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Opt-In do WhatsApp: Aqui está como deve ser feito!

por: Afonso Bazolli
fonte: Smart NX
23 de outubro de 2022 - 12:01

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O WhatsApp é o aplicativo mais querido do Brasil, sendo utilizado por mais de 120 milhões de pessoas. Por isso, muitas empresas vêm utilizando a ferramenta para se relacionar com seus clientes e consumidores. Entretanto, para se relacionar com a sua base é preciso se atentar ao aceite do opt-in. Afinal, você não quer ser considerado spam e acabar perdendo clientes.

O que é Opt-in?

O opt-in é a autorização necessária, dada pelo cliente, para receber notificações proativas, comunicações e conteúdos da sua empresa. Essa autorização pode ser feita de várias maneiras, dentro ou fora do WhatsApp.

A ideia é que ele seja visual e explícito em relação aos conteúdos que o usuário está autorizando receber, de forma que ele tenha total consciência do objetivo das notificações após sua autorização.

Mas quais seriam os requisitos mínimos para esse opt-in? De acordo com o próprio Facebook, a empresa deve se atentar a 3 pontos:

Deixar claro que a pessoa está aceitando receber mensagens da empresa pelo WhatsApp

Mostrar o nome da empresa à pessoa que está aceitando receber mensagens

Cumprir a lei aplicável

Fonte: Facebook for Developers

Você pode utilizar diversos tipos de canais para a aceitação/permissão do envio dessas comunicações proativas, são eles:

Via site

Fluxos de resposta interativa de voz (URA)

Conversa no WhatsApp

SMS

E-mail Marketing

Notificações APP

Confira como aplicar o Opt-in em cada uma dessas situações. . .

Qual a melhor forma de planejar um Opt-in no Site/LP?

Lembre-se de inserir as perguntas chaves em todos os formulários do seu site, landing page, hotpage ou qualquer canal. A atualização dessas inscrições já irá lhe garantir a possibilidade futura de gerenciar esse cliente com uma comunicação ativa. Porém, é importante deixar claro o tipo de notificações ele irá receber pelo WhatsApp após seu aceite, por exemplo: Notificações sobre Compras. Veja alguns pontos e informações importantes que você deve atualizar em seu formulário:

1 Opt-in de WhatsApp com URA ou Voicebot

Você pode automatizar o processo de opt-in do WhatsApp usando URA (Unidade de Resposta Audível) ou Voicebot. É um processo bastante simples, tudo o que você precisa fazer é configurar uma mensagem de voz automatizada pedindo aos clientes que deem consentimento pressionando uma tecla específica em seu teclado de discagem. Assim que fizerem isso, você poderá enviar uma mensagem de confirmação de opt-in pelo WhatsApp. Veja um fluxo básico de exemplo:

Opt-in-whatsapp-televendas-cobranca-interna-1

2. Opt-in com Chatbot no WhatsApp Receptivo

Provavelmente, você já possui um Chatbot em seu WhatsApp Receptivo, basta acrescentar uma nova etapa com perguntas em formato de formulário, de forma que o próprio WhatsApp faça a coleta e registre a intenção de receber comunicações proativas. Veja um exemplo:

Opt-in-whatsapp-televendas-cobranca-interna-2

3. Fazer opt-in pelo SMS é tão fácil quanto pelo WhatsApp

Envie para sua lista de clientes uma mensagem simples, como o bot anterior, e colete toda a lista de quem fez o aceite. Em seguida, envie uma mensagem de WhatsApp ativo.

4. Fazer opt-in para WhatsApp com E-mail Marketing

Para e-mail marketing não muda muito em relação ao que mostramos nos itens anteriores. Porém, é válido ressaltar que você precisará fazer o registro da escolha de opção e apenas o click em determinado botão não é considerado como aceito. Por isso, você provavelmente terá que levar a pessoa até uma Landing Page com um formulário pedindo as informações básicas.

5. Opt-in pelo seu App

Se sua empresa já possui um App, você possui duas formas de fazer o opt-in. Uma delas é pedir ao seu desenvolvedor para criar um ambiente dentro do seu aplicativo para direcionar o usuário a preencher o formulário de aceite. Outra forma é fazer como descrevemos no e-mail marketing, colocando um link para uma Landing Page.

 6. Bônus

Existem dezenas de formas nos processos da sua empresa, na qual o cliente já está envolvido com a sua marca, que você pode aproveitar para pedir aquele preenchimento de formulário e garantir uma experiência duradoura. Um exemplo bem legal que vemos no Varejo é incluir o formulário na última etapa do Carrinho de Compras, garantindo a possibilidade de construir uma experiência incrível a longo prazo por meio de notificações ativas para esse cliente.

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