Oct
17

Livre-se do século 20! – Por Francisco Sarkis

por: Afonso Bazolli
fonte: Redação
16 de outubro de 2019 - 17:12

Livre-se-do-seculo-20-por-francisco-sarkis-televendas-cobranca

Você está no século 21. Aqui não tem vendedor, nem motorista, nem gerente, nem chefe, você pode levar as compras sem caixa, sem maquininha, sem papel moeda, sem banco, você mesmo cria a sua programação, escolhe o plano que combina melhor com seu bolso, que combina melhor com você, quando você quiser. Enfim, sem centralização de poder e com uma intermediação mais simples possível.

Estas são as novidades que a transformação digital trouxe para os negócios e para as pessoas neste novo século. Para entender a mudança trazida pelo digital não basta fixar seu olhar na tecnologia embarcada da mudança: carro autônomo, IA, RV, RA, IOT ou 5G. Note que aqui nós estamos falando de ampliar a quantidade de decisões/autonomia  que precisam ser tomadas/realizadas e da quantidade de pessoas que passam a participar das decisões em qualquer processo.

Digital muda comando e controle. Não tecnologia

A maior mudança trazida pelo digital é empoderamento do ser humano, alterando para sempre a forma em que as pessoas vivem, consomem e fazem negócios. A distribuição de poder para uma maior quantidade de decisores só foi possível devido ao surgimento da web. E como você já ouviu falar, conhecimento é poder. Conhecimento descentralizado empodera ainda mais gente – foi assim que os consumidores ganharam o poder que tem hoje. E quando se abre espaço para que os clientes deem estrelas, curtições, notas para qualquer serviço ou produto obrigatoriamente se é obrigado a descartar aquilo que não funciona e promover o que está funcionando. Compartilha-se a decisão.

Assim, no Digital as pessoas adquiriram uma maior capacidade de tomar decisões, pois se aumenta o nível de liberdade e responsabilidade. Antes não era possível, pois os limites de comunicação entre as pessoas e as empresas era limitado. Hoje o consumidor se organize em redes sociais, comunidades, fotografa e filma tudo e se torne cada vez ativo.

Todos estão preparados para o digital?

Tem muita gente que não conseguiu entrar no século 21. Viver neste século significa saber lidar emocionalmente com toda uma abundância de informação e de velocidade até que tudo fique “normal” de novo. Neste século as pessoas precisarão de um novo patamar de interpretação da realidade, de entendimentos dos problemas, de checagem de dados – separar o que é falso e o que não é (fake news).

É preciso se livrar, em definitivo, do século 20!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: