Por muito tempo, a linguagem formal era a única aceita como correta para o atendimento ao cliente. Porém, a linguagem informal tem ganhado espaço no atendimento como uma estratégia para aproximação com o cliente.
Muito do impacto na percepção dos consumidores está relacionado ao tom de voz e à linguagem adotados. A linguagem informal tem ganhado espaço, buscando uma maior proximidade com os clientes.
Enquanto a linguagem formal está ligada ao profissionalismo, o atendimento informal busca criar empatia e construir relacionamentos sólidos com os clientes.
Diante disso, surgem questionamentos sobre a escolha entre formalidade e informalidade na comunicação empresarial. Qual é a melhor abordagem? Será que isso realmente influencia significativamente na forma como os compradores percebem a empresa?
Preparado para entender como a linguagem informal pode ser usada no atendimento ao cliente? Então continue lendo:
É POSSÍVEL USAR LINGUAGEM INFORMAL NO ATENDIMENTO AO CLIENTE?
Resposta: Depende.
Há uma série de fatores que devem ser levados em conta antes de adotar uma linguagem informal no atendimento ao cliente. Por exemplo:
Quem são as Personas do produto ou serviço vendidos?
Qual o posicionamento da empresa (Missão, Visão e Valores)?
Qual o motivo de contato do cliente com a empresa?
Não adianta as campanhas publicitárias sobre um determinado produto ou serviço terem um tom leve e descontraído e o atendimento ser formal e frio, não é mesmo? Portanto, o segredo para uma comunicação eficiente no atendimento ao cliente é unificar os discursos, ter unidade na experiência oferecida.
Na rotina do atendimento é interessante criar empatia primeiro e a partir daí acertar o tom do diálogo. Oriente sua equipe a primeiro entender o perfil do cliente e depois usar o bom senso para adequar a linguagem ao que vai agradá-lo mais.
A linguagem desempenha um papel central no atendimento, sendo crucial pensar nela como a voz da própria marca ao se comunicar com os clientes. Além de promover uma maior proximidade entre as partes, essa estratégia permite uma comunicação clara e objetiva entre o agente e o comprador.
No entanto, ao definir o tom de voz mais adequado para sua marca, é fundamental considerar com quem a empresa está se comunicando e em qual nicho de mercado está inserida. A definição da persona e do público-alvo é essencial nessa escolha, pois uma marca de roupas direcionada aos jovens tem mais liberdade para adotar uma linguagem informal do que uma corretora de seguros, por exemplo.
Independentemente da formalidade ou informalidade, é importante lembrar que é possível oferecer um atendimento personalizado e humanizado, pois isso não deve prejudicar a amigabilidade e empatia do agente de atendimento.
E COMO TER UMA COMUNICAÇÃO EFICIENTE?
Para uma comunicação eficiente da empresa, é imprescindível a coesão dos discursos. Isso significa que não faz sentido criar campanhas de marketing com uma linguagem descontraída e informal, e, quando o cliente entrar em contato, fornecer um atendimento formal e distante.
É importante alinhar a comunicação com a imagem que a marca deseja transmitir. Nesse sentido, um manual de atendimento pode fazer a diferença ao estabelecer uma unidade na comunicação e, principalmente, ao treinar novos agentes de atendimento. No entanto, é fundamental compreender os benefícios e desafios tanto da formalidade quanto da informalidade.
Além disso, devemos reconhecer que, mesmo ao optar por uma ou outra abordagem, existem limites no tipo de comunicação que utilizamos para cultivar um bom relacionamento com o usuário.
VANTAGENS DA LINGUAGEM INFORMAL NO ATENDIMENTO
Quando a linguagem informal é adotada no atendimento ao cliente, o agente tem mais liberdade no diálogo e se sente mais à vontade. Assim, o cliente participa de um diálogo mais leve, em que ambos possuem o mesmo objetivo: uma ótima experiência para o consumidor.
Com esse atendimento humanizado e personalizado é possível aumentar a satisfação e fidelização dos clientes. O que, no fim das contas, é mais receita para a empresa.
DESAFIOS DA LINGUAGEM INFORMAL NO ATENDIMENTO
É importante treinar a equipe para avaliar a situação antes de adotar uma linguagem informal. Isso é crítico nas rotinas de help desk, onde o cliente está enfrentando alguma dificuldade ou problema técnico. Ao ser abordado por uma linguagem informal, o consumidor pode interpretar isso como uma falta de respeito e aumentar sua insatisfação.
Acredite, comunicações formais ou informais demais já foram motivos para diversas reclamações em redes sociais e portais como Reclame Aqui. Por isso, bom senso sempre.
Lembra quando falamos sobre unificar os discursos? Pois isso é crucial no atendimento multicanal! É comum que o cliente use canais de atendimento diferentes e ele irá perceber se a linguagem por e-mail contrastar da usada por telefone, por exemplo.
PONTOS QUE DEVEM SER EXPLORADOS NO TREINAMENTO DA EQUIPE
Linguagem informal não deve ser confundida com falta de respeito ou de interesse pelo problema do cliente.
Adotar esse tipo de linguagem não é desculpa para não respeitar a norma culta da língua. É possível ser leve e informal sem falar incorretamente.
A comunicação deve ser clara e objetiva. Oriente a equipe a não alongar a conversa e a respeitar o tempo do cliente.
Cuidado com o uso de gírias e expressões. Sua equipe atende clientes do Brasil inteiro? Pois o mesmo termo pode ter significados diferentes de acordo com a região do país.
Instrua seus atendentes a não utilizar frases que tragam incertezas sobre a operação do negócio ou sobre a capacidade do profissional. Há uma grande diferença entre “Olha, vou verificar isso” e “Não sei se a gente faz isso não”. Portanto, mesmo com linguagem informal é importante passar confiança ao cliente.
Em alguns canais de atendimento, como por exemplo chats e redes sociais, é possível adotar uma linguagem informal mais próxima de como falamos.
DECIDI TORNAR A LINGUAGEM DO ATENDIMENTO AO CLIENTE MENOS FORMAL. E AGORA?
A transição para a linguagem informal deve ser feita com muito planejamento, pois pode desagradar clientes antigos.
É importante frisar que uma mudança desse porte não deve ser baseada em achismos ou em seguir tendências cegamente. Para ter certeza que essa é a decisão correta, questione seriamente as questões propostas listadas acima.
CONCLUSÃO
Espero que as vantagens e desafios de adotar a linguagem informal no atendimento ao cliente tenham ficado claro.
Toda decisão em um negócio deve ser muito bem pensada. Principalmente aquelas que afetam o relacionamento do cliente com a empresa. Por isso, antes de qualquer mudança, reflita e planeje seriamente.
Linguagem formal ou informal, o importante é criar um relacionamento com o cliente!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.