Feb
06

Você sabe qual é a função do SAC dentro das empresas?

por: Afonso Bazolli
fonte: Consumidor Moderno
05 de fevereiro de 2020 - 17:05

Voce-sabe-qual-e-a-funcao-do-sac-dentro-das-empresas-televendas-cobranca

O SAC deve ter como foco transformar as reclamações e sugestões dos clientes em experiências positivas, pensando inclusive no futuro. Entenda

É inquestionável: o consumidor mudou. E os jovens que nasceram depois de 1985 foram os principais agentes dessa mudança. Hoje, eles estão presentes no mercado – tanto como consumidores quanto como colaboradores – e exigem mudanças de perspectiva das empresas. Os consumidores que antes realizavam apenas uma compra demandam, hoje, uma jornada repleta de experiências. Hoje, é fundamental que as empresas estejam atentas ao caminho trilhado pelos clientes – de acordo com cada modelo de negócio, cada perfil, cada contexto.

Naturalmente, nenhuma área escapa dessa perspectiva: é impossível desenhar a jornada do cliente e investir em experiência sem envolver e engajar toda a empresa. E com a área de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) não é diferente. O SAC, inclusive, pode funcionar como um termômetro dessa jornada, como uma ponte entre a empresa e o pulso do consumidor.

Mais do que uma área focada apenas em receber reclamações, sugestões ou dúvidas, o SAC – e todos os canais envolvidos com ele – pode ser um meio voltado para o desenvolvimento de grandes experiências. Ou seja, os mesmos canais que já funcionaram apenas como “caixas de reclamações” devem ser, hoje, pontos fundamentais para a construção da jornada do cliente.

Esse papel de protagonismo, ocupado pela área de SAC, pode ser justificado pelo fato de que é essa a área que ouve, entende e recepciona o consumidor. Por isso, é a única que consegue identificar os atritos presentes na jornada do cliente e solucioná-los. No cotidiano, essa percepção se manifesta nos índices de resolutividade e no monitoramento das demandas dos consumidores que, em muitos casos, resultam (ou deveriam resultar) em novos projetos e ações dentro das empresas.

Não por acaso, todos esses pontos são avaliados no estudo Cenário dos SACs, desenvolvido anualmente pelo Centro de Inteligência Padrão – CIP e publicado pela Consumidor Moderno. O estudo traz dados referentes à resolutividade no primeiro contato, números de demandas feitas para cada segmento da economia, entre outras informações.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: