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05 de agosto de 2018 - 14:20

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A capacidade das organizações em executar as estratégias de negócios está diretamente relacionada à competência de gestão e utilização, em sua plenitude, dos dados mestres de clientes.

Olhe para seu cadastro, Ele diz quem é o seu cliente? A cada interação seu cliente se torna ainda mais rico de informações?

Muito bom, ter um bom cadastro parece obvio, ao longo de mais de 25 anos neste mercado, posso afirmar com veemência, o que é obvio para você não necessariamente é obvio para o outro, e desta forma vamos entender os principais erros que observamos em nossas empresas e como trata-los.

Estrutura de dados cadastrais:

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Olha que interessante, o João da Silva, residente na Rua Amália, 32, portador CPF: 271.432.675-XX e RG: 26.342.635-9 realizou 4 interações com a empresa, sendo que as duas últimas demostram que sua satisfação não está boa.

No seu entender, o cadastro, estruturado desta forma, permite que a equipe de Relacionamento com o Cliente tenha esta visão e chegue a esta conclusão?

Provavelmente, NÃO. Olha que não colocamos a possibilidade destas interações tenham sido realizadas por canais diferentes, neste caso, o Relacionamento teria sido ainda mais caótico e frustrante para nosso querido João da Silva.

O que aprendemos com este simples exemplo?

Agora vou assusta-los, mas apenas para como num quebra-cabeça, identificarmos o que torna a relação possível e segura.

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Na figura acima, observamos que definir a conexão existente entre instancias, Pessoa física, Unidades, Pessoa Jurídica, etc. torna-se tarefa fundamental para absorver dado e mais dado do nosso Cliente João da Silva, garantindo conexão com cada passo, cada interação, e quem sabe cada post realizado por nosso cliente.

Assustador? Observe novamente e me diga, tem algo que se repete em todas as tabelas?

SIM……”ID INT”

Isso mesmo, conhecendo ou não de modelagem de dados, para você garantir que haja coesão entre os dados o ponto fundamental é garantir que seja estabelecido uma chave primaria, sim apenas, uma! Podemos ter diversas chaves segundarias (Estrangeiras), conectando diversas tabelas, mas a identificação do nosso Cliente precisa ser Única, Imutável, Não duplicável, Ele é simplesmente seu DNA, a origem para a trilha de migalhas que será construída a cada interação.

Poderia explorar ainda mais o processo de revisão do cadastro, mas acredito que já tenha convencido você que este ponto é alicerce para as próximas etapas, abaixo compartilho um diagrama com as etapas que serão beneficiadas e essencialmente dependentes de um bom cadastro mestre.

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Voltarei a explorar o tema “cadastro” quando falarmos sobre Multchannel e Omnichannel.

Nós veremos na próxima publicação e caso queira explorar mais o tema ou compartilhar sua dúvida, pode me acionar via e-mail: camilo.frigo@triobis.com.br

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