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Como motivar sua equipe de atendimento e por que fazer isso

por: Afonso Bazolli
fonte: Novax Telecom
10 de abril de 2018 - 18:09

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Equipes motivadas trazem melhores resultados, são mais engajadas e estão comprometidas com o sucesso da empresa, já que isso representa seu próprio sucesso. O que ocorre com frequência é a falta de ações concretas da empresa para motivar sua equipe ou ainda ações pontuais, que servem para dar um “up” no ânimo dos colaboradores, mas em pouco tempo tudo retorna ao normal.

Para motivar sua equipe permanentemente, você precisa de políticas de valorização bem estabelecidas e que tragam resultados ao longo do tempo, não só quando você pretende melhorar os indicadores da empresa. Por esta razão, trouxemos para você 7 maneiras de manter sua equipe motivada. Confira:

Conheça as motivações de cada um

A motivação é pessoal, ou seja, cada pessoa é movida por um propósito. Enquanto alguns querem ganhar um dinheiro extra para pagar as contas, outros querem apenas reconhecimento pelo seu trabalho. Sendo assim, comece perguntando aos seus colaboradores o que os motiva, o que eles gostariam de receber em troca de um bom desempenho. Então implemente ações que contemplem todos os perfis.

Integre sua equipe

Contratar pessoas e colocá-las na mesma sala para trabalharem juntas não significa que elas desenvolverão afinidades, sinergia e um bom trabalho em equipe. Para garantir que sua equipe é um time unido, promova a integração de cada novo colaborador com toda a empresa.

Apresente os setores, as atividades de cada um, fale sobre a cultura corporativa, responda a todas as perguntas e promova momentos de descontração para que as pessoas possam conversar e se conhecer sem a pressão do trabalho.

Treine constantemente

Para ter uma equipe motivada, você precisa que cada pessoa entenda seu papel dentro da empresa e saiba desempenhar suas atividades com qualidade, sem precisar ficar pedindo ajuda a todo momento. Para tanto, deve ofertar treinamentos constantes, tanto no campo técnico quanto comportamental, para que as pessoas se desenvolvam e possam realizar um trabalho excelente.

Estimule o feedback

Feedback são aqueles pequenos toques que damos ao longo do dia, como “parabéns pela sua iniciativa” ou “não gostei do seu comportamento na reunião de hoje”. Ele sempre deve ser dado individualmente, em particular, para que o colaborador não seja exposto frente aos colegas de trabalho.

O feedback serve para que as pessoas avaliem suas condutas e possam melhorar progressivamente, por isso, devem ser sempre construtivos, levando à reflexão. Vale lembrar que aqueles momentos em que você avalia seus colaboradores globalmente se chamam avaliação de desempenho e devem seguir regras bem definidas pela gestão de pessoas.

Comemore as conquistas

Metas atingidas, novos contratos, o elogio de um cliente, entre outras situações positivas, devem sempre ser comemoradas para que sua equipe se sinta valorizada e reconhecida. A comemoração pode ser apenas uma pequena reunião entre vocês ou ainda uma comemoração junto a toda a empresa, mas o importante é que as pessoas se sintam envolvidas e parte dessas conquistas.

Ofereça recompensas

As recompensas servem como molas propulsoras para comportamentos positivos na empresa. Se um colaborador se destaca por um bom atendimento e recebe uma recompensa, como uma viagem de final de semana, por exemplo, os demais se sentirão motivados a melhorar seu próprio desempenho para também serem recompensados, criando um clima de competitividade saudável na empresa. Entretanto, muito cuidado na hora de estabelecer os critérios para recompensas, para não transmitir a impressão de favoritismos. Defina as regras do jogo e faça com que todos as conheçam.

Não pare de motivar sua equipe

Por fim, não faça destas ações algo pontual ou esporádico. Converse com a gestão de pessoas para criar programas de incentivo, planos de carreira e avaliações de desempenho para que você possa ter subsídios concretos para recompensar e valorizar aqueles colaboradores que realmente se destacam.

O que você faz para motivar sua equipe? Já utiliza ou utilizou alguma dessas estratégias? Deixe seu comentário!

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