Sep
28
27 de setembro de 2017 - 18:10

Maneiras-de-reduzir-os-custos-com-atendimento-sem-prejudicar-qualidade-televendas-cobranca

Por: Wilson Souza

Obter um retorno satisfatório sem ter que fazer grandes investimentos é o sonho de todos os empreendedores. Contudo, não é nada fácil conseguir isso, principalmente com o grande número de alternativas no mercado em todos os setores. Mesmo assim, principalmente em tempos de instabilidade econômica como os que vivemos atualmente, reduzir gastos é extremamente necessário, mas sem que haja queda também na qualidade do serviço.

No atendimento ao cliente, por exemplo, que é uma das áreas mais propensas a terem o orçamento reduzido, existem diversas maneiras de manter a qualidade mesmo com a diminuição dos gastos. E mais, em alguns casos, em médio e longo prazo, é possível melhorar o atendimento justamente graças à implantação de algumas práticas com o intuito de diminuir custos. Por isso, acompanhe a seguir algumas formas de reduzir os custos com atendimento sem perder a qualidade.

INVESTIR EM QUALIFICAÇÃO

Muitos podem se perguntar se não é muito caro oferecer cursos e treinamentos para a equipe de atendimento. Contudo, mais caro será cada atendimento se os profissionais não forem capazes de resolver os problemas e as dúvidas dos clientes rapidamente.

Um atendente capaz de responder prontamente tudo que o consumidor quiser saber, reduz consideravelmente o tempo de cada interação, o que lhe permite responder a um maior número de chamadas. Destarte, investir em qualificação significa reduzir os gastos com atendimentos insatisfatórios. Logo, esse é um meio de diminuir os custos e ainda por cima aumentar a qualidade do atendimento.

ORGANIZAR OS TRABALHOS E MEDIR OS RESULTADOS

Muitas vezes, a desorganização, mesmo que não seja evidente, acaba boicotando os resultados. Dessa forma, organizar todos os trabalhos da maneira mais adequada é um fator fundamental para que não sejam feitos gastos desnecessários e os investimentos sejam focados no que realmente é relevante.

Outro ponto fundamental é medir os resultados para saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado, pois isso evita gastos com atividades que não estão apresentando o retorno esperado. Isso viabiliza que os investimentos sejam direcionados para as práticas efetivamente rentáveis.

AUTOMATIZAR TAREFAS

Automação é a palavra da vez no Help Desk, pois com ela tudo fica mais simples e melhor. Ao automatizar tarefas, além de diminuir diretamente os gastos com pessoal, também há uma otimização dos serviços, já que a tecnologia permite que ações desenvolvidas através de ferramentas on-line sejam bem menos propensas a erros que àquelas feitas por pessoas repetidas vezes, além de serem bem mais versáteis.

Um grande exemplo disso é o sistema Acelerato, ferramenta que torna possível, além da obtenção de relatórios e dados sobre as atividades, as interações e os clientes, um atendimento eficiente de qualquer lugar e horário. Tudo isso, além de personalizar o relacionamento com os clientes, o que diminui o número de chamadas desnecessárias, torna todos os processos muito mais eficientes, o que reduz custos e certamente deixa a qualidade do atendimento muito mais satisfatória.

Gostou?

Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.

Até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: