Apr
02

Os tipos de clientes e o cliente premium

por: Afonso Bazolli
fonte: Administradores.com
01 de abril de 2018 - 14:02

Os-tipos-de-clientes-cliente-premium-televendas-cobranca

Apresentar os 05 P’s de clientes (Premium, potencial, politicamente correto, paraquedas e parasitas.

Por: Clovis Moura

Se em época de abundância as empresas nem sempre conseguem aferir o melhor resultado em indicadores como faturamento, rentabilidade e fidelização dos clientes de sua carteira, o problema é muito maior em períodos de retração e crise. Parte desse problema está na ausência de uma leitura e estratégia diferenciada para os diversos tipos de clientes que habitam sua arena de negócios. Para facilitar essa atividade, apresento aqui um mapeamento básico desses grupos de clientes e o que melhor fazer com cada um deles – todos eles iniciados com a letra P. No artigo de hoje vamos falar do cliente Premium.

O nome já indica que é um cliente desejado por todos, acima de todas as outras categoriais. As principais características desse grupo são sua elevada participação no seu faturamento e, principalmente, na rentabilidade que deixa à operação. São escassos em quantidade numa área geográfica mas podem estar apenas camuflados diante de um olhar fechado e tradicional, onde as grandes empresas ainda são definidas pela área física de seus muros. Há um volume consistente de oportunidades em empresas alinhadas ao mundo digital, por exemplo.

Em sua estratégia comercial, seu objetivo principal com esses clientes é mantê-los na sua carteira. Para tanto, faz-se necessário atuar em quatro pontos principais: Primeiro, dedicar tempo no atendimento aos clientes desse grupo. Cliente Premium sabe o quanto é importante e exige dedicação e atenção. Garantir a qualidade esperada com doses de superação de expectativas é mais um requisito. Visando blindar seu futuro, fique atento as novas necessidades que o negócio dele exigirá da sua empresa e transforme essa demanda em inovação e entrega de valor.

Pronto! Tenho certeza que a utilização prática das informações acima terão impacto positivo na gestão customizada dos clientes de sua carteira.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: