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Atendimento ao cliente: o papel do estagiário

por: Afonso Bazolli
fonte: Panrotas
15 de outubro de 2018 - 18:08

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Por: Letícia Knupp

Pensando no atual mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo, o estagiário tem ganhado cada vez mais atribuições e responsabilidades, e deve estar cada vez mais capacitado em todos os aspectos, seja aprendendo um novo idioma, ou algum sistema ou mesmo lidando com situações inusitadas.

Contando um pouco da minha vivencia como estagiaria dentro de uma franquia da maior operadora de turismo do Brasil, é gratificante ter novas experiências diariamente, lidar com clientes é uma missão bastante interessante, pois todos os dias são pessoas com perfis e necessidades diferentes, trabalhar vendendo sonhos é extremamente prazeroso, requer paciência, motivação, jogo de cintura e um sorriso no rosto sempre.

No início como tudo que se está aprendendo nada é muito fácil, são vários detalhes que você vai aprendendo com o tempo, a linguagem mais correta para cada tipo de atendimento, pois além do cliente que vai diretamente à loja, tem o cliente que telefona, o cliente que contata através de email e o que uma parcela significativa tem feito: contatado pelo whatsapp, essa tecnologia tem sido de grande valia para otimizar tanto o tempo do estagiário, quanto o tempo do cliente que tem cada vez mais pressa e menos disponibilidade para ir até a loja física, muitas vendas são fechadas através desse aplicativo e o cliente só vai até a loja física para levar os documentos e assinar contratos que ainda não podem ser substituídos.

Para que o atendimento esteja sempre perfeito é via de regra ler constantemente sobre destinos e novas regras dentro do turismo, as agências e operadoras físicas pensando no crescente mercado das OTAs (Online Travel Agencies) em bom português agencias online, tem feito um investimento pesado em capacitações para os funcionários, além do tradicional famtour (viagem de familiarização custeada pela agencia / operadora) onde se conhece todo trade do destino visitado.

Além do atendimento na hora da compra, o pós-venda é interessante para ter um feedback do cliente, é fantástico quantas histórias emocionantes os mesmos relatam de suas viagens.

Tenho a sorte de ter um gestor que me capacita muito bem e me ajuda em todas as dúvidas que tenho, caso contrário é difícil sustentar-se por muito tempo com um trabalho que é complexo.

Trabalhar com atendimento pode ser cansativo, nem todos os clientes são amáveis e como todo trabalho nem todos os dias são flores, é por muitas vezes metódico, mas nunca é entediante, todo dia tem algo novo para se aprender, um destino diferente para se aprimorar e um cliente que chega com um sonho que é posto em suas mãos para realizar.

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