Oct
06
05 de outubro de 2016 - 18:09

Mobilegeddon-do-google-afeta-contact-centers-televendas-cobranca

O “mobilegeddon” do Google afeta os contact centers de venda? Mais do que você pensa

Você já ouviu falar no “mobilegeddon”? Essa mudança no algorítimo do Google passa a privilegiar ainda mais os sites mobile e impacta diretamente nos resultados de busca orgânica realizada por tablets e smartphones. Ou seja, quando alguém  fizer uma busca por um dispositivo mobile, o Google classificará primeiro as páginas que estejam otimizadas e sejam responsivas. Mas como isso pode afetar os contact centers de venda?

Primeiro, é preciso lembrar que se uma empresa não possui uma estratégia omnichannel, ou mesmo um site na internet, o novo algorítimo não é uma preocupação, mas o fato de não ter estratégia nem site sim. Se você tem um site mobile-friendly, a estratégia omnichannel pode ser ainda mais assertiva. Caso um usuário não consiga encontrar seu produto facilmente na internet — sinal de que o SEO do seu site não está bom e/ou sua empresa deveria investir em mídia online paga — todos os demais esforços podem não fazer sentido. O panorama pode ser ainda pior: seus concorrentes apostarem em design responsivo, aparecerem primeiro e conquistar seus potenciais clientes e você não.

Provavelmente, a página na internet da sua empresa recebe uma porcentagem significativa de visitas por dispositivos móveis, e mesmo que não seja o caso, prepará-la para a realidade é igualmente importante. Um estudo feito pela consultoria Conversion apontou que de cada cinco visitantes de comércio eletrônico, um utiliza celulares e tablets. Em reais, a estimativa é de que o e-commerce tenha uma receita de cerca de R$ 11,1 bilhões somente em compras realizadas por dispositivos móveis.

Além disso, se o seu site é mobile, a chance de pensar em estratégias casadas com os contact centers de venda é maior. Um botão de “clique aqui para ligar se tiver dúvidas” ou “salve nosso telefone em sua agenda se tiver dúvidas” pode ser uma alternativa. A grande questão é: quanto mais facilmente o consumidor encontrar aquilo que procura e deseja, mais fácil será a venda. Ao encontrar uma página desorganizada ou muito poluída — isso se o usuário encontrá-la — a tendência é abandonar a loja. Resultado: a estratégia ominichannel não passará de um plano de ideias.

Quer uma dica? Aproveite que você tem uma estrutura omnichannel e pesquise o que poderia ser modificado na estrutura, layout e design do seu e-commerce ou site da empresa. Certamente, as respostas serão a melhor base para tomar decisões e aplicar mudanças significativas em sua estratégia.

Você acha que os contact centers de venda estão se preparando para o “mobilegeddon”? Comente!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: