Com as mudanças tecnológicas evoluindo a cada dia, as empresas precisam se manter abertas para uma dinâmica de inovação. Uma revolução muito importante nessa era foi a introdução de soluções em nuvem em vários setores, inclusive o de comunicação. Antes da chegada das soluções em nuvem, grande parte das empresas precisavam manter uma equipe de …
A tecnologia já está muito presente em nossas vidas. Cada vez mais, a IoT (Internet das Coisas) conecta dispositivos que fazem parte do nosso dia a dia. Diversas empresas se valem da análise maciça de dados (big data) para oferecer melhores produtos e serviços aos clientes — que, quase sempre, saem satisfeitos. A inteligência artificial …
Se me pedissem para escolher os dois maiores (ou mais recorrentes) erros de português no mundo do telemarketing, eu não titubearia. Escolheria os dois entraves linguísticos sobre os quais discorrerei neste texto. O primeiro, sobre o qual você indubitavelmente acabou de pensar, é o gerundismo. Meu Deus! Como a presença de três letrinhas (ndo) pode …
Pesquisa da Cedro em parceria com o E-Commerce Brasil buscou levantar dados sobre a percepção dos consumidores em relação ao atendimento digital. A pesquisa revelou que o canal de atendimento mais usado pelos consumidores atualmente é o WhatsApp, com 39% das respostas. 26% responderam que usam o site da loja virtual para o atendimento e …
Por Regiane Esturílio* O novo projeto de Decreto da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) 2020/2021, chamado de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) humanizado, provoca algumas reflexões, especialmente quanto às consequências para a empresa e a experiência do consumidor se a legislação não for seguida. O Decreto No 6. 523/08, que regulamenta o SAC de …
Quando decidimos escrever sobre neuromarketing, lembramos de um momento mindblowing — e vamos ter de te contar! Foi lá no final do ano de 2013, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Era uma noite de palestra, e no palco sobe Paul Zak, conhecido como Dr. Love, apelido que faz …
Já faz alguns anos que o consumidor passou a ser, definitivamente, o centro de qualquer negócio. Com as transformações na cultura do consumo e variedade de produtos disponíveis à um clique, compreender a experiência de compra é crucial para agregar valor à marca e reter mais clientes. Para ajudar a entender melhor esse cenário, vamos …
Empresas precisaram apostar na tecnologia durante pandemia, mas atendimento deixou a desejar A tecnologia foi colocada à prova nesta pandemia e não conseguiu dar conta do recado plenamente, abrindo muita margem para reclamações de consumidores. Quem precisava esclarecer algo com o gerente de conta do seu banco era estimulado a recorrer ao 0800, iniciava uma …
No intuito de construir jornadas transformadoras, é preciso ir além de modelos convencionais de comunicação e compreender características únicas a cada cliente Por Regiane Menezes* Dentro do contexto corporativo, a comunicação com o cliente é, talvez, uma das vertentes mais modificadas por novas tendências e estratégias. Com a finalidade de acompanhar um mercado cada vez …
A digitalização passou de coadjuvante ao centro dos negócios A digitalização passou de coadjuvante ao centro dos negócios em que a inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina estão na base da interação com os clientes. A transformação é mais fácil para os nativos digitais do que para empresas com legado analógico, mas é um …