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03 de agosto de 2020 - 17:00

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Você sabe muito bem que a Customer Experience (CX) tem papel fundamental para o sucesso de um negócio, certo? Mas você já pensou como a Employee Experience (EX) interfere na experiência do cliente?

Proporcionar uma boa experiência aos colaboradores é essencial para garantir a alta performance das equipes e manter os funcionários mais comprometidos com o resultado da empresa. Com todo esse engajamento, é claro que o consumidor vai sentir melhora na qualidade dos serviços prestados.

A seguir, você vai entender melhor o conceito de Employee Experience e ver algumas dicas para aplicar a estratégia no seu negócio. Boa leitura!

O que é Employee Experience (EX)?

O Employee Experience — em português, experiência do funcionário — tem um conceito similar ao Customer Experience. Porém, enquanto o CX tem o objetivo de proporcionar experiências memoráveis ao consumidor, o EX é focado no público interno.

Sendo assim, o Employee Experience é um conjunto de interações que ocorrem ao longo de toda a jornada do colaborador com o objetivo de criar um ambiente de trabalho positivo e propício para o crescimento profissional.

Qual é a importância da estratégia?

O capital humano é o bem mais valioso que qualquer empresa poderia ter. Afinal de contas, o sucesso de uma organização é o reflexo das atividades exercidas pelas pessoas que atuam no negócio.

Por isso, uma boa experiência do funcionário impacta diretamente nos resultados da empresa. Veja as principais vantagens de investir no Employee Experience:

desenvolve EmployeeEngagement;

beneficia a atração e retenção de talentos;

auxilia no processo de onboarding;

melhora o clima organizacional;

reduz o absenteísmo;

aumenta a produtividade dos colaboradores.

Caso de sucesso: Airbnb

Diferentemente da maioria das empresas, o Airbnb não tem RH, mas sim um setor de Employee Experience. A área combina as funções tradicionais de RH com comunicação, marketing, responsabilidade social e facilities.

O propósito da mudança foi criar experiências memoráveis para os colaboradores no ambiente de trabalho. Essa vivência positiva começa no recrutamento dos melhores talentos e passa pelo fornecimento de tecnologias adequadas, espaço físico seguro e confortável e até uma alimentação balanceada.

Além do mais, os benefícios oferecidos aos funcionários são coerentes com a proposta de valor da marca. Afinal de contas, uma empresa que vende uma experiência de viagem diferenciada precisa proporcionar esse prazer também aos seus colaboradores, não é mesmo?

Por isso, o Airbnb oferece um crédito anual para cada funcionário viajar para onde quiser. Além de proporcionar lazer, essa ação permite que os colaboradores passem pelas mesmas experiências que os clientes, e isso faz com que os trabalhadores entendam melhor o negócio. Além disso, a empresa incentiva os funcionários também a virarem anfitriões.

Essas e outras estratégias para beneficiar a experiência do colaborador foram tão bem-sucedidas que o Airbnb ficou em primeiro lugar no ranking “Best PlacetoWork”, promovido pela Glassdoor, nos Estados Unidos.

Como melhorar a experiência dos funcionários?

A lógica funciona de maneira semelhante à experiência do cliente. Assim como você precisa conhecer muito bem o consumidor para oferecer as melhores soluções, também é necessário entender os funcionários se deseja proporcionar um ambiente agradável e que atenda às necessidades deles.

Sendo assim, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de clima organizacional e identificar os fatores que interferem na harmonia e positividade do local de trabalho. Dessa forma, você consegue criar estratégias mais certeiras.

No entanto, vale lembrar que, para ter sucesso com essa tática, é necessário ir muito além de criar um ambiente descontraído cheio de pufes, sala de jogos e layout criativo. A experiência do colaborador é mais ampla e está relacionada com autonomia, reconhecimento e aprendizagem contínua.

Veja, a seguir, algumas dicas para melhorar o Employee Experience.

Ofereça um ambiente de trabalho de crescimento e valorização

Engana-se quem pensa que o salário é o maior atrativo para uma ocupação. Hoje, vários trabalhadores buscam empresas que valorizem o capital humano e ofereçam oportunidades de desenvolvimento profissional. Por isso, muitos até trocam de empresa, mesmo que a remuneração inicial seja inferior.

Sendo assim, é interessante criar um plano de carreira, firmar convênios com instituições de ensino e investir em estratégias para o aperfeiçoamento do profissional. Dessa forma, os colaboradores vão desenvolver suas habilidades, aumentar as responsabilidades na empresa e, consequentemente, contribuir de maneira efetiva para que a organização tenha resultados positivos.

Aliás, permitir que o trabalhador opte pela modalidade de home office também é uma forma de melhorar a experiência. Afinal de contas, essa estratégia permite que o colaborador consiga um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Por isso, tende a atuar com mais alegria e comprometimento.

Alinhe as estratégias entre Employee Experience e Customer Experience (CX)

Imagine uma empresa que vende tecnologia de ponta, por exemplo, mas disponibiliza aos funcionários equipamentos inferiores para desempenhar as funções do dia a dia. Seria incoerente, não é mesmo?

Portanto, lembre-se de que o público interno precisa ser o primeiro a perceber os valores da marca. Isso fortalece a cultura organizacional e a identidade do negócio. Por essa razão, é essencial alinhar as estratégias e garantir que os colaboradores também tenham experiências únicas e especiais no ambiente corporativo.

Pense na jornada do colaborador

A jornada do funcionário começa bem antes de ele entrar na empresa. As primeiras interações do trabalhador com a organização, ainda na fase de divulgação de uma vaga, já fazem parte do Employee Experience.

Por esse motivo, as estratégias precisam contemplar o recrutamento, seleção, onboarding, treinamentos, desenvolvimento, promoções até o desligamento do colaborador. Afinal, solicitar um feedback no momento de saída é uma oportunidade de obter insumos valiosos para implementar ações com o objetivo de reduzir a rotatividade de pessoal.

Além disso, é importante cuidar para que todos os componentes de uma empresa — pessoas, processos, políticas, tecnologias de trabalho, infraestrutura, entre outros — contribuam para que a experiência do colaborador seja positiva.

O Employee Experience é uma estratégia para melhorar a estadia do colaborador dentro da empresa. Ao oferecer uma liderança inspiradora, um ambiente organizacional harmônico e possibilidades de crescimento, o funcionário desenvolve um sentimento de pertencimento. Sendo assim, é possível ver um ganho de produtividade e conquistar colaboradores que contribuem, efetivamente, para os resultados positivos do negócio.

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário no post e nos conte sobre a sua vivência com Employee Experience. Sua opinião vai enriquecer ainda mais a discussão sobre o assunto!

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