Há sempre um novo lead vagando por aí, que ainda não sabe que precisa do seu produto ou serviço.
Você está fazendo o que é preciso para atrair a atenção desse contato? Sabe como despertar desejos nele? Será que você tem o que é preciso para levá-lo das etapas de Aprendizado e Descoberta até a conversão? Entenda melhor neste artigo.
Sobre o Marketing na etapa de Aprendizado e Descoberta
Vamos relembrar como é o perfil desse consumidor nessa primeira fase da jornada de compra.
Nesse início, essa pessoa ainda não sabe que tem um problema e está em fase de descoberta; ele logo vai descobrir que existe uma oportunidade para ajudá-lo e a empresa que chegar primeiro e com argumentos mais estrategicamente convincentes, o ganhará.
O papel das marcas aqui é utilizar o Marketing para chamar a atenção dessas pessoas e dar aquele click na mente delas.
“Poxa, eu preciso disso, me ajudaria com aquilo”, estimulando esse tipo de pensamento.
Falando no digital, essas ações incluem conteúdos orgânicos e anúncios pagos nas redes sociais e outros canais digitais; site e blog com conteúdos e SEO bem trabalhados, para se posicionar bem no ranking das pesquisas; dentre outras formas de atrair e ao mesmo tempo informar essas pessoas, sobre seu produto, serviço, assuntos de domínio, sempre com autoridade, relevância, frequência e objetividade.
O conteúdo é muito importante aqui e, ao trabalhar um bom Marketing em paralelo na divulgação e posicionamento, esse combo se torna a porta de entrada para esse contato virar um lead e possível comprador num futuro próximo.
Mas não é só conteúdo que ajuda nessa fase, viu? Existem tecnologias e ferramentas de apoio para aplicar junto ao Marketing que elevam o relacionamento quando esse cliente vier até você. Uma delas é o Chatbot.
Chatbot + Marketing: Qualificando leads e interagindo com qualidade logo no início da Jornada
Nem todos os leads que vão entrar em contato com você serão qualificados, e o custo com funcionários escala linearmente com a capacidade de atendimento. E a melhor forma de reduzir o crescimento linear de custos é utilizar uma ferramenta como um chatbot para filtrar melhor as conversas.
Com isso, ao invés de lidar com todos os clientes que entram no chat, sua equipe só precisará conversar com os que tenham melhor fit com o seu produto. Isso porque, com um bom fluxo criado no chatbot, será possível entender as demandas e coletar dados antes mesmo de iniciar uma conversa. E a automação pode ajudar até mesmo no cadastro de leads no seu CRM, evitando erros e garantindo que eles sejam incluídos na base de dados.
Quanto à parte de atendimento, o chatbot também é essencial quando o cliente quer falar com você. Muitas vezes uma simples dúvida está impedindo-o da decisão de compra, seja sobre meio de pagamento ou usabilidade do produto, por exemplo. E ter um Bot nesses momentos pode salvar essa conversão!
Confira alguns lugares para incluir um chatbot na jornada do seu cliente, auxiliando quem chega até você após descobrir o problema e se sentir atraído pela sua solução:
No site, recomendando conteúdos, promoções ou produtos;
No blog, indicando outras postagens ou tirando dúvidas em tempo real;
No seu aplicativo, ajudando o cliente a encontrar as informações que precisa;
No WhatsApp, ajudando o cliente a consultar saldos, retirar uma via de boleto ou mesmo realizando o processo de pré-venda;
No Direct Messenger do Instagram, permitindo que o cliente seja redirecionado para produtos, informações ou mesmo um atendente específico;
No WhatsApp, redirecionando seus clientes para seus respectivos vendedores;
Por meio do Chat Plugin do Messenger nos seus canais, visando tirar dúvidas e direcionar o cliente;
Na página de preço de um software, tirando dúvidas semelhantes a um FAQ e conectando com um vendedor quando necessário.
Os usos e possibilidades são diversos e cabe à sua empresa entender qual o melhor uso. Ferramentas como o chatbot da Hi Platform estão preparadas para lidar com todos esses canais e obter um direcionamento omnichannel para o chat, garantindo diversas funcionalidades combinadas, como fila, roleta de vendedores e divisão por departamentos.
Como a plataforma da Hi ajuda com Atração e Atendimento no início da Jornada do seu Cliente
> Transforme curiosos em verdadeiros interessados com um chat pop up:
Inicie conversas automaticamente com clientes pelo chat assim que o usuário visitar o seu site ou quando realizar alguma ação. Indique produtos, desconto de boas-vindas ou direcione o contato para outros conteúdos dentro do site.
> Envie mensagens ativas em massa (HSM) no WhatsApp:
Na fase de aprendizado, dispare envios automáticos em massa pelo seu WhatsApp utilizando uma plataforma que é parceira oficial; conteúdos novos para alimentar esse lead fazem a diferença.
E caso esse cliente já tenha fechado com você, programe envios automáticos de lembretes, confirmação de consultas, pesquisas de satisfação, avisos de vencimentos de faturas, dentre outros. Enviar lembretes e avisos faz com que a pessoa se sinta querida, importante e muito grata!
> Acompanhe o seu mercado e identifique oportunidades:
Entenda comportamentos, sentimentos e saiba quais são os termos mais comentados nas mídias sociais. Analise a concorrência, acesse relatórios avançados, obtenha insights e gere diferenciação. Siga as reações e comentários e engaje nas trends para motivar potenciais consumidores. Acompanhar tudo o que está acontecendo apoia suas ações de Marketing, pois você pode criar campanhas de atração muito mais quentes e certeiras!
> Disponibilidade em tempo integral (24×7):
Esteja sempre disponível com um atendimento automatizado. Evite prolongar a jornada de trabalho da sua equipe e diminua custos! É muito mais agilidade para seu cliente resolver solicitações simples sem precisar de um atendente, na hora que quiser e no canal que preferir.
Com as integrações certas, inclusive com sistemas que você já usa na sua empresa, você automatiza o envio de respostas para as perguntas mais frequentes recebidas sobre sua marca, preços, produtos e serviços.
Saiba quais os horários que o consumidor mais busca pelo seu atendimento e nunca deixe ele na mão, o bot resolve em tempo real e você também pode retornar o contato com ele no dia seguinte com um atendente, caso necessário.
> Mais escala, menos gastos:
Nossa plataforma permite que sua operação seja escalável, evitando ampliação de equipe ou mais estrutura para suportar maiores volumes de atendimentos. Atenda tranquilamente nos períodos de sazonalidade, como datas comemorativas ou em épocas de matrículas. Essas épocas bombam de atendimento a novos clientes atraídos pelas suas promoções, então esteja presente e não dependa apenas de equipe humana para isso.
>Bot não resolveu? Direcione-o para um atendente:
Continue a conversa com o cliente por chat com um dos atendentes, tanto no WhatsApp quanto em outros canais. Direcionamento fácil ideal para novos contatos que preferem uma atenção especial ou querem ser atendidos por um humano. Essa comunicação também pode ter continuidade pela nossa ferramenta de Social!
> Acompanhe o histórico desse novo contato:
No decorrer do tempo, você vai precisar ter em mãos o histórico desse novo lead, afinal ele vai interagir mais vezes com você (essa é a ideia de lealdade). A Hi te ajuda com acesso ao histórico integrado da jornada desse novo consumidor, para que você sempre ofereça um atendimento personalizado. Tenha uma visão completa dos canais onde ele interage, veja diálogos de bot, chat, e-mail, redes sociais, reviews, NPS e/ou CSAT e integre a outros sistemas da sua empresa.
> Não faça o contato repetir informações:
A plataforma da Hi te dá acesso fácil às informações de cada cliente, em tempo real, possibilitando retomar o seu histórico e realizar um atendimento personalizado. Confira notas de satisfação do cliente, status de pedidos, redes sociais e muito mais.
Assim você não precisa fazer com que essa pessoa repita informações, dados, problemas ocorridos, etc., e pode avançar com mais facilidade nas próximas etapas de venda, pós-venda, lealdade e satisfação.
> @SeuCliente vai curtir você:
Nesse início da jornada, muitos novos contatos interagem pelos canais sociais, então é importante estar online e interagir com eles! Responda seu público nas suas redes sociais, atendendo comentários e menções para sua marca. Seja uma marca ativa nas redes sociais! Isso torna você mais engajado e dedicado a agradar pessoas, estando atento ao que acontece e participando de conversas.
> Gerencie tickets e organize seus atendimentos:
Controle as novas solicitações vindas de site, e-mail, chat e redes sociais. Registre comentários privados enquanto interage em um ticket de atendimento com seus clientes.
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