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05 de abril de 2020 - 12:03

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Oferecer atendimento de qualidade é fundamental para aumentar as vendas online. Ao ser atendido e passar por uma experiência positiva, o consumidor tende a voltar a comprar o seu serviço ou produto, além de poder indicá-lo para outras pessoas. Que tal investir nos chatbots?

A maneira como o cliente consome os produtos mudou. Com o desenvolvimento das novas tecnologias e o avanço do mundo digital, o atendimento aos clientes precisa ser feito de maneira qualificada para aumentar vendas online das empresas.

Atualmente, o consumidor está muito mais exigente em relação ao suporte. Por conta das novas plataformas digitais, o público consegue ficar muito mais próximo das empresas e, com isso, exige que a qualidade dos serviços seja cada vez maior.

Neste post vamos mostrar alguns fatores capazes de contribuir para que o atendimento aumente as vendas online da sua empresa. Confira!

Use ferramentas no atendimento

Com o desenvolvimento das novas tecnologias, algumas ferramentas e aplicativos estão ganhando cada vez mais atenção no mundo corporativo. Uma dessas ferramentas é o chatbot, softwares que simulam a conversa humana em um determinado site. É basicamente um robô que faz o atendimento ao cliente como se fosse uma pessoa.

O HiBot, o chatbot da Hi Platform, é considerado uma inteligência artificial que constrói melhores relações. Por meio de recursos avançados de compreensão de linguagem natural, ele conversa e interage com os consumidores como um ser humano.

Além disso, o HiBot fica online 24 horas por dia, 7 dias por semana e não deixa de fazer o suporte com rapidez. Com APIs (Interface de Programação de Aplicações) nativas, a ferramenta também pode se integrar facilmente a ERPs (Planejamento de Recursos Empresarias), CRMs, sistemas de logística, entre outros.

Invista em atendimento omnichannel

O atendimento omnichannel é uma tendência que proporciona diversos canais de contato com os consumidores. Ele é capaz de fazer a integração entre todos esses canais, com o objetivo de melhorar o arquivamento de dados e informações dos clientes.

Cada vez mais se utilizam o site, e-mails, telefones, redes sociais e aplicativos para fazer o suporte. O consumidor mudou o seu jeito de comprar. Agora, devido às novas plataformas de vendas, ele pode pesquisar mais, acessar depoimentos de outros clientes em redes sociais e quer ter um retorno de qualidade da empresa em diversos canais.

Ao oferecer esse atendimento omnichannel, os consumidores vão ter a confiança de comprar os seus produtos e serviços.

Melhore a experiência do cliente

Grande parte das empresas busca prospectar novos clientes e acaba esquecendo de fidelizar e melhorar as experiências dos atuais. Isso pode ser um grande problema para as vendas futuras.

É fundamental que a sua loja invista na qualidade do atendimento para que todos os consumidores tenham uma ótima experiência durante o contato com a empresa. Melhorar essa experiência do cliente vai proporcionar uma nova visão sobre o seu negócio.

Clientes satisfeitos são capazes de fazer recomendações, boas avaliações nas redes sociais e, principalmente, voltar a consumir seus serviços e produtos.

Dê atenção ao marketing boca a boca

É fundamental que a sua equipe seja bem receptiva com os clientes durante o atendimento, independentemente do canal. Um serviço focado no respeito com as pessoas e na rapidez no momento de resolver problemas possibilita o marketing boca a boca. Ou seja, faz com que o consumidor fique satisfeito e recomende a sua empresa.

Com novas pessoas sabendo da existência do seu negócio e da qualidade no atendimento, o aumento das vendas é uma consequência. Por isso, não foque a sua área comercial e de marketing apenas para prospectar novos clientes: faça com que esses setores atendam melhor as demandas, principalmente, dos atuais.

Personalize o atendimento

Ao mesmo tempo em que é importante atender rapidamente os clientes para que eles não fiquem vários minutos esperando, é fundamental fazer um atendimento personalizado. Todos os consumidores gostam de se sentir especiais e ser bem tratados, e por isso a personalização faz com que eles sintam a importância que a empresa dá ao cliente.

Isso faz com que a experiência da pessoa com o serviço melhore, e ela fique ainda mais satisfeita. Essa estratégia provoca uma ação positiva que resulta no aumento das vendas da sua loja. Grande parte das empresas não investe nessa personalização, então focar nisso faz com que você fique um passo à frente dos seus concorrentes.

Seja rápido no atendimento ao cliente

Nenhum cliente gosta de ficar minutos ou horas esperando para ser atendido. Um serviço de atendimento precisa ser rápido e eficiente para que o público não perca a paciência e fique insatisfeito. Mas como você pode resolver os problemas dos consumidores em menos tempo?

Investir em redes sociais e em diversos canais de atendimento pode ser um caminho. Essas mídias sociais corporativas são ferramentas muito poderosas e são excelentes medidores de satisfação dos clientes. Por meio de mensagens do Facebook, por exemplo, é possível responder rapidamente dezenas de pessoas.

Essas respostas pelas redes sociais podem ser feitas de uma maneira mais personalizada e informal, fazendo com que o público se sinta mais próximo de você. A rapidez no suporte é um fator essencial para o cliente permanecer e continuar comprando com a sua empresa.

Treine bem a sua equipe de atendimento

Não adianta apenas ter ferramentas superdesenvolvidas, ótimos aplicativos e redes sociais dando respostas rápidas. É preciso aliar todas essas estratégias com bons profissionais no atendimento. É fundamental que os responsáveis por atender o público sejam pessoas que prezem pelo respeito e sejam eficientes.

Essa eficiência pode ser alcançada por meio de treinamentos de equipes, que aumentam a capacitação profissional. O principal objetivo dessa ação é fazer com que os atendentes estejam preparados para resolver qualquer problema e tirar todas as dúvidas que surgirem em pouco tempo.

Nesses treinamentos, esses profissionais vão ficar cientes de todos os tipos de situações. A grande reclamação das pessoas é que os atendentes não têm autonomia para resolver os problemas e dão apenas respostas automáticas que estão disponíveis em outros canais de comunicação. A capacitação impede essa insatisfação do público.

Aumentar vendas online é uma consequência de diversos fatores. Um dos mais importantes é a melhora no atendimento ao cliente. Procure resolver problemas e tirar dúvidas rapidamente, faça com que as redes sociais sejam suas aliadas e treine sua equipe.

Além disso, invista em ferramentas que melhorem a experiência do consumidor. A Hi Platform oferece ferramentas de autoatendimento, e o HiBot utiliza recursos avançados para interagir com o cliente.

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