Apr
09

Marketing conversacional: entenda por que investir

por: Afonso Bazolli
fonte: Mutant
08 de abril de 2024 - 17:01

Marketing-conversacional-entenda-por-que-investir-televendas-cobranca-3

A necessidade de uma abordagem mais personalizada ao consumidor e de focar na experiência do cliente, a fim de desenvolver um relacionamento com potenciais compradores, trouxe à tona um novo conceito: o marketing conversacional.

Você sabe o que isso significa? Não se preocupe mais, pois hoje vamos te contar o que é, os motivos pra investir nele e muito mais. Depois deste artigo, sua visão sobre a publicidade vai mudar. Confira!

O que é marketing conversacional?

O marketing conversacional consiste em um modelo de abordagem de possíveis consumidores que ocorre em um formato de conversação, no qual há uma troca de interações enquanto o cliente percorre o funil de vendas.

Contando com o apoio da tecnologia, uma conversa em tempo real, automatizada e personalizada, se desenvolve a fim de se relacionar com o público, bem como otimizar a experiência dele, gerando conversões e envolvimento com negócio em cada etapa da jornada de compra.

Quais são as características principais do marketing conversacional?

Pra entender melhor esse modelo de marketing de experiência é preciso compreender as características que o distinguem de outras formas de publicidade e propaganda, de tal forma que ele se destaca por esses diferenciais. Tais como:

escala: permite que o atendimento se torne escalável, abrangendo mais clientes conforme a demanda cresce, sem elevar os custos pra isso;

personalização: nessa estratégia a customização é uma característica forte, que gera interação do público;

agilidade: o tempo de proposta é um elemento chave pra que a conversação realmente ocorra, fazendo o dinamismo ser fundamental pra criar um diálogo natural;

tecnologia: o marketing conversacional não é digital apenas no que se refere aos canais que usa — ferramentas de automação e análise de dados são amplamente usadas pra colocá-lo em prática.

Quais são os resultados do marketing conversacional?

Os resultados dessa estratégia abrangem um conjunto de benefícios que ele oferece pra empresa. São tanto vantagens nos processos internos como nos resultados do negócio. Descubra quais são a seguir!

Melhora a experiência do consumidor e o relacionamento com o público

O principal diferencial do marketing conversacional é o seu impacto positivo na experiência do cliente, fortalecendo o relacionamento entre marca e consumidor. As soluções tecnológicas permitem que os contatos, ao mesmo tempo que envolvem, gerem valor.

A personalização é a chave pra isso acontecer, principalmente quando se trata de resolver problemas ou dúvidas. Uma atuação focada nas necessidades do público e ágil é responsiva e eficiente.

Aumenta a satisfação e fideliza os clientes

A qualidade do atendimento, a satisfação com uma experiência diferenciada e o relacionamento criado a partir dessa estratégia são questões que aumentam a fidelidade dos consumidores. Dessa forma, uma base de clientes habituais se desenvolve, impactando positivamente a imagem da marca e a lucratividade.

Gera autoridade de marca e amplia o engajamento

Além de transformar os compradores em defensores e, até mesmo, porta-vozes da marca, duas características importantes pra o marketing digital: autoridade e engajamento, são impulsionadas pela estratégia conversacional.

A primeira é favorecida pela capacidade de resolução de problemas, com agilidade e eficiência, durante o atendimento, provando a competência do negócio tanto pra quem já compra da empresa, como pra quem está no processo de decisão. O segundo é um efeito da própria abordagem, que se baseia em interações em tempo real com o público.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: