Apr
11

O que é relacionamento com clientes: 9 dicas

por: Afonso Bazolli
fonte: Agendor
10 de abril de 2019 - 18:08

O-que-e-relacionamento-com-clientes-9-dicas-televendas-cobranca

Por: Gustavo Paulillo

O que é relacionamento com clientes? pense assim: Se você fosse o cliente, gostaria de ser tratado da maneira com que a sua empresa o trata?

Todos sabemos que os clientes são o maior ativo de uma empresa. Então, o que você faz para construir um relacionamento com os clientes de modo a ter sucesso?

Neste posts, selecionamos 9 dicas divididas em duas partes.

Na primeira, apresentamos 5 práticas do dia a dia de vendas, que podem ser facilmente inseridas em nossa rotina, para entendermos melhor o que é o relacionamento com clientes. Confira nessa apresentação que preparamos e, em seguida, as outras 4 dicas.

O que é relacionamento com clientes?

Como dissemos, confira baixo as 5 dicas que estão na apresentação acima. Na sequência, dê uma olhada em outras práticas interessantes sobre o mesmo assunto e que podem ajudar você.

Veja nossas dicas de relacionamento com clientes:

1- Pontualidade é fundamental para os clientes

Não importa o setor ou ponto de contato, a oportunidade de resposta está se tornando cada vez mais importante como um indicador de satisfação geral. Os negócios estão se tornando cada vez mais rápidos e dinâmicos, a espera pode ser algo frustrante. É importante dar atenção e manter o foco nas necessidades do cliente.

Esteja sempre pronto para atender o cliente e dê respostas rápidas para eliminar qualquer tipo de incerteza.

2- Crie métricas para monitorar a satisfação

Ninguém gostaria de ser um passageiro em um avião cujo piloto tinha apenas um único indicador no cockpit.

Da mesma forma, várias métricas – financeira, clientes, funcionários e mercado – fornecem uma imagem mais completa do seu negócio. Tenha uma visão geral de várias métricas importantes – e não somente uma.

3- Entenda o comportamento do seu cliente

O que é relacionamento com clientes se não conhecê-los melhor e poder estudar seu comportamento? Saiba como e quando os clientes:

  • fazem compras
  • chamadas para suporte técnico
  • participam em cursos de formação
  • interagem no Facebook
  • percorrem corredores de lojas de varejo
  • Entre outros…

4- Use o atendimento empático

Se você fosse o cliente, gostaria de ser tratado da maneira com que a sua empresa o trata? Sente-se na cadeira do cliente e veja se o seu discurso está focado na sua empresa, como um folheto falante, ou se está focado na real necessidade em servi-lo. Este tipo de abordagem é excelente para construir relacionamento com o cliente.

5- Tudo se resume ao atendimento

O atendimento pode ser um atalho ou um vínculo permanente. É possível perder clientes e continuar com bom relacionamento, da mesma maneira que é possível ter um cliente por muito tempo te odiando. O atendimento é a porta de entrada em uma empresa. É através dele que negócios podem ser encurtados ou prolongados.

Mais 4 dicas sobre o que é o relacionamento com clientes:

O desafio de todo empreendedor é alavancar negócios mais eficazes. Para isso, o relacionamento pode ser uma ferramenta estratégica valiosa.

Por mais que uma empresa seja grande e dê lucro, o empreendedor sempre estará preocupado em vencer os mesmos desafios. Dentre esses desafios, alavancar negócios acaba sendo uma missão que realmente tira o sono do empreendedor.

Principalmente o micro e pequeno empreendedor.

Os desafios de crescimento são inúmeros em uma pequena empresa e dessa forma, o empreendedor acaba se esquecendo do poder do relacionamento para fazer negócios e parcerias acontecerem.

Mas no dia-a-dia, muitas vezes os empreendedores acabam deixando o relacionamento de lado para resolver outros problemas de grande escala.

A grande verdade sobre os empreendedores à frente das micro e pequenas empresas, é que eles ficam sobrecarregados em fazer com que os resultados da empresa estejam de acordo com os seus sonhos pessoais.

