Feb
11

Como obter resultados por meio do Customer Experience

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce News
10 de fevereiro de 2020 - 17:03

Como-obter-resultados-por-meio-do-customer-experience-televendas-cobranca-1

A relação entre marcas e pessoas mudou completamente a partir do empoderamento dos consumidores. Conhecer e entender a pessoa que existe por trás de cada consumidor é primordial, já que uma experiência ruim pode fazer com que ele nunca mais confie na sua marca.

É preciso fazer com que o público tenha uma percepção positiva em relação à sua empresa, ou seja, ter tecnologia adequada e, acima de tudo, humanizar as relações até quando a interação ocorre pelo meio digital. Experiências corretas influenciam sentimentos, que geram novos comportamentos e entregam melhores resultados.

Apenas organizações obcecadas pelos seus clientes irão sobreviver, mas não a qualquer preço. O termo Customer Experience (CX) é a intersecção entre a experiência mais satisfatória do cliente e o melhor resultado para a empresa.

Por isso, desvende cinco maneiras de trazer ganhos por meio do Customer Experience:

1. Eficiência Operacional

Ao redesenhar as jornadas dos clientes com as marcas, na maioria das vezes são identificadas ineficiências que geram uma experiência pior para o consumidor e mais despesas para as empresas. Imagine o quanto uma organização economiza se o cliente consegue resolver seu problema de forma mais objetiva, com um número menor de interações?

2. Melhor Atendimento

O CX preza por um atendimento multicanal, não importa o touchpoint. O problema de cada cliente é identificado e resolvido independentemente do canal, seja call center, SMS, chatbot, mobile, redes sociais, entre outros. Um atendimento eficiente melhora todos os índices (KPI´s) geridos pela empresa e, consequentemente, gera fidelização e negócios recorrentes.

3. Maior retenção

Atualmente, os clientes contam com um poder que nunca tiveram antes, deixaram de ser fiéis às marcas e passaram a ser fiéis ao relacionamento com as marcas. Ao ter uma experiência melhor, a chance de um cliente não abandonar a empresa é bem maior.

4. Mais Vendas

Apesar do nome, customer experience começa muito antes de uma pessoa se tornar cliente efetivamente, tem início na sua primeira interação com a marca. E se essa experiência for adequada, a probabilidade de ele se tornar cliente é muito maior. Além disso, proporcionar uma jornada agradável ao consumidor faz com que ele retorne e compre mais, e ainda indique a empresa, atraindo cada vez mais público e aumentando a receita do negócio.

5. Melhor cobrança

Ao efetuar cobranças com uma experiência melhor e de forma personalizada, geramos resultados positivos. Por exemplo, se a pessoa que fez uma compra não tem o costume de verificar mensagens por SMS, esse definitivamente não é melhor canal para engajá-la. Dessa forma, não basta apenas colocar uma gravação automática que irá repetir as mesmas informações para todos. É saber qual o canal e as abordagens mais apropriadas para cada um.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: