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30 de agosto de 2022 - 17:04

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Ter um atendimento de qualidade é um objetivo compartilhado entre as empresas de diferentes portes e segmentos. Apesar desta ser uma busca comum, é importante lembrar que cada negócio tem suas especificidades. Por isso, uma frase bastante tradicional entre as mães cabe super bem quando o assunto é atendimento ao cliente: você não é todo mundo!

Não é porque um concorrente ou uma empresa que você se inspira realiza o atendimento ao consumidor de determinada forma e com alguns canais específicos que essa mesma “receita” trará bons resultados para a sua companhia.

Para ter de fato um atendimento personalizado e que supere as expectativas dos clientes é preciso, primeiro, conhecer o seu público, seus desejos e necessidades. Entenda que há muitas soluções disponíveis no mercado, mas nem todas elas vão oferecer a experiência que os seus consumidores precisam.

Na sequência deste artigo, listamos algumas dicas de como ter um atendimento personalizado para o seu cliente sem precisar copiar tudo o que a concorrência está aplicando. Confira!

Conheça as necessidades e preferências dos clientes

Como já mencionado no início, é importante que os gestores entendam que cada empresa tem suas características e isso influencia também na formação do seu público. Mesmo companhias que atuam em mercados semelhantes acabam atraindo e retendo públicos com perfis diferentes.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão em relação ao atendimento, se abra para ouvir e conhecer as necessidades e preferências dos clientes. Seja por meio da análise de dados que sua companhia já possui ou através de pesquisas de satisfação, o importante é se aproximar e entender os anseios do seu consumidor.

Depois desse processo de estudo, a escolha das soluções, a organização da área de atendimento e o preparo da equipe poderão ser feitos com base no que o seu cliente realmente quer, projetando assim um atendimento personalizado em todas as fases da jornada.

Busque soluções flexíveis e que ofereçam recursos de qualidade

Com a realização da etapa descrita acima, vamos seguir para uma outra fase bastante importante para a sua empresa garantir um atendimento personalizado, que é a escolha das soluções.

É importante analisar as tecnologias disponíveis no mercado, a experiência da empresa desenvolvedora, o suporte oferecido e, principalmente, a flexibilidade para adaptar a solução de atendimento conforme as necessidades do seu negócio.

Sistemas e plataformas totalmente “engessadas” podem trazer problemas para a sua empresa, principalmente em relação a personalização do atendimento. É preciso ter certa flexibilidade para ajustar, incluir ou excluir recursos, pois essa liberdade é fundamental para que o time consiga utilizar as soluções como aliadas nesse processo de relacionamento com o consumidor.

Prepare seu time para oferecer um atendimento personalizado de ponta a ponta

Para finalizar as dicas, não podemos deixar de reforçar a importância de ter um atendimento personalizado de ponta a ponta. Não adianta, por exemplo, preparar o time de prospecção para esse objetivo e deixar as outras equipes e canais seguindo de forma aleatória.

É necessário que haja integração e que todos estejam aptos para desempenhar um atendimento ágil, prático e conclusivo, independentemente do canal ou do estágio do funil que o consumidor se encontra.

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