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Aprendendo a valorizar o cliente em três dicas

por: Afonso Bazolli
fonte: Novax Telecom
07 de agosto de 2018 - 18:08

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A busca por melhora nas empresas é um esforço constante. Melhor desempenho traz melhores resultados, o que inevitavelmente se traduz em maior lucro, e representa conquistas para as equipes e profissionais envolvidos, o que pode ser traduzido em bônus. Não somente, com mercados cada vez mais competitivos, deixar de focar em melhorias é colocar-se para trás em meio ao “campo de batalha” que é o mercado.

Nos departamentos de atendimento ao cliente, a dinâmica é a mesma. A procura por fazer melhor não para, e nem deveria. É preciso saber, somente, onde é necessário promover mudanças para aprimorar o trabalho oferecido.

Cada empresa tem as suas próprias dificuldades, bem como suas oportunidades para melhorar. Algumas precisam de novas tecnologias, outras de reforço na equipe, e outras precisam de novos treinamentos. Contudo, de maneira geral, em boa parte das empresas é preciso criar uma cultura de verdadeira valorização do cliente. O cliente deve ser valorizado e a empresa tem a responsabilidade de tratar o cliente bem e com respeito.

Portanto, a seguir, apresentamos três dicas que visam trazer melhorias a partir da valorização do cliente.

Clientes são pessoas e querem ser tratadas como tais

A impessoalidade é um grande problema dos call centers. Pessoas gostam de falar com pessoas e de serem tratadas como indivíduos. O que acontece, no entanto, é um tratamento feito de forma corporativa por parte das empresas. Essa maneira de atender o cliente é especialmente ruim quando é preciso resolver grandes problemas do consumidor. Por isso, nesses casos o ideal é somente uma pessoa ficar responsável pelo caso do cliente, identificando-se pelo seu nome sempre, deixando claro que ela pode e tem o poder para resolver o problema, ao invés de ser somente uma representante fria e distante da empresa.

Clientes gostam de ser reconhecidos e lembrados

Dando continuidade ao tópico anterior, é preciso que o seu cliente seja lembrado. O seu atendente fala com muitas pessoas diariamente. Se é difícil lembrar-se de alguém no final do dia, com o passar do tempo, é normal que clientes sejam esquecidos. Logo, empresas podem investir em softwares que ajudem na memória da equipe. Os profissionais responsáveis podem ter acesso rápido ao histórico de atendimento, sabendo se já atenderam aquela pessoa (ou quem a atendeu), quando foi a ocasião e quais foram os casos.

O senso comum pode vir a ser útil

O senso comum costuma ser evitado em call centers, já que roteiros, políticas e processos enrijecem o atendimento. Porém, em alguns casos, o senso comum pode ajudar a oferecer um atendimento diferenciado e mais adequado. Por exemplo, se um cliente com histórico de pagamentos em dia, e poucos ou nenhum problema ao longo do relacionamento entre empresa e consumidor, passar por certa dificuldade com algum pagamento mensal, o senso comum diz que provavelmente não há motivos para o cliente ser punido de alguma forma. Assim sendo, se for possível resolver e superar a dificuldade com facilidade, evitando burocracia excessiva, o ideal é agilizar os processos, reduzindo o stress do cliente.

Existem muitas outras formas de valorizar o cliente e essas são algumas das principais. Se você tiver alguma dica que queira compartilhar conosco, deixe seu comentário abaixo

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