Aug
20
19 de agosto de 2018 - 14:15

A-base-do-conhecimento-como-alicerce-para-self-service-por-camilo-frigo-televendas-cobranca-oficial

História da Escrita

Na Pré-História o homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas. Através deste tipo de representação (pintura rupestre), trocavam mensagens, passavam ideias e transmitiam desejos e necessidades. Porém, ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representações gráficas. Foi somente na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Por volta de 4.000 a.C., os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Usavam placas de barro, onde cunhavam está escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história, devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.

Estrutura Organizada de Dados

As estruturas organizadas de atendimento nasceram logo após a aplicação do telefone para uso comercial, o primeiro registro que encontrei foi de um pasteleiro que oferecia seus pasteis ao cadastro de cliente, isso ocorreu em Berlim, meados de 1980, neste inicio o uso desta ferramenta possuía uma aplicação direcionada a vendas, aqui no Brasil o telefone era considerado um bem caro, tratado como Ativo de uma família de classe média-alta, em meados desta década uma empresa se consolidou por concentrar informações num único lugar e utilizava o marketing por telefone como principal ferramenta de vendas, para os mais jovens isso pode parecer ultrapassado, mas sim, era nossa ferramenta de busca.

A-base-do-conhecimento-como-alicerce-para-self-service-por-camilo-frigo-televendas-cobranca-interna-1

A-base-do-conhecimento-como-alicerce-para-self-service-por-camilo-frigo-televendas-cobranca-interna-2

As Páginas Amarelas na década de 80, no final do século passado, foi para nós, o Google da geração atual. Estamos falando de 30 anos para uma revolução completa de conteúdo, meio de informação, amplitude de dados e acesso.

Muito bem, depois de ler este parágrafo, a sensação de que o envelhecimento parece mais rápido agora do que a 30 anos atrás, ficou estampado em meu rosto, afinal, quando Gordon E. Moore profetizou que o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses, não expandimos este entendimento para os efeitos que tal evolução traria sobre tudo aquilo que é processado.

Passado o momento nostálgico, o que podemos aprender com esta evolução? Especificamente de oferecer conteúdo, de forma global e com maior amplitude de canais. Se observarmos na figura das Paginas Amarelas, existe uma organização, entre colunas, textos, figuras, além destas havia também, por índice, cores de sessão, etc. Não muito diferente do que esta por traz dos algoritmos do Google ou de qualquer ferramenta de busca, adaptada ao mundo conectado e cada vez mais inteligente, buscando antecipar desejos e proliferar “formas” de oferecer conteúdo.

O Coração que pulsa

A-base-do-conhecimento-como-alicerce-para-self-service-por-camilo-frigo-televendas-cobranca-interna-3

O coração faz o sangue pulsar pelo corpo, sempre em movimento, oferecendo ritmo e sustentação, suportando pelo pulmão, ele oxigena o corpo e direciona o sangue desoxigenado para ser enriquecido novamente.

O conteúdo que oferecemos aos nossos clientes são equivalentes ao sangue em nosso corpo, precisam ser enriquecidos, bobeados aos diversos canais e redirecionados para serem renovados novamente, este ciclo é continuo e ininterrupto.

Este paralelo com o sangue não é à toa, pois sou enfático em afirmar que este é o cerne do relacionamento com o Cliente, vamos construir este entendimento juntos.

No início do atendimento telefônico uma estrutura de suporte ao cliente, foi formatada em ordem de perguntas, associado a resposta para que quando um contato fosse feito o atendimento seria mais ágil, este modelo é conhecido ate hoje por FAQ (frequently asked questions ) ,tradução literal “perguntas frequentes”,  ganhou relevância com a massificação da internet, oferecendo aos sites um formato intuitivo e padronizado de suporte aos seus clientes, permitindo buscar esclarecimento de dúvidas sobre conteúdo, produto e ou serviço de forma independente, com o passar dos anos, este conteúdo foi renegado a links no rodapé e sua atualização era deixada de lado, gerando baixo consumo e direcionando o avido cliente a utilizar canais de contato direto com a empresa.

O movimento contrário começou quando os sites de pesquisa sinalizavam que conteúdo adequado em paginas iniciais ajudariam no processo busca de sua empresa, segmento ou produto, com a necessidade de pulverizar os canais, em particular canais que substituíssem o atendimento humano, buscando num primeiro momento, redução de custo e hoje, as empresas começaram a revisitar o conteúdo do seu FAQ, até então empoeirado em páginas segundarias.

Com a chegada do conceito de Multchannel, percebeu-se que cada canal possuía uma característica de abordagem e o conteúdo determinaria o sucesso ou insucesso quando seu cliente se busca auxílio de forma rápida e independente, neste momento os anos de desprezo e esquecimento vieram à tona e em algumas empresas cobram um preço auto até hoje.

FAQ

A-base-do-conhecimento-como-alicerce-para-self-service-por-camilo-frigo-televendas-cobranca-interna-4

O tradicional modelo de perguntas e respostas mostrou-se útil, pois sua estrutura funciona de forma eficiente quanto realizamos pesquisas em buscadores, pois inevitavelmente uma palavra chave, ou uma frase pesquisada irá constar, seja na pergunta estruturada ou no conteúdo da resposta.

Nos últimos anos a aplicação de busca semântica, machine lerning, Analytcs e sobretudo, tudo junto e misturado, tornou a criação de conteúdo ainda mais relevante, com o avanço da tecnologia, o simples digitar de uma palavra permite nos levar a lugares que nem sabíamos que estávamos buscando.

A-base-do-conhecimento-como-alicerce-para-self-service-por-camilo-frigo-televendas-cobranca-interna-5

A cada dia surge um novo aplicativo, site, e com a IoT nosso munda está cada vez mais conectado e on-line, e seu conteúdo será buscando de locais menos tradicionais, como por exemplo, uma receita exibida na porta da geladeira ou a previsão do tempo no controle do ar condicionado, para nós que estamos sempre buscando oferecer qualidade e experiencia ao nosso consumidor, produzir conteúdo adequado, para o canal certo e de fonte confiável é fundamental, para se ter uma ideia, vamos explorar um canal, o Chat, nascido logo após o boom da internet, seu atendimento inicialmente dependia exclusivamente de agentes (pessoas) para suportar qualquer dúvida do consumidor, até que desenvolvemos o chat bot.

Onde mora o perigo de implantar uma inovação sem um bom planejamento?

Observei nos últimos 3 anos, empresas na ânsia de colocar uma nova tecnologia, seja por modismo, ou na pressa de reduzir custo, implantando bot sem antes revisitar sua base do conhecimento, deixando para o cliente produzir o conteúdo que deveria ser gerado para o agente virtual, o problema deste formato, é que todos os clientes que farão parte da construção futura da sua base de conhecimento, provavelmente deixarão de ser seu cliente, pela experiencia ruim que irá vivenciar.

A-base-do-conhecimento-como-alicerce-para-self-service-por-camilo-frigo-televendas-cobranca-interna-6

1 – Mantenha sua base de conhecimento atualizada

2 – Estruture sua base de conhecimento

3 – Defina um processo de aprovação

4 – Melhore a capacidade de pesquisa de sua base de conhecimento

5 – Determine quem vê o quê

6 – Gerencie seu conteúdo de forma eficaz

Este item (6), merece um adendo, repense sua estrutura, sua equipe de conteúdo precisa ser valorizada, tanto quanto a de qualidade ou a de planejamento foram ao longo da história do seu Contact Center, este capitulo em especial merece um olhar diferente inclusive na “forma” como estruturamos nosso atual organograma, mas isso, tratamos em outra publicação.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: