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07 de abril de 2020 - 17:02

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Se você quer aumentar a produtividade de sua empresa, as técnicas de vendas por telefone são extremamente importantes e devem ser aprimoradas. Para isso, basta que seus colaboradores utilizem algumas estratégias para lidar com o público-alvo. Há alguns métodos infalíveis que podem garantir resultados surpreendentes.

Ligar para o cliente é apenas o início de um longo trabalho, pois saber manter esse contato é o que faz toda a diferença. Para isso, o vendedor deve conhecer algumas técnicas capazes de envolver e persuadir o cliente e convencê-lo a comprar a sua ideia, seu produto ou seu serviço.

Confira o que é necessário para um bom atendimento telefônico, alcançar seus objetivos e bater suas metas. Acompanhe!

1. Fazer um planejamento

Antes de começar uma ação de vendas por telefone é necessário que o funcionário tenha tudo que precisará em mãos — ou seja, todas as ferramentas essenciais para o trabalho de atendimento. Assim, tudo fluirá de forma mais tranquila para encantar e convencer o cliente.

Ter pensamento positivo é fundamental para começar. Depois vem a parte física, que é ter a seu alcance todo o material de trabalho necessário, como: tabela de preços, bloco de anotações, calendário, calculadora, canetas, mailing para contato, regras, entre outros.

2. Fazer uma boa pesquisa

Antes de entrar em contato com uma empresa ou com uma pessoa para vender alguma coisa, saiba que buscar informações sobre o contato é essencial. Essa é uma forma de personalizar o atendimento e garantir uma boa experiência para o cliente.

Na verdade, essa pesquisa será o gancho para envolver o consumidor na abordagem. É importante utilizar esses dados nos primeiros minutos para poder avançar na venda.

As informações devem reunir as seguintes questões:

quem é a pessoa com a qual a empresa vai falar, o que ela faz, onde trabalha e quais são suas principais necessidades;

se for uma empresa, qual o seu ramo de atividade e o que ela produz;

qual abordagem deve ser utilizada — se deve ser personalizada e se é recomendável fazer uso dos dados pesquisados.

Esses dados podem ajudar bastante no começo de um bom trabalho de telemarketing.

3. Preparar um script de ligação

A criação de um roteiro de argumentação é uma das técnicas de vendas por telefone capaz de orientar o colaborador durante a negociação. No entanto, é importante que ele conheça as características de cada cliente.

Isso evitará que o vendedor se “enrole” e o ajudará a passar mais credibilidade ao interlocutor. É essencial que ele transmita confiança ao cliente e, para que isso aconteça, é fundamental que ele domine os assuntos relacionados à empresa e às suas ofertas.

O ideal é que o vendedor faça muitos exercícios até ter segurança suficiente para transmitir ao consumidor tudo que ele precisa saber. Cuidar para não parecer algo planejado é essencial. É importante buscar naturalidade durante a conversa, tornando-a mais leve e agradável.

4. Criar um fluxo de cadência para aumentar as chances de contato

Durante a venda por telefone é fundamental que o colaborador crie um fluxo de cadência para não desistir na primeira tentativa negativa.

Isso quer dizer que o ideal é que ele faça uma sequência de tentativas, fazendo uso de diferentes canais, como abordagem por telefone, e-mails, WhatsApp, entre outros. Dependendo do caso, um deles pode atrair mais o cliente que outro.

A ideia é não desistir no primeiro não recebido. Um fluxo de cadência por variados canais pode ser uma boa estratégia para não perder clientes em potencial.

Muitas vezes, eles preferem ter um tempo a mais para pensar — uma ligação telefônica, por exigir respostas mais rápidas, pode ser incômoda para algumas pessoas.

5. Definir bem as etapas

Existem vendas de todo o tipo: as mais simples e as mais complexas, que exigem um esforço maior do vendedor. As vendas mais complexas envolvem mais ligações ou demandam mais de um canal de contato, pois não adianta querer fechar negócio na primeira ligação.

Assim, definir o objetivo em cada etapa de venda é crucial. Nesse contexto, é muito importante ir ganhando o cliente aos poucos.

Essas quebras nas vendas ou etapas são úteis para saber sobre os avanços nas conversas com o cliente. Dessa forma, a prospecção pode gerar um bom relacionamento e garantir mais concretizações de negócios.

6. Focar na solução do produto

Quando o cliente se interessa por um produto ou serviço é porque ele se beneficiará de alguma forma, concorda? Por isso, ao tentar convencer a pessoa a consumir determinado item ou serviço o colaborador deve focar na solução do produto, reforçando as vantagens de adquiri-lo.

O que o vendedor deve ter em mente na hora do negócio é que o cliente não compra determinado produto por suas infindáveis características, mas por sua funcionalidade e pelo fato de solucionar um problema. Por isso, enfatize a solução desse problema.

7. Utilizar palavras positivas durante e ao fechar uma venda

Uma boa estratégia de vendas por telefone envolve evitar o uso de palavras negativas. O colaborador deve se esforçar para falar mais vezes a palavra “sim” e evitar ao máximo falar ”não”.

Assim, trabalha o subconsciente do cliente, tornando a conversa mais otimista. Essa estratégia ajuda a construir um clima melhor, aumentando as chances de aquisição do produto ou serviço que se deseja vender.

8. Ter atenção para não encaminhar a venda de forma imperativa

Após esclarecer todas as dúvidas e buscar soluções para o problema do cliente chegou a hora de convidá-lo a fechar a venda. O vendedor deve cuidar para que o processo não aconteça de forma imperativa, criando a sensação de obrigação de concluir a venda. Conduza a conversa de forma natural até que o cliente se decida.

Como você pôde ver neste artigo, utilizar algumas técnicas de vendas por telefone pode trazer bons resultados para qualquer empresa. Por isso, investir em treinamentos é uma boa estratégia para mudar a forma como a sua equipe trabalha. Siga as nossas dicas e obtenha os melhores resultados!

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