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Descubra como os chatbots podem incentivar a recompra

por: Afonso Bazolli
fonte: Hi Platform
15 de junho de 2020 - 17:04

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Entenda como os robôs podem ajudar a proporcionar melhores experiências para os consumidores, o que é essencial para concretizar vendas e melhorar os resultados.

Como não poderia deixar de ser, a comunicação da empresa com os clientes evoluiu de maneira substancial. Hoje em dia, as marcas precisam se esforçar para proporcionar a melhor experiência para os consumidores, de forma que eles fiquem satisfeitos, sejam fidelizados e façam recomendações de produtos e serviços.

Nesse contexto, para que a marca tenha sucesso, é preciso que ela invista em questões como a análise de dados. Não por acaso, por meio disso, é possível saber detalhes sobre o comportamento dos usuários e entender suas principais motivações e comportamentos. A partir daí, fica mais fácil tomar decisões mais acertadas e alinhadas com os hábitos do público-alvo.

Para ajudar nesse processo, nada melhor do que trabalhar com chatbots, que podem incentivar a recompra e potencializar as vendas. Como? Neste texto, vamos mostrar como otimizar o processo de vendas com o uso dos chatbots, em processos como a qualificação leads, feedback, programa de fidelidade, presença ativa e muito mais. Acompanhe!

Como os chatbots ajudam na recompra

O atendimento automatizado é uma realidade em diversas empresas, e é algo cada vez mais disseminado no contexto dos relacionamentos entre marcas e consumidores. De acordo com o estudo “The Future of Jobs”, por exemplo, do Fórum Econômico Mundial, mais de cinco milhões de empregos serão de responsabilidade dos robôs em 2020.

Diante disso, como um bot pode ser essencial para uma venda e ainda ajudar na recompra? Em linhas gerais, os chatbots podem ser utilizados em diversas situações quando o assunto é relacionamento com o cliente. Entre elas, podemos destacar a resolução de problemas, orientações gerais, otimização da interação e encaminhamento de problemas mais complexos e urgentes.

A automação na área do atendimento por meio de chatbots possibilita que empresas de todos os portes mudem a forma de se comunicar com seus clientes. Vale dizer, inclusive, que grandes varejistas do mercado, como a Netshoes, adotaram o atendimento virtual como principal forma de se comunicar com seus consumidores.

Possibilidades de recompra com a ajuda dos chatbots

Entre as principais possibilidades de gerar mais vendas e recompra, podemos destacar os seguintes pontos.

Otimização da demonstração de produtos

Em um atendimento, o usuário pode informar o interesse de adquirir um produto específico. À medida que a pessoa descreve o que precisa, o bot afunila as opções que mais se alinham com as expectativas do consumidor. Ou seja, o robô mostra exatamente o que o cliente almeja, contribuindo para a venda ser concretizada.

Melhor experiência na navegação

Quando as pessoas entram em seu site, o bot pode ter autonomia para acompanhar suas ações, direcionando-as para páginas que gerarão mais interesse, a partir das preferências informadas por elas. Dessa forma, o bot gera mais satisfação para o usuário, pois torna a experiência simples, rápida e confortável.

Reconhecimento e recompra

Há alguns nichos do mercado em que a recompra é algo extremamente relevante. Empresas que atuam em áreas como pet shops, supermercados e cuidados pessoais podem direcionar seus bots para que eles reconheçam seus clientes imediatamente.

Assim, quando o usuário entra em um determinado site, recebe ofertas a partir de compras realizadas anteriormente, complementando ou repetindo um pedido específico.

Otimização da compra e foco em evitar abandono de carrinho

No caso das lojas virtuais, as maiores dores de cabeça são relacionadas ao abandono de carrinho. Um chatbot pode ajudar com esse problema ao acompanhar a jornada do consumidor e intervir em estágios que apresentam altas taxas de abandono.

Com isso, os compradores se sentirão mais informados e seguros, além de bem atendidos. O resultado? As chances de eles abandonarem um carrinho diminuirão de forma efetiva.

Facilitação de pagamento

Um consumidor pode finalizar determinada compra em algum meio digital (como em um e-mail ou em alguma rede social), com o bot ofertando diversas opções de pagamento ­— como bandeiras de cartão, boleto, ou sistemas online — e parcelamentos.

Checkout

Na hora de finalizar um pedido, o bot pode ser essencial para oferecer outros produtos e serviços relacionados aos interesses do cliente. Por meio da base de dados, é possível saber o que pode oferecer àquele consumidor, deixando a oferta mais atraente e aumentando as chances de conversão.

Feedback

Para que os clientes voltem a comprar da empresa, nada melhor do que entender como foi a experiência que eles tiveram com a sua marca, certo? Nesse sentido, você pode contar com os bots para que eles colham informações específicas dos consumidores.

Com esses dados em mãos, será possível enviar dicas para as pessoas utilizarem os produtos, além de mensagens de Marketing para possíveis novas vendas.

Programas de fidelidade

Trabalhar com programas de fidelidade é algo essencial para que o cliente efetive uma recompra na empresa. Por meio do bot, é possível obter informações a respeito de um determinado cliente e, assim, é possível programar o robô para que ele dispare promoções específicas e exclusivas, que realmente valorizam as pessoas que estão acostumadas a comprar em sua empresa.

Captura e qualificação de leads

Capturar e qualificar leads é sinônimo de oportunidades de negócios, certo? Nesse sentido, vale dizer que o chatbot é fundamental para solicitar que o possível cliente informe seus dados, como nome, e-mail e telefone, a fim de construir um mailing poderoso, que pode representar mais vendas e recompra.

Aumento do ticket médio

Aumentar o ticket médio é algo que representa um grande desafio para as empresas. Com isso em mente, você pode imaginar chatbots capazes de indicar novos produtos e serviços para os usuários de forma inteligente.

Quando a pessoa escolhe um produto ou serviço, por exemplo, o bot pode oferecer itens complementares para atender à necessidade do usuário, o que aumenta as vendas e ainda possibilita uma experiência que deixará o consumidor muito satisfeito.

O que achou dessas ideias de investir em chatbots para eles ajudarem nas vendas e na recompra? Como você pôde conferir ao longo do texto, eles podem ser grandes parceiros da empresa na conquista de melhores resultados e destaque no mercado. Conhecendo seu cliente, você pode direcionar o robô para ele trabalhar com ações que farão a diferença na melhor experiência do usuário.

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