Jun
05

4 dicas para ser um ótimo negociador

por: Angelica Balthasar
em: Cobrança
fonte: Exame
04 de junho de 2013 - 23:28

4-dicas-para-ser-um-otimo-negociador-televendas-cobranca

Demonstrar segurança e saber levar a conversa são pontos importantes na hora de negociar

Por: Priscila Zuini

O dia a dia dos empreendedores costuma ser cheio de negociações. É preciso conciliar conflitos na equipe, lidar com clientes e novas vendas e administrar as contas.

Ser um bom negociador passa a ser uma característica importante para fazer a pequena empresa crescer de forma sustentável. Apesar de não ter uma fórmula pronta, algumas técnicas ajudam a se dar bem em negociações.

1 – Demonstre segurança

Durante a conversa, o empreendedor precisa se mostrar preparado para resolver o problema em questão. Seja com um consumidor, fornecedor ou funcionário, transmitir credibilidade é essencial para negociar bem. Neste ponto, vale lembrar que este tipo de negociação não deve ser pautado pela emoção.

2 – Saiba conduzir a conversa

Preparar-se para a negociação é meio caminho para o sucesso. A falta de preparo vai deixar evidente quais são os seus pontos fracos. Uma dica é fazer um check-list com tudo que deve ser decidido durante a reunião.

Assim, fica mais fácil manter a linha de pensamento e chegar a um consenso. Tenha sempre em mãos os dados e características do produto que será apresentado, se o conversa for com um novo cliente, por exemplo.

3 – Tenha calma

Um erro comum em negociações é ir com muita pressa à conclusão. Para os especialistas no assunto, isso pode fazer o empresário se precipitar ou entregar, de uma vez, suas estratégias ao interlocutor.

4 – Não seja egoísta

O objetivo de uma negociação é chegar a um acordo bom para todas as partes envolvidas. Por isso, só pensar no próprio benefício é um erro. A orientação é sempre colocar-se no lugar do outro. Isso ajuda também a perceber como ele pensa e traçar uma estratégia.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Estou trabalhando na área de cobrança e gostei das dicas.

    marilucia de lima em 02 de dezembro de 2016 - 22:13
  2. Gostei dos tópicos, abordados e acrescento que; o BOM negociