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Valorizar e investir no atendente

por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: Consumidor Moderno
15 de dezembro de 2015 - 18:10

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Apesar de o setor ser conhecido pela alta rotatividade dos funcionários, existe uma parcela, cada vez maior, de pessoas que buscam uma carreira no call center e, também, existe interesse das empresas em ver esse funcionário crescer profissionalmente na companhia.  São diversas possibilidades, em diversas áreas que, muitas vezes, não estão ligadas apenas ao atendimento ao cliente.

“Um profissional de atendimento pode almejar diversas posições dentro da estrutura organizacional”, comenta Thiago Alencar, coordenador de RH da Vector.  Apesar disso, “o plano de carreira predominante no setor é na área operacional e, geralmente, há um trabalho muito forte de capacitação para que este plano seja sistemático”, explica.

E a mudança de função é rápida, na Vector, em apenas seis meses o colaborador já pode ser promovido. “Obviamente que quanto mais tempo o colaborador estiver no atendimento, mais maduro estará diante de um processo seletivo”. No último ano, lembra Alencar, 50 profissionais foram promovidos internamente.

E como é feita essa seleção? “A seleção segue um procedimento padrão que envolve três etapas, todas eliminatórias. São realizadas, dependendo da oportunidade, dinâmicas de grupo, aplicação de testes de conhecimentos gerais, redação, cases de sucesso, além de entrevista individual com o gestor do solicitante da oportunidade”, pontua. “Geralmente, os candidatos aprovados demonstram, ao longo do processo, comprometimento com os objetivos da empresa, disposição para aprender, criatividade, autogestão, maturidade profissional e boa comunicação”.

E é nesse ponto que as empresas passam a se preocupar com outro detalhe: como não perder esse profissional? Essa é uma questão que faz com que os responsáveis pela área de recursos humanos das empresas se preocupem. Afi nal, estão investindo em um funcionário que pode, a qualquer momento, trocá-los por outra empresa.  “Desafio é uma palavra que deve fazer parte do vocabulário de todo gestor de contact center, pois é um elemento crucial para manter as equipes fortemente motivadas. Além disso, é importante salientar que o profissional precisa sentir-se parte integrante da organização, conhecer o quanto seu trabalho interfere no resultado da empresa e quanto este resultado está sendo dividido com ele”, conclui.

Ou seja, é necessário valorizar, cada vez mais, o funcionário. Reconhecer o seu trabalho e demonstrar o quanto ele foi importante para que a companhia alcançasse seus objetivos, além de oferecer benefícios e condições de trabalho adequadas. Mas o risco de perde-lo para o concorrente continuará existindo, faz parte do negócio.

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1 Comentário
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    Nassalita Pires em 17 de dezembro de 2015 - 18:04

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