Aug
22

Automatizar ou não automatizar? Conheça os prós e os contras

por: Afonso Bazolli
fonte: Call Center Magazine
21 de agosto de 2017 - 18:07

Automatizar-ou-nao-automatizar-conheca-os-pros-e-os-contras-televendas-cobranca

Por: Ana Rita Costa

A automatização de processos é cada vez mais comum na maioria dos setores de atividade, especialmente nos contact centers, onde tem sido apontada como uma das melhores formas para aumentar e eficiência e a rapidez no atendimento ao cliente.

Mas de acordo com o site brasileiro Portal Call Center, antes de decidirem automatizar os processos é importante que os contact centers analisem os benefícios e os problemas que podem advir de o fazerem. Saiba quais os prós e os contras, de acordo com o portal.

Prós

  • Eliminação dos erros que são cometidos pelos agentes: a automatização de tarefas permite eliminar os erros que são frequentemente cometidos pelos humanos;
  • Redução da estrutura: ao automatizar tarefas, as empresas conseguem eliminar a necessidade de contratar novos funcionários, poupando dinheiro;
  • A equipa consegue focar-se no mais importante: ao eliminar determinadas tarefas que podem ser desempenhadas de forma automática por softwares ou máquinas, os funcionários da empresa poderão focar-se nas tarefas que são realmente importantes e que exigem algumas capacidades intelectuais.

Contras

  • Os custos podem ser elevados: a automatização de processos pode ser cara. A longo prazo pode permitir poupar a nível de pessoal, uma vez que elimina a necessidade de ter pessoas a executar as tarefas, mas a implementação dessa automatização pode sair cara;
  • Estruturas de TI são complexas: a automatização de processos exige a contratação de assistência técnica e muitas vezes investimento em novas estruturas tecnológicas;
  • Gestão da mudança: é importante que as empresas entendam que a automatização de processos exige alguma adaptação antes e depois da implementação, especialmente se essa automatização significar despedimentos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: