O que é um sistema de VoIP?
VoIP é a sigla para voice over internet protocol — ou voz sobre protocolo de internet, em português. Logo, um sistema de VoIP é uma ferramenta que possibilita realizar chamadas de voz pela internet. Ou seja, usa a tecnologia para transmitir áudios online.
Essa ferramenta é muito utilizada atualmente. Alguns exemplos do uso do sistema de VoIP são o WhatsApp, o Facebook Messenger e até o Google Meet.
Como a integração do VoIP com CRM funciona?
A integração de VoIP com CRM funciona conectando essas duas ferramentas em uma única interface. Assim, você consegue fazer chamadas de áudio utilizando seu software de CRM, sem precisar de nenhum aplicativo externo.
Antes, era preciso pegar o telefone, digitar o número, fazer a ligação e só depois anotar os detalhes importantes da interação. Agora, é possível fazer tudo isso com apenas alguns cliques.
Isso ocorre porque a tecnologia permite que seu time de vendas ligue para os clientes diretamente do sistema de CRM. Assim, também pode-se registrar as conversas em tempo real, para não perder nenhum dado importante.
Nesse sentido, a integração de VoIP com CRM possibilita:
sincronizar os dados dos contatos;
acessar as gravações — e transcrições — das chamadas pelo CRM;
criar automações para disparo de mensagens de texto;
ter informações sobre o cliente sem sair do sistema.
Dá para perceber que essa tecnologia veio para ajudar as empresas, concorda? Então, continue lendo para conferir os principais benefícios de integrar ferramentas de VoIP com um sistema de CRM!
Quais são as vantagens da integração de CRM com VoIP?
Ter os sistemas de VoIP e CRM integrados é muito vantajoso para as companhias. Para exemplificar tal relevância, trouxemos 4 benefícios dessa tecnologia a seguir. Confira!
1. Aumento da produtividade no trabalho
Uma das vantagens da integração de CRM com VoIP é o aumento da produtividade no trabalho. No dia a dia da equipe comercial, perde-se muito tempo procurando contatos, ligando e depois registrando todos os pontos importantes da interação no sistema.
Aqui, tudo isso é feito de um só lugar e de forma automatizada. Logo, os vendedores não ficam presos anotando os detalhes da chamada, já que isso é feito automaticamente, com a funcionalidade de transcrição de áudio, que transforma o que foi falado na ligação em texto.
Outro ponto que merece ser mencionado é o tempo que se ganha ao não precisar anotar manualmente tudo o que aconteceu; tempo esse que pode ser dedicado a outros clientes. Com isso, o time comercial produz mais.
2. Acesso simplificado às informações
Por registrar todas as informações no momento em que elas acontecem, a integração de VoIP com CRM garante o fácil acesso aos dados das ligações. Desse modo, o time de dados pode acessá-las sempre que precisar.
Além do mais, o registro automático garante a qualidade dos dados. Até porque, é normal esquecer um detalhe ou outro da conversa. E, ao utilizá-lo, você não corre o risco dos vendedores se esquecerem de um tópico crucial, porque tudo fica registrado.
3. Melhora do relacionamento com os clientes
Ter os sistemas de VoIP e CRM integrados também melhora o relacionamento com os clientes. Isso acontece porque os vendedores têm acesso a informações precisas, possibilitando a personalização de cada contato.
Com essa tecnologia, pode-se conferir, em tempo real, quais os hábitos de compra dos consumidores, como as negociações anteriores terminaram e quais contatos foram feitos até o momento. Isso traz mais agilidade para o atendimento aos clientes.
4. Redução dos custos
Por último, há uma redução dos custos das vendas. Afinal, você não precisa investir em dois softwares para realizar as ligações e os registros, visto que tudo é feito em um só lugar.
Fora isso, as ferramentas de VoIP automatizam processos, como registro de informações das chamadas. Assim, o time comercial fica livre das tarefas repetitivas e pode focar em entrar em contato com novos leads.
Desse modo, o processo de vendas flui mais rapidamente, resultando no aumento da receita da companhia.
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