Jun
09
08 de junho de 2020 - 17:02

5-ideias-eficientes-para-a-escalabilidade-nas-operacoes-da-empresa-televendas-cobranca-3

A escalabilidade de seus negócios é fundamental para que a empresa cresça de maneira sustentável. Para alcançá-la, o uso de tecnologia é essencial.

Você quer que seu negócio cresça de forma sustentável? Para que isso aconteça, é importante adotar algumas práticas. A escalabilidade nas operações da empresa é uma das maneiras mais eficientes para atingir essa meta.

A escalabilidade nos negócios e no atendimento permite que a empresa se adapte às mudanças necessárias para o crescimento. Um empreendimento que deseja se manter competitivo no mercado precisa estar aberto à inovação e de olho nas tendências. Essa capacidade de adequação define um negócio considerado escalável.

Quer garantir a expansão sustentável de seu negócio? Então continue a leitura e entenda como a escalabilidade nas operações da empresa é fundamental para aumentar a receita sem interferir na estrutura de custos.

Saiba como escalabilidade das operações está ligada ao crescimento do negócio

De forma resumida, o conceito de escalabilidade significa a capacidade de uma empresa crescer, sem que sua estrutura de custos seja afetada. Ou seja, o desenvolvimento não pode comprometer seus recursos, sejam eles financeiros ou ligados à força de trabalho.

Se houver esgotamento da mão de obra ou elevação da base de custos, é possível presumir que a expansão não foi sustentável. Em outras palavras, a empresa não colocou em prática o conceito de escalabilidade.

É claro que, com a melhoria, deve ocorrer algum aumento de custos, mas ele precisa acompanhar a elevação da receita. Se os custos aumentarem sem que ocorra incremento proporcional da renda, algo está errado e indica que o crescimento não está acontecendo de forma sustentável.

Confira o que faz uma empresa ser escalável

Agora que você já entendeu que a escalabilidade nas operações da empresa é fundamental para que o seu crescimento seja sustentável, descubra as características de um negócio escalável:

essas empresas têm baixo custo de aquisição de clientes, ou seja, adotam soluções de Marketing, vendas e atendimento eficientes e com capacidade para atender à elevação da base de seus usuários ou consumidores;

o modelo de negócios pode ser repetido para ampliação da operação em outras regiões, permitindo a expansão em várias bases geográficas;

a definição de objetivos do negócio é clara e pode ser replicada de forma simples em outras bases;

a empresa gera lucros e tem uma base de clientes estável, o que indica que o negócio é relevante e tem demanda frequente. Picos de vendas em função de sazonalidade ou situações específicas e momentâneas do mercado precisam ser analisados com cautela, pois não são indicativos de demanda (e, consequentemente, de faturamento) constantes.

Entenda como implantar o conceito de escalabilidade nas operações da empresa

Se você considera que sua empresa está pronta para crescer de forma sustentável, está na hora de começar a implantar o conceito de escalabilidade nas operações. Confira a seguir algumas dicas para investir de forma segura nesse processo.

1. Trace objetivos

Se você enxergou que sua empresa está no caminho do crescimento sustentável, está na hora de adotar um plano estratégico para viabilizar esse objetivo. Seu plano de desenvolvimento deve incluir o mapeamento de metas, as ferramentas necessárias para dar suporte a essa expansão e uma avaliação sobre a necessidade de desenvolver novos produtos ou serviços, entre outros.

Além disso, é importante avaliar a mão de obra e sua qualificação para as novas estratégias adotadas, e se há necessidade de formalizar outras parcerias. Também é importante analisar a concorrência e os cenários futuros, tanto econômico quanto estratégico.

2. Sistematize os processos

Os diversos procedimentos internos da empresa precisam ser mapeados e organizados para otimizar a gestão e facilitar a identificação de pontos falhos ou oportunidades.

Com a sistematização dos processos, é mais fácil avaliar o desempenho da empresa, observar seus pontos críticos e gargalos. Esse mapeamento permite o registro de todas as operações, armazenando dados fundamentais para o crescimento sustentável.

Existem diversas ferramentas que contribuem para essa organização, e sua adoção proporcionará maior agilidade nas respostas e aumento da competitividade da empresa.

3. Adote soluções de cloud computing

O chamado cloud computing, ou armazenamento de informações em nuvem, é um passo importante para que sua empresa conquiste agilidade. Todos os dados acerca dos processos internos da empresa ficam disponíveis para consulta a partir de qualquer local, com segurança, proporcionando maior velocidade na tomada de decisões.

O conceito de armazenamento e computação em nuvem está revolucionando vários segmentos, uma vez que, além da maior agilidade para consultas, os investimentos em servidores caros e que muitas vezes ocupam espaços enormes das empresas são dispensáveis. O tamanho da nuvem é infinito, e a tecnologia permite vários acessos simultâneos.

Nos serviços de cloud computing é possível contratar desde softwares até soluções completas de TI (tecnologia da informação). Uma das aplicações mais importantes do cloud computing é nos sistemas de CRM (relacionamento com os clientes ou, em inglês, CustomerRelationship Management) das empresas, uma vez que os dados coletados da base de consumidores ficam armazenados de forma organizada e segura.

Essa tecnologia facilita a interação da empresa com seus clientes e melhora a experiência destas pessoas em relação aos atendimentos, virtuais ou não.

4. Implante soluções de contact center

Como mencionado, com os dados em nuvem, o atendimento aos clientes fica mais simples e mais ágil, facilitando a identificação de características de cada um desses consumidores.

Mas, apesar da simplificação, com o crescimento da empresa e aumento da base de clientes, é possível que ocorram gargalos no atendimento. Para contornar esse problema, a automatização é uma das melhores soluções.

O uso de chatbots, por exemplo, evita que atendentes percam tempo resolvendo questões mais simples. Os robôs podem orientar o consumidor a encontrar a solução ou, caso não seja possível, direcionar o atendimento para o canal mais adequado.

Além disso, com base nos dados de perfil coletados, os bots são capazes de melhorar a navegação do usuário nas páginas da empresa, direcionando-os para os itens mais relevantes de acordo com seus interesses.

5. Acompanhe os indicadores

Todas as informações coletadas e armazenadas são essenciais para que a empresa direcione suas ações e identifique oportunidades.

Para simplificar a organização e análise dos dados, é importante adotar ferramentas específicas, capazes de identificar categorias, armazenar as informações de acordo com os perfis e filtrar o que de fato é relevante para o negócio.

Diversos dados precisam ser armazenados, como perfis de clientes e produtos, desempenho da empresa nos diferentes canais de operação, atendimento, vendas e engajamento do público, entre outros.

Assim, é importante destacar que não é possível introduzir o conceito de escalabilidade nas operações da empresa sem o uso de tecnologia. As novas soluções e o uso de plataformas, como a Hi Platform, são essenciais para a organização dos processos e ganho de eficiência, reduzindo custos no longo prazo sem que a qualidade dos serviços seja afetada.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: