Jun
27

Saiba como usar a tecnologia para qualificar o atendimento

por: Afonso Bazolli
fonte: Direct Talk
26 de junho de 2018 - 18:09

Como-usar-tecnologia-qualificar-atendimento-televenas-cobranca

O portal de entrada da sua empresa está em receber os clientes da melhor maneira possível. Para que isso ocorra sem esforços demasiados, de maneira simples, mas correta, cumprindo com os princípios do seu negócio, é preciso contar com o auxílio de bons aliados. Entre eles está o uso das tecnologias, que possibilitam soluções para o atendimento e ajudam a melhorar os resultados e a reduzir os custos.

Se a sua empresa tem resistência em direcionar o olhar para a qualidade no atendimento e não consegue encarar essa atividade como prioridade dentro do planejamento do negócio, lembre-se da concorrência, pense nas atitudes que eles podem estar tomando e não fique para trás. É muito importante acompanhar os movimentos do mercado e verificar quais são as principais armas a serem utilizadas para enfrentar a competitividade dentro do seu nicho. Depois de identifica-las, é preciso saber como elas funcionam na sua empresa, ou seja, como que elas podem gerar retornos positivos e insights para a marca.

No setor de atendimento, isso não acontece de forma diferente. Se você é dono de um e-commerce e tem a sua loja disponível para os mais variados usuários no ambiente online, saiba que é possível que um cliente não fique satisfeito com a sua loja se ela oferecer apenas uma opção de contato (por telefone, por exemplo) e não possibilitar que o cliente abra um chamado por e-mail ou pelo chat. Assim como podem ter consumidores que desejam interagir com a empresa somente por chat ou somente por e-mail. Portanto, a nossa primeira dica é: esteja preparado para as diferentes intenções dos clientes quando este entra em contato com a sua empresa.

Qualidade no atendimento: como usar a tecnologia a favor da empresa

Para encontrar o rumo certo do seu negócio, é preciso saber o que as plataformas de atendimento podem oferecer, mas, principalmente, como usa-las a seu favor. Ou seja, é preciso entender que a qualidade não é construída sozinha e que é a combinação de diversos fatores que levará a sua loja ao sucesso. Sendo assim, existem três objetivos que devem (e podem) fazer parte do planejamento da sua empresa, seja qual for o setor em que ela se encaixa, pois eles servem como guia e priorizam o trabalho eficiente.

Redução de custos

Para reduzir os custos é preciso investir em tecnologia. Busque soluções que minimizem os seus custos e diminuam os esforços da sua equipe. Nesses casos, as plataformas de atendimento, como chats, e-mail e até mesmo o autoatendimento, otimizam a jornada de trabalho e permitem que equipes mais enxutas consigam atender maior número de clientes.

Melhorar os resultados

Ao apostar em plataformas de atendimento, é possível que os custos sejam reduzidos e, mesmo com equipes menores, o trabalho seja efetivo. Um operador do chat, por exemplo, consegue atender mais de uma pessoa por vez e isso faz com que os atendimentos sejam mais ágeis e surjam melhores resultados, como: o aumento nas vendas da sua empresa.

Satisfação do cliente

Com plataformas e equipes de atendimento funcionando de maneira assertiva o cliente tende a sentir-se satisfeito não só com a compra, mas também ao interagir com a marca. Assim, você consegue tornar aquele que seria somente um consumidor em um cliente (quem sabe) fiel a sua marca e fazer com que ele volte mais vezes a sua loja.

Plataformas integradas melhoram os resultados e reduzem custos

Oferecer as melhores possibilidades de interação pode conquistar ainda mais o cliente. Se ele já estava contente com os produtos ou serviços oferecidos pela sua loja, deve continuar com a mesma impressão quando for fazer alguma pergunta, tirar uma dúvida ou solicitar algum tipo de ajuda. As suas soluções de atendimento precisam trabalhar de maneira assertiva, para que os resultados sejam eficazes tanto para o cliente, que deseja resolver as suas questões rapidamente, quanto para a empresa, que pretende aumentar as conversões e diminuir as despesas.

Atender os consumidores por meio de plataformas que atuam de maneira integrada permite que a empresa tenha uma visão única do cliente. Dessa forma, mesmo que um atendimento comece por meio do autoatendimento e depois continue pelo chat, é possível que os assuntos levantados pelo cliente no primeiro momento não se percam e aquela conversa fique armazenada para que o atendente possa continuar a interação a partir do momento que o consumidor resolveu ser atendido pelo chat. Assim, você consegue reduzir os custos da empresa com equipes mais enxutas, ganha em produtividade (no caso da DT um atendente pode responder até quatro pessoas ao mesmo tempo) e consegue manter o cliente em contato com a marca por mais tempo, aumentando as chances de finalização da compra.

Ainda neste mesmo momento, é interessante que o cliente receba todo o histórico da conversa por e-mail. Então, além de ter os produtos de autoatendimento e chat unificados, você pode direcionar aquele conteúdo direto para o e-mail do consumidor, oferecendo um atendimento mais seguro. Com maior confiança no trabalho da sua empresa a tendência é que o cliente se sinta à vontade para interagir novamente com a marca (e até mesmo para adquirir algum produto ou serviço).

Gestão de pendências e de informações geram insights positivos

Para que nenhuma pendência fique parada e todos os chamados dos clientes, principalmente os que chegam por e-mail, sejam respondidos, o seu e-commerce pode contar com um produto que gerencia as pendências geradas no atendimento. Pensando nisso, a DT oferece o DTTicket aos seus clientes (donos de plataformas de venda que interagem com seus consumidores por canais online, por exemplo) um sistema de tickets que ajuda a controlar aquilo que ficou pendente e permite o acompanhamento de prazos, ganhando mais eficiência e qualidade no atendimento, evitando atrasos.

Com essa plataforma você não deixa nenhum cliente na mão e não perde consumidores por falta de retorno. É possível filtrar os tickets por grupos, área, tipo, estado, prazos e entender rapidamente a situação das ações do SAC. Na equipe escalda para atender os chamados por e-mail, o supervisor do setor pode controlar o andamento das demandas e saber quantos e-mails ainda não foram respondidos, há quanto tempo estão sem retorno e por qual setor/atendente ele deveria ser respondido. Com isso, a empresa identifica de forma ágil os pontos onde o processo de atendimento pode ser melhorado e conquista ainda mais o cliente com retornos eficientes.

Agora que você já sabe quais são as melhores soluções para o seu negócio e como aplica-las na sua empresa, contate a DT e invista no seu potencial!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: