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Atendimento ao cliente: como torná-lo atrativo?

por: Afonso Bazolli
fonte: Direct Talk
26 de junho de 2017 - 18:08

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Por: Marcos Oshiro

O setor de atendimento ao cliente de uma empresa vivencia desafios diariamente. Ele é responsável por sanar dúvidas, informar sobre um produto ou serviço, receber reclamações e gerenciar uma parte significativa do relacionamento da instituição com o consumidor.

Diante da missão de satisfazê-lo, é importante que os supervisores e gerentes atentem-se para algumas práticas que tornarão este departamento mais eficiente. Afinal, a alta performance desta equipe de trabalho irá impactar substancialmente nos resultados da organização.

Dito isso, o que será que pode ser feito para deixar o atendimento ao cliente mais atrativo? Conheça agora os principais pontos que devem ser considerados e os implantados na sua instituição!

Adote uma ferramenta para gestão do atendimento ao cliente

Uma boa ferramenta de atendimento ao cliente é capaz de dinamizar o trabalho do operador e reduzir o tempo de resposta ao consumidor. No mercado, existem diversos softwares que possibilitam a organização de informações, agilidade na solução de dúvidas e problemas recorrentes, integração dos canais de comunicação utilizados para este relacionamento e redução de custos no setor pela automação de alguns serviços.

Com a implantação de sistemas que permitam esta funcionalidade, o contato com o cliente será mais dinâmico e atrativo, pois sempre que ele precisar recorrer à empresa, saberá que será prontamente atendido. Então, faça com que este setor se torne estratégico para seus negócios: invista em plataformas de alta performance.

Invista e treine sua equipe

Para um bom desempenho do setor de atendimento ao cliente, é essencial que os gestores se atentem à necessidade de treinar constantemente sua equipe. Mesmo que as características pessoais destes colaboradores sejam favoráveis ao desempenho profissional, existem especificidades da empresa que somente poderão ser internalizadas e transmitidas corretamente se eles forem capacitados para isso.

A cultura e a filosofia organizacional, por exemplo, precisam ser compreendidas para o bom desempenho da atividade. Portanto, é essencial que a empresa ofereça treinamentos funcionais e condizentes com a realidade vivenciada neste departamento.

Após o término desta atividade, é importante também que haja um acompanhamento interno dos trabalhadores que receberam as instruções. Isso para garantir que eles estão sendo capazes de transmitir o aprendizado de maneira correta e conforme o esperado!

Estabeleça métricas para o setor de atendimento ao cliente

Outro ponto que deve ser levado em consideração para a constância do bom atendimento ao cliente é o estabelecimento de métricas para avaliar, de tempos em tempos, a eficiência dos serviços prestados. É essencial que sejam estabelecidos parâmetros internos e externos, para que os resultados encontrados em ambos possam ser avaliados conjuntamente, a fim de que sejam evitados erros de julgamento.

Para isso, faça pesquisas de satisfação, meça os índices de reclamações e elogios, identifique o impacto deste atendimento ao cliente nas devoluções de produtos e faça relatórios comparativos. A capacidade de compreender uma informação e de dar prosseguimento à resposta esperada, com agilidade e eficiência, é imprescindível para a construção e manutenção da reputação da empresa.

Quando um atendimento ao cliente é feito de maneira correta, ele impacta positivamente na imagem da organização e nos resultados obtidos por ela ao final do mês. Sendo assim, este investimento é necessário e deverá ser priorizado por toda a instituição que deseja ter um bom relacionamento com os seus consumidores. Para complementar o aprendizado adquirido neste post, leia as 7 razões para oferecer autoatendimento ao consumidor.

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