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14 de agosto de 2022 - 11:37 - atualizado às 11:40

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Marketing Conversacional é uma estratégia que visa melhorar a comunicação com os clientes utilizando a tecnologia, como chatbots; saiba como usar

Você já quis comprar online algum produto ou serviço, mas antes teve que preencher um formulário muito extenso ou até mesmo esperar que alguém entrasse em contato? Pois é, com o Marketing Conversacional nenhum cliente precisa passar por situações chatas como essa.

Antes de tudo, o Marketing Conversacional é uma estratégia que visa melhorar a comunicação com os clientes. Ou seja, utilizar a tecnologia e a inteligência artificial para manter uma relação duradoura entre o público e a marca.

Mas como isso é possível? A resposta é simples: criando diálogos reais, personalizados, que geram conexão com os clientes.

Essa interação pode ser feita com chatbots, uma ferramenta para otimizar o atendimento ao cliente. Neste post, vamos mostrar em detalhes como a sua empresa pode se beneficiar do Marketing Conversacional!

O que são chatbots?

Um chatbot, como o próprio nome já diz, é um chat (comunicação via internet, bate-papo), feito por um robô. Ou seja, um software para automação de respostas, um atendente virtual. Esse tipo de inteligência artificial consegue atender os clientes de forma simultânea e instantânea.

Por meio da ferramenta, podem ser cadastradas mensagens rápidas. É possível, ainda, programar o chatbot para se adequar às necessidades do seu negócio e dos seus clientes.

Vamos supor, por exemplo, que você tenha uma loja de roupas e gasta várias horas por dia enviando o número de rastreamento do pedido de um cliente que já recebeu essa informação por email. Esse envio pode ser feito de forma simples e rápida, por um chatbot.

Além disso, se um cliente enviar uma pergunta básica como “quais as formas de pagamento”, o chatbot poderá responder. De acordo com uma pesquisa da IBM, 99% dos respondentes relataram um aumento na satisfação do cliente como resultado do uso de chatbots.

Vantagens de utilizar chatbots e Marketing Conversacional

Utilizar chatbots contribui para otimizar o seu tempo de resposta, economizar tempo, recursos e ainda aumentar o desempenho da sua equipe. Além disso, oferecer uma boa experiência de compra aos clientes também é um dos benefícios de usar o Marketing Conversacional na sua empresa.

Rapidez no atendimento

Os chatbots podem atender vários clientes ao mesmo tempo. Com isso, seus Leads não terão que enfrentar filas e nem esperar para ser atendido. De acordo com uma pesquisa do SurveyMonkey Audience, 55% das pessoas valorizam o uso da ferramenta em empresas, por causa das respostas imediatas e 51% acreditam ser de fácil comunicação.

Disponibilidade

O mesmo estudo também mostrou que 64 % das pessoas consideram os bots úteis pela sua disponibilidade. Isso porque, ao utilizar a ferramenta, a sua empresa irá funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana. Sendo assim, você irá atender todos os clientes mesmo nos feriados e fins de semana.

Redução de custos

Imagine só se fosse necessário deixar uma pessoa responsável por responder todas as dúvidas dos clientes? Isso daria muito trabalho! Ao automatizar esse processo, você pode trabalhar com uma equipe reduzida.

Sendo assim, quando um cliente entrar em contato, ele só será conduzido para um atendente humano se for necessário. A IBM calcula que ao utilizar chatbots, as empresas podem reduzir em até 30% os custos do relacionamento com o cliente.

Personalização

Engana-se quem pensa que utilizar chatbots deixa o atendimento robotizado. Como já falamos antes, é possível personalizar a ferramenta e adaptá-la conforme a linguagem do seu negócio.

Atender de forma humanizada é essencial para entender ao máximo os clientes e ainda captar informações importantes. Dessa forma, você contribui para oferecer uma boa jornada de compra ao seu público.

