que ele se sinta confortável e abandone a postura de quem está na defensiva.

Uma boa abordagem ao cliente deve ser focada nas necessidades que ele possui e apresentar soluções para que ele resolva seus problemas e se sinta satisfeito. Agindo dessa forma, será mais fácil engajar e fidelizar seu público, principalmente quando se trata de clientes agressivos.

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