E na prática, isso é muito mais difícil.

Por mais que se queira microgerenciar todas as áreas, alguma coisa sempre fica de lado. Principalmente na hora de construir relacionamento com o cliente.

Muito mais que o investimento em novas frentes de negócios, é o relacionamento o grande aliado dos pequenos na hora de fomentar novos negócios.

O melhor indicador do sucesso de uma empresa é a referência.

Mas isso só acontece quando existe relacionamento entre as partes, quando o cliente realmente confia na empresa que está do outro lado.

Mas, afinal de contas, o que é relacionamento com clientes? É de confiança só se faz relacionamentos!

Por isso, anote aí em sua agenda essas dicas valiosas de como construir relacionamento com clientes para alavancar negócios:

1. Mostre que você é confiável

Em um namoro, as pessoas não confiam cegamente umas nas outras no primeiro dia em que se conhecem. A confiança é conquistada e dia após dia, uma parte aprende a confiar na outra.

Nos negócios não é diferente.

É no dia-a-dia que se ganha confiança, o respeito e a parceria de clientes. Não adianta começar um negócio com um cliente hoje e sair pedindo indicações logo amanhã cedo.

Certamente o cliente duvidará da idoneidade e dos interesses de uma empresa com quem acabou de fechar o primeiro negócio e já está pensando em faturar mais.

2. Todo relacionamento é feito de encontros

Primeira coisa a fazer: marque o nome de seu cliente na agenda.

Para que seu cliente se lembre de você e enxergue-o de maneira diferente, você não pode mostrar que está interessado somente no pedido, mas em serem parceiros de negócios para prolongar as relações.

Para isso é preciso se interessar pelo cliente profundamente e estreitar os laços. E é justamente por isso que você não pode se esquecer do cliente na sua agenda!

Pense em…

  • Ligar para o cliente e perguntar o que está achando sobre fazer negócios com você;
  • Manter encontros pontuais para falar sobre os negócios;
  • Convidá-los para eventos do interesse deles;
  • Presenteá-los com cursos, workshops e presenças em eventos – até cinema vale, faz parte também da gestão do relacionamento com clientes!

Gerenciar o relacionamento com o cliente, significa fazer os clientes que não compram, comprarem, os que compram, continuarem comprando, e que eles indiquem a sua empresa futuramente.

Mas, só tem uma maneira de fazer isso: focando no relacionamento, não no fechamento. O relacionamento precisa ser mais importante do que o restante. Somente assim a relação avança.

3. Indique negócios antes de pedir indicações

A educação gera uma dívida.

Quando você trata seus clientes com generosidade, eles se sentem na obrigação de retribuir.

Por isso, antes de pedir indicações ou qualquer outra coisa do tipo, lembre de seu cliente. Lembre que ele precisa também aumentar os negócios e como empreendedor, ele tem os mesmos desafios que você.

Quando nós geramos negócios, contatos, conhecimento, lucro, ou algum ativo para os clientes antes de pedir uma indicação, ajuda ou algo do tipo, eles percebem que o interesse de sua empresa não é apenas vender, mas fazer com que os clientes também sejam bem-sucedidos. Neste contexto, o que é relacionamento com clientes se não uma troca de ações que vão favorecer as duas partes?

4. Faça seu cliente ser bem-sucedido!

Esse é o desafio de qualquer vendedor. Faça do relacionamento uma rotina.

A gestão do relacionamento com o cliente precisa ser uma rotina. Se você não fizer pequenas ações durante o dia, no final das contas, suas ações podem não surtir mais efeito.

O que é o relacionamento com o cliente? É algo que precisa ser criado e construído diariamente para surtir efeito.

Assim é que relações proveitosas e duradouras acontecem. Tenha em mente que ao alimentar as relações de maneira saudável, com o tempo e constantemente, conseguimos criar laços verdadeiros com clientes e produzir negócios mais eficazes.

Caso contrário, a aproximação pode parecer forçada.

Por isso, não se esqueça: faça do relacionamento um hábito diário!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: