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11 de agosto de 2021 - 17:03 - atualizado às 17:55

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O chat hoje em dia é um dos meios de contato preferidos do consumidor, pois otimiza tempo e cria possibilidades de resolver qualquer problema de onde ele estiver.

Até mesmo porque, para muitos consumidores, entrar em contato com o atendimento ao cliente de uma empresa pode ser motivo de dor de cabeça.

Isso acontece, principalmente, pelas más experiências vividas em suportes de marcas que não priorizam o cliente e ainda não entenderam que um bom atendimento pode ser uma grande oportunidade para fidelizar os consumidores.

Ainda assim, a maioria das empresas hoje disponibilizam canais de atendimento por telefone ou e-mail, que são eficientes e capazes de auxiliar o consumidor no que ele precisa.

No entanto, o consumidor moderno está cada vez mais exigente e presente nos meios digitais, por isso, atendimentos personalizados vem conquistando espaço, e um bom exemplo disso é o atendimento via chat.

Fique por dento do assunto: Atendimento via chat: descubra 3 vantagens e desafios

Atendimento via chat é a aposta da vez

A facilidade de falar com a marca de onde estiver é o que faz muitos clientes preferirem o atendimento via chat.

Além disso, o atendimento online cria possibilidades para as empresas que apostam em contatos que prezam pelas boas experiências.

Muitas marcas, inclusive, usam linguagens acessíveis como emojis, gírias, gifs e até memes, para criar mais identificação com o consumidor. Claro que esse ponto merece uma atenção especial e um conhecimento aprofundado do público-alvo.

Por este motivo, apostar no chat para se aproximar do consumidor, manter um bom relacionamento e até mesmo impactar positivamente é uma estratégia que tem dado muito certo para quem já usa.

Como melhorar o relacionamento com o consumidor no atendimento por chat?

Apesar de parecer simples, o atendimento online pode ter grandes desafios. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar sua marca. Acompanhe:

1. Mostre para o consumidor que ele é único

Quando o cliente entra em contato para solucionar um problema ou apenas tirar uma dúvida, ele quer sentir que a empresa se importa e não que seu caso é “apenas mais um”.

Por isso, mostre para o consumidor que sua marca se importa em fazer um bom trabalho, e que ele é único.

2.Conheça bem seu público

A melhor maneira de transformar um atendimento online comum em personalizado é saber qual o perfil do seu consumidor, por isso faça pesquisas de público-alvo, defina a persona do seu negócio e conheça o comportamento do seu público.

3. Faça pesquisas de satisfação

Mais importante do que atender bem é saber a opinião do consumidor sobre seu atendimento.

Além disso, com pesquisas de satisfação você pode identificar pontos de atenção e trabalhar em melhorias.

4. Priorize o atendimento humanizado

Respostas automáticas otimizam o tempo na hora do atendimento, mas essas respostas precisam ser personalizadas e utilizadas no momento certo.

Quando o procedimento é padrão, não existe problemas em ter respostas prontas que auxiliem o consumidor, mas entender que um atendimento humanizado é capaz de proporcionar as melhores experiências ao ciente é fundamental para todos atendentes.

5. Cuidado com a linguagem

A maneira como você escreve tem muito significado no atendimento via chat, pois quando um consumidor entra em contato ele não está apenas falando com um atendente, mas sim com a empresa.

Por isso motivo, é importante evitar erros de português, abreviações de palavras, caixa alta e demonstrar gentileza no contato.

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