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5 dicas para quem quer implementar omnichannel

por: Afonso Bazolli
fonte: Voxage
06 de dezembro de 2021 - 17:02 - atualizado às 18:00

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O omnichannel se tornou uma estratégia muito aplicada por quem quer melhorar o atendimento ao cliente. Trazendo benefícios como aumento nas vendas e uma maior fidelização dos consumidores, o omnichannel é uma ferramenta que pode ser o diferencial do seu negócio. Porém, como ser uma empresa omnichannel? É para responder estas e outras perguntas que estamos aqui. Acompanhe agora este artigo com 5 dicas para implementar omnichannel na sua empresa!

Omnichannel: o que é?

O termo significa, literalmente, todos os canais. Porém, seu conceito se baseia no ponto de conectar todos os canais. É essa integração dos canais de uma empresa que faz o consumidor ter uma experiência equilibrada e de qualidade. Ao possibilitar que seu cliente compre um produto pela internet e retire em loja física, por exemplo, você oferece um serviço único e que se encaixa no dia a dia dele. Seromnichannel significa reconhecer a importância da comunicação no atendimento ao cliente e utilizar ferramentas que melhoram a gestão desses canais.

Como implementar o omnichannel?

1. Rever processos

Ao rever processos é possível verificar quais os canais de comunicação da empresa são mais acessados, assim como horários e perfil dos clientes que o acessam. Tais informações são úteis para montar estratégias de marketing e desenvolver o padrão de contato do cliente. Esse é um ótimo momento também para verificar como esses processos podem ser melhorados e até mesmo automatizados.

2. Investir em tecnologia

É importante investir em tecnologias que afetem o atendimento ao cliente de forma positiva.Em relação ao omnichannel, softwares que automatizam processos são essenciais, além daqueles que podem coletar dados dos seus clientes, usando tecnologia de Business Inteligence (BI) e Big Data.A coleta de informação é importante para conhecer o cliente e poder se antecipar às demandas de negócio. Um time bem capacitado e posicionado para atender as principais questões que surgem nunca é pego de surpresa.

3. Segmentar o público

Ao trabalhar com o público on-line é possível utilizar informações pontuais para aplicar estratégias de venda. Sabendo que o público alvo X está à procura de determinados produtos, cabe a um omnichannel bem configurado mostrar ofertas desses produtos no próximo login do cliente. Essa segmentação também vale para lançar promoções, principalmente as disparadas por e-mail marketing.

4. Ouvir e responder

Um dos passos para implementar omnichannel é ouvir o cliente e respondê-lo de forma integrada. Se o cliente acessa um canal da empresa, é importante que as informações de acesso sejam mantidas para outras seções. Isso significa usar o mesmo carrinho para o site e o aplicativo mobile, por exemplo. Além disso, é importante ressaltar que, em demandas pontuais — como reclamações, sugestões e problemas — é essencial que a empresa responda no mesmo canal que o cliente entrou em contato, diminuindo as telas entre a questão levantada e a solução.

5. Monitorar os dados

Independentemente de ser uma estratégia de marketing ou não, acompanhar a evolução do que foi aplicado é de extrema importância. Essa prática deve ser rotina nas empresas para certificar que a estratégia está progredindo como o planejado e alinhar eventuais disparidades. Acompanhar as métricas de desempenho é uma forma de garantir que os esforços gerem resultado. Todos os passos aplicados até aqui fornecem dados relevantes para uma boa gestão e análise da estratégia. Estar sintonizado com as necessidades do cliente é a chave do sucesso de qualquer negócio. Por isso, implementar omnichannel no negócio é a melhor estratégia a ser desenvolvida no momento. Agora que você já sabe como implementar uma estratégia omnichannel, deixe um comentário no post contando como sua empresa melhorou o atendimento ao cliente!

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