Onde utilizar os chatbots

Que tal integrar os chatbots aos canais de comunicação da sua empresa? Fazendo isso você poderá alcançar ainda mais clientes utilizando as redes sociais. Ou seja, são mais oportunidades de vendas.

O WhatsApp, por exemplo, é usado por cerca de 76% dos brasileiros para se comunicar com as empresas. De acordo com um estudo feito pela Opinion Box e pelo Portal Mobile Time. Sendo assim, é importante saber aproveitar o ambiente digital da melhor forma, para ampliar a comunicação com os seus leads.

Para saber mais sobre a importância de ter essa tecnologia na sua empresa, confira o post “Chatbots, entenda como a ferramenta revoluciona suas vendas”.

O Marketing Conversacional na prática

Sabe aquele cliente que envia uma mensagem para empresa fora do horário de funcionamento? Com o Marketing Conversacional, é possível ter uma comunicação imediata na qual seus Leads podem interagir com você no momento que quiserem. Ou seja, sem precisar que tenha um atendente disponível para dar um retorno.

Os chatbots irão atender por você enquanto estiver fora e ainda poderão atender mais de um cliente, de forma simultânea. E quando se fala em internet, é essencial atender de forma rápida, eficiente e com qualidade. São esses pontos que vão te destacar frente à concorrência.

Sendo assim, investir em vendas conversacionais é uma ótima estratégia para ampliar a relação com os seus clientes.

Vendas Conversacionais

O conceito de vendas conversacionais prioriza o uso de aplicativos de mensagem no processo de venda, como por exemplo: Facebook, WhatsApp ou Chat. Nos dias de hoje, os clientes já não precisam mais ir até uma loja se quiserem saber algo sobre um produto ou serviço. Esse processo pode ser feito de forma simples e rápida por meio de um smartphone.

Desde o início da pandemia, as vendas online cresceram ainda mais. Os clientes precisaram se adaptar a esse meio digital, da mesma forma que as empresas também tiveram que marcar presença na internet. Mas vender pela internet não é tão simples como se imagina. É preciso fornecer uma experiência personalizada em tempo real.

Antes de tudo, identifique onde o seu cliente está. Quais são os canais de comunicação mais utilizados por eles? A partir desta resposta você poderá se dedicar aos canais de comunicação que melhor se relacionam com a rotina e perfil do seu público.

A troca de informações nesse tipo de venda é muito rápida e prática. Ao utilizar o WhatsApp Business API, por exemplo, é possível automatizar o atendimento deste canal. A versão Application Programming Interface (API) do WhatsApp é um serviço voltado para as empresas que usam o app para realizar atendimentos.

Com uma API do WhatsApp, é possível ter vários chatbots e atendentes trabalhando com o mesmo número de telefone, através de uma plataforma de atendimento. Vale lembrar que é preciso utilizar uma versão oficial do aplicativo para que o seu número não seja banido.

Plataforma de atendimento e o Marketing Conversacional

Você já se deparou com uma situação em que o cliente ao esperar para ser atendido, acaba enviando uma mensagem em dois canais de atendimento? Quando isso acontece, a informação acaba ficando dispersa e um canal vira concorrente do outro.

Ao utilizar uma plataforma de atendimento como a da Poli, todos os canais de comunicação da sua empresa serão unificados. Na prática, isso significa que quando um cliente entrar em contato seja pelo Facebook, WhatsApp ou Chat, todas as mensagens ficarão reunidas em um só lugar.

Uma das vantagens dessa ferramenta é oferecer uma experiência única aos usuários. Ou seja, o seu cliente receberá o mesmo atendimento mesmo se entrar em contato por canais diferentes. Além disso, os clientes podem escolher qual canal preferido para se comunicar com a empresa. É importante ressaltar que o primeiro contato com a empresa, pode ficar marcado. Por isso, para ter um atendimento rápido, eficiente e com qualidade é essencial contar com chatbots. Para saber mais sobre os benefícios de contratar essa ferramenta, acesse o post que traz 4 motivos para ter uma plataforma de atendimento.

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