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17 de novembro de 2020 - 17:02

Engajamento-interacao-redes-sociais-televendas-cobranca-2

Confira sugestões da Push para estimular o público a engajar e interagir com os posts da sua empresa nas mídias sociais

Engajamento, interação, mídias sociais, horários de pico para posts, curtidas, comentários, taxas, números… Só de fazer toda essa lista já ficamos cansadas. Entretanto, se você trabalha com Marketing Digital, com certeza deve ouvir e MUITO todas essas palavras.

Acontece que cada uma delas tem um pequeno significado e pode fazer toda a diferença na performance digital da sua marca. E, no final das contas, o que mais queremos é aumentar o engajamento – ou seja, o interesse e o envolvimento dos seguidores com o seu conteúdo – e a interação.

Quanto mais pessoas se identificam com o seu negócio e interagem com ele, através de comentários e publicações, melhor. Essas ações também dizem muito sobre sua audiência, o quanto as pessoas confiam na sua marca e o quanto ela influencia quem te segue.

Ações de engajamento e interação

Engajamento e interação são contabilizados a partir das seguintes ações com o seu público:

curtidas nos posts do feed;

comentários nos posts do feed;

salvar posts do feed;

enviar posts do feed;

tempo gasto com a timeline parada nos posts do feed;

envio de DM’s;

respostas e interações aos stories;

tempo gasto vendo os stories;

envio de Stories.

O que precisamos levar MUITO em consideração é o algoritmo do Instagram. Ele existe e faz com que nem todo mundo veja o seu post. Entretanto, ele não é o culpado pelas taxas baixas.

Pense bem: alguém que não reage a nada do que você posta, provavelmente não quer o que você oferece, não é? Mas como evitar esse problema, visto que 70% dos posts da plataforma simplesmente não são vistos e, logo, fica cada vez mais difícil se destacar?

Normalmente, quanto maior o número de seguidores, menor a taxa de engajamento. Aí você pensa “ô beleza, então onde exatamente eu preciso estar?” Fique tranquila, porque isso indica duas coisas:

- As pessoas chegam por diferentes formas no seu perfil: indicações de influenciadores, hashtags, nichos, etc. Todos eles gostam do seu conteúdo, mas se interessam por temas diferentes dentro dele.

- Você nunca conseguirá agradar todo mundo (e fica essa dica para a vida também, viu?!) e está tudo bem!

Dica de ouro: fique ligada naquele conteúdo que teve MAIS engajamento (é só olhar nas informações do perfil) e use aquele post como meta.

Selecionamos alguns truques para você se atentar para os próximos posts.

Vamos a eles?

Truques para que mais pessoas vejam a sua publicação

1) Use hashtags que façam sentido

Pegue o seu post e pense nos pontos chave sobre ele. O exercício é se perguntar: “beleza, esse post é para quem busca X, Y e Z e elas normalmente procurariam tal, tal e tal no campo de busca”. Pronto, você tem suas hashtags. Entre 2 e 5 hashtags já está ótimo para cada publicação.

2) Envie o post para perfis que combinam

Só não vale enviar para a concorrência! Entretanto, pense em perfis que combinem com o seu negócio e com quem o conteúdo mais se identifica. O compartilhamento desses perfis vai alavancar o seu engajamento!

3) Coloque a localização

Quanto mais nichada, melhor! Se você está num restaurante e o público daquele restaurante é parecido com o seu, coloque na localização o nome do restaurante. Assim, todas as pessoas interessadas naquele local têm mais chance de ver a publicação, fora que já é o seu público, então as chances de gostarem e seguirem são ainda maiores!

4) Mencione outros perfis

Se você for se referir a algo ou a alguém, marque a pessoa! Isso faz com que ela seja estimulada a repostar e o conteúdo vá para a base dela de seguidores. Preste atenção no público e conteúdo dela, claro, mas quanto mais pessoas compartilhando o conteúdo… Bom, você já sabe o resto!

5) Publique nos melhores horários

Ou o que chamamos gentilmente de “hora de pico”. Se você for nas informações de seu Instagram, você conseguirá ver em quais horários o seu público está mais ativo na plataforma. Se baseie naqueles horários para garantir que mais pessoas vejam!

Truques para que mais pessoas interajam com a sua publicação

1) Pergunte aos seus seguidores

Nada como um “o que você acha?”, “o que você faria?”, “qual desses é vocês” no post do feed – e o ideal é que já esteja na arte, e não na legenda. Isso estimula as pessoas a responderem e se sentirem parte do seu conteúdo!

2) Responda o seu público

Isso é fundamental. Sempre que você receber um comentário, RESPONDA! Nem que a resposta seja um emoji piscando, ou um coração. Lembre que o seguidor vai receber uma notificação “marca X respondeu o seu comentário” e isso contribui muito para a lembrança de marca.

3) Reposte o conteúdo de outros perfis

Com os créditos, claro! O recurso do repost é bem interessante, pois, normalmente, o perfil irá repostar de volta. E isso gera uma troca de conteúdo e público, o que é ótimo para as duas marcas. Uma dica é sempre avisar o perfil de que você irá repostá-lo, para não correr o risco de passar despercebido e, claro, já gerar um relacionamento bacana entre os dois.

4) Use os recursos interativos dos stories

Perguntas, enquetes, contagens regressivas, testes, bate papo… O Instagram stories oferece diversos recursos de interação com um seguidor. E, mais do que isso, ele está sempre inovando por lá, então vale ficar sempre de olho! Ache formas de incluir esse tipo de interação nos seus stories e com certeza sua caixa de DM’s irá bombar! Então, é só voltar à dica 2!

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