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01 de agosto de 2022 - 17:01

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Você sabe quais são os recursos investidos em sua empresa? Quanto imposto paga por cada produto vendido ou serviço prestado? Essas são só algumas das respostas necessárias para calcular o índice de lucratividade, um dos principais indicadores de desempenho financeiro.

Entre os principais KPI ‘s financeiros de uma empresa está o indicador de lucratividade, um cálculo capaz de apresentar, em percentual, quanto o seu negócio entrega de resultado, se está gerando ganhos ou prejuízos.

Se você ainda não sabe identificar esse aspecto em sua empresa, não se preocupe. Neste artigo, vamos abordar o que é índice de lucratividade, qual sua importância e como calculá-lo. Vamos lá!

O que é índice de lucratividade?

O índice de lucratividade (IL) é um indicador fundamental para o gerenciamento empresarial e financeiro de um negócio.

Por meio dele, você pode ter a certeza de que a sua empresa pode gerar, ou está gerando, o lucro esperado. Assim, esse indicador aponta o lucro líquido de uma empresa em relação à sua receita total.

Ou seja, após quitar os custos e despesas, o índice de lucratividade demonstra se a empresa está financeiramente saudável, se os ganhos obtidos são capazes de pagar os gastos e se ainda sobram recursos.

A partir do resultado, é possível identificar se um negócio está atingindo as metas financeiras planejadas, quais pontos precisam de melhorias ou, na pior hipótese, se é hora de descontinuar o investimento.

O indicador de lucratividade, no entanto, não é aplicado apenas para identificar o lucro geral de uma organização, mas também pode ser utilizado para medir o desempenho de áreas, setores ou projetos específicos.

Lucratividade vs. Rentabilidade: entenda essa diferença

Antes de falarmos sobre a importância de acompanhar e como calcular a lucratividade, vamos entender qual a sua diferença para a rentabilidade?

Quando o assunto é gestão financeira de pequenas e médias empresas, alguns termos e suas aplicações são comumente confundidos.

Lucratividade e rentabilidade são indicadores significativos do desempenho financeiro de uma empresa.

Porém, apesar de importantes, quando não são totalmente entendidos, podem acabar prejudicando a gestão das finanças da organização.

Isso porque os dois conceitos estão relacionados ao lucro líquido de um negócio ou projeto, mas partindo de perspectivas e com funções diferentes.

Por isso, antes de prosseguir com o conteúdo, vamos esclarecer a diferença entre os dois conceitos.

O que é lucratividade?

A lucratividade é o indicador que aponta quanto uma empresa ganhou em relação às atividades que desenvolveu, seja a venda de produtos ou prestação de serviços.

Ou seja, o indicador revela qual foi, de fato, o recebimento da organização comparado ao seu faturamento total.

Na prática, a lucratividade indica se sua empresa, projeto ou setor estão gerando recursos o suficiente para quitar custos e ainda gerar lucro para o caixa.

Quando o índice de lucratividade é calculado, resulta em uma medida percentual que indica a eficiência operacional do negócio.

O que é rentabilidade?

Já a rentabilidade, apesar de também ser um indicador financeiro baseado no lucro líquido de uma empresa, apresenta outro tipo de medida.

Ela indica o retorno financeiro que de um investimento pode proporcionar para o negócio, seja um investimento inicial ou em projetos e ativos.

Com o cálculo de rentabilidade, é possível mensurar quanto financeiramente a organização rendeu a partir dos recursos investidos.

Ou seja, enquanto a lucratividade relaciona o lucro líquido da empresa com o faturamento das vendas, a rentabilidade compara o lucro líquido aos investimentos realizados.

Como calcular o índice de lucratividade?

O indicador de lucratividade de uma empresa é resultado da relação entre o lucro líquido e a receita total do período determinado.

Esse levantamento pode ser feito com uma periodicidade mensal, trimestral, semestral ou anual, de acordo com as necessidades e estratégias da organização.

Para chegar ao índice de lucratividade, você deve seguir a fórmula abaixo:

(lucro líquido anual/receita total do ano) x 100

Para realizar o cálculo, é indispensável que você tenha acesso ao faturamento da empresa, ou seja, tudo o que a organização recebeu no período determinado. Os custos operacionais e fiscais deste mesmo período também são necessários para chegar ao resultado.

