Nov
28
27 de novembro de 2022 - 12:01

Cuidados-do-uso-do-portugues-durante-atendimento-ao-clientes-whatsapp-televendas-cobranca-1

O professor de Português Diogo Arrais, fundador do Arrais Cursos e do canal Mesma Língua do Youtube dá dicas para o bom uso da Língua Portuguesa no trabalho

Para o início desta coluna, abordo o desleixo comunicativo, no WhatsApp (e outros aplicativos de mensagem urgente).

Poucas expressões são tão cafonas quanto “ok!” excessivo, ainda mais em situação profissional no WhatsApp. Longe de “estar certo” ou ” estar errado”, o descuido no atendimento a um cliente pode custar a venda.

Do outro lado do aplicativo, existe uma pessoa; investir em palavras originais pode ser uma grande alavanca para a satisfação no atendimento:

“Bom dia, Carlos! Obrigado por enviar sua dúvida! Todos os nossos modelos G servirão a você.”

ORTOGRAFIA: TEMA CAMPEÃO NAS DÚVIDAS

1ª A expressão “a partir de” não usa acento grave; o “a” é apenas preposição. Vale sempre se lembrar de uma regra: não ocorre crase antes de verbo.

“A partir da próxima semana, não haverá mais as matutinas reuniões.”

2ª À medida que é uma expressão proporcional e sempre com acento grave; na medida em que é causal (demonstra motivo, razão). Sendo assim, não são sinônimas.

“À medida que os investimentos aumentarem, mais salas alugaremos.”

MODISMOS LINGUÍSTICOS – ATENÇÃO!

Dentre os mais estranhos modismos, um está em usar “enquanto” no sentido de “na função de” ou “sob o aspecto de”:

“Ele, enquanto presidente, deve assumir todos os riscos da Economia.”

A palavra “enquanto” indica tempo simultâneo e exige correlação de tempo verbal. Vejamos o uso correto:

“A inflação cresceu enquanto a renda dos assalariados caiu.”

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: