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Como vender pelo WhatsApp Business

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce Brasil
01 de fevereiro de 2023 - 17:01 - atualizado às 18:25

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Os usuários dos aplicativos de mensagens Telegram e Signal estão aumentando, mas o WhatsApp ainda ocupa o topo: está instalado em 98% dos smartphones brasileiros. Embora existam alguns receios quanto à privacidade de dados no app, a pesquisa Panorama Mensageria, realizada por Mobile Time e Opinion Box, mostra que 86% dos usuários o utilizam diariamente.

Desde que foi adquirido pelo Facebook, em 2014, o aplicativo vem apresentando novos recursos. E eles não são apenas para conversas entre pessoas, mas também para vender. Estou falando do WhatsApp Business, recurso que pode ser utilizado tanto como canal de atendimento quanto de vendas.

WhatsApp para empresas

O relatório mencionado ainda revela que 76% dos usuários acessam o app para se comunicar com marcas e empresas — sendo a grande maioria (76%) para solucionar dúvidas ou pedir informações. Considerando que o e-commerce precisa de soluções ágeis e eficientes, podemos entender que o WhatsApp é um canal de relacionamento bastante relevante para criar uma comunicação menos burocrática.

Desde pequenos sellers até grandes marcas (como Magazine Luiza, grupo Netshoes, Submarino, Boticário e muitas outras), a grande maioria já se comunica com clientes pelo app de mensagens favorito dos brasileiros.

Para você não ficar de fora, separei algumas dicas de como utilizar o WhatsApp Business em suas vendas. Confira!

Conheça o aplicativo

Antes de tudo, é importante conhecer os diferenciais do WhatsApp Business em relação ao aplicativo tradicionalmente usado em trocas de mensagens “comuns”. A ferramenta permite criar um perfil profissional para conversar com os clientes. Entre os recursos, destaque para o envio de textos pré-programados; cadastro de catálogo e informações sobre o negócio (nome, horário de atendimento, endereço, etc.); etiquetas para categorizar conversas e estatísticas.

Saiba disso: a versão padrão é eficiente para ser usada por pequenas empresas, que não contam com fluxo muito grande de chamados diários. Caso seu e-commerce seja de médio ou grande porte, basta fazer download da API.

Chatbot

O uso de Inteligência Artificial para mensagens pré-estabelecidas vem ganhando adeptos. Atento à essa realidade, o app disponibiliza o recurso de chatbot em sua própria API. Ainda assim, outras soluções pagas também podem ser integradas. Essa estratégia pode funcionar muito bem para que as pessoas sejam atendidas em menos tempo, evitando sobrecarregar a equipe de atendimento via telefone ou e-mail.

Divulgue

Não adianta ter o WhatsApp Business e não divulgá-lo para os clientes, certo? Portanto, deixe esse canal visível em sua loja virtual, nas redes sociais (com botão para contato imediato) e nos envios de e-mail marketing e newsletter.

Seja estratégico

Mesmo que as pessoas utilizem o app para conversar com empresas, ele ainda tem um cunho mais pessoal — e por isso mesmo é natural que elas iniciem a conversa. Além enviar mensagens com atualização do pedido (recebido, faturado, despachado, a caminho do endereço), faça disparos pontuais de promoções, sem exagerar.

Capriche no atendimento

A equipe de suporte e vendas precisa estar bem treinada para responder usuários via WhatsApp — tanto em relação aos procedimentos quanto à duração. Sempre bom lembrar: mantenha uma linguagem cordial (sem erros ortográficos) e alinhada ao posicionamento da sua marca (formal, informal, descontraída, etc.).

Pagamento

Se o contato resultar em venda, uma boa dica é compartilhar links de pagamento como Mercado Pago e PagSeguro. Afinal, além de ágeis eles transmitem segurança nas transações. Esses são alguns dos sistemas financeiros já integrados ao WhatsApp Business.

Listas de transmissão

A criação de listas de transmissão funciona bem para operações de pequeno porte, especialmente negócios locais. Elas são como grupos, mas as mensagens são disparadas individualmente para até 256 contatos em uma única vez. Assim fica mais fácil agrupar pessoas por interesses em comum.

Viu como o WhatsApp Business reúne ótimas vantagens para atender e vender online?

Sucesso nos negócios e até a próxima!

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