Exemplo de cálculo do índice de lucratividade

Suponhamos que uma empresa de soluções corporativas tem como produto carro-chefe a cadeira de escritório, sendo cada uma vendida por R$ 1.200.

No último ano, a empresa vendeu 600 unidades da cadeira, resultando em um faturamento de R$ 720 mil (1.200 x 600).

Nesse período, a empresa teve custos operacionais de R$ 300 mil, o que resultou em um lucro bruto de R$ 420 mil.

Porém, como falado acima, o cálculo do indicativo de lucratividade utiliza o lucro líquido. Então, ainda há mais passos importantes para chegarmos ao resultado. Vamos lá!

No ano em questão a empresa obteve um custo fiscal de R$ 180 mil. Ou seja, após descontar os tributos do valor do lucro bruto, chegamos ao lucro líquido de R$ 240 mil.

Nesse caso, teríamos o seguinte indicador de lucratividade:

Índice de Lucratividade Anual: (240.000/720.000) x 100

Índice de Lucratividade Anual: 0,33 x 100

Índice de Lucratividade Anual: 33,3%

Como analisar o indicador de lucratividade da sua empresa?

Na simulação acima, a empresa que produz cadeiras de escritório obteve um índice de lucratividade de 33,3%. Ou seja, a cada venda de R$ 1.200, depois do pagamento de todos os custos, ela terá uma média de R$ 400 de lucro.

Mas como interpretar esse valor? Qual é a margem para identificar o indicador como bom ou ruim?

Quando o índice de lucratividade é maior que 1, o resultado é positivo, pois significa que o retorno é superior a cada real envolvido na produção do produto ou serviço.

Pode acontecer do resultado do IL ser igual a 1, nesse caso, o valor indica que a empresa, setor ou projeto não está trazendo lucro, mas também não oferece prejuízo.

Agora, quando o cálculo de lucratividade chega a um resultado inferior a 1, é preciso ficar atento. Quando isso acontece, o IL apresenta um potencial para prejuízos caso a empresa opte pela continuidade da organização ou projeto.

Podemos concluir que quanto maior o índice de lucratividade de um negócio, melhor estará a saúde financeira da organização. Outros passos importantes para uma análise completa são:

Para uma análise mais completa, alguns passos como os citados abaixo são fundamentais

Analisar outros indicadores financeiros para interpretar a sua relação com o IL;

Apuração sequencial do indicador de lucratividade para acompanhar mudanças;

Comparar os índices da sua empresa com os de concorrentes diretos.

Por que acompanhar o indicador de lucratividade?

Já deu para entender que lucro não é apenas o que sobra no caixa, por mais que esse seja um pensamento comum entre as pessoas, certo?

Por isso, acompanhar o indicador de lucratividade é essencial para empresas que desejam identificar e gerenciar a situação econômico-financeira do negócio.

Além de mostrar se a empresa está conseguindo lucro com a atividade que oferece ou exerce, ou seja, se está faturando a quantidade adequada, o índice de lucratividade também:

Favorece uma gestão minuciosa do financeiro da organização;

Destaca as mudanças necessárias para uma maior lucratividade;

Auxilia na tomada de decisões que impactam os resultados da empresa;

Possibilita verificar se o resultado atual corresponde ao planejado pela organização;

Possibilita verificar se o resultado atual está de acordo com a média do mercado.

Será que sua empresa está apenas se mantendo ou realmente está gerando o lucro esperado?

Sabemos que apenas calcular o indicador de lucratividade não é suficiente para concluir que a sua empresa está bem financeiramente.

Como foi dito no conteúdo, entender o índice de lucratividade do seu negócio é importante para compreender e comparar a outros indicadores financeiros que também apresentam dados relevantes sobre o seu negócio.

Mas não se pode negar a sua importância. Segundo uma pesquisa do SEBRAE, o principal motivo para o fechamento de empresa é a falta de capital ou lucro e quase 50% dos pequenos empresários brasileiros não sabem sequer se têm lucro ou prejuízo.

Por isso, aprender a calcular e analisar o índice de lucratividade do seu negócio já o coloca a alguns passos à frente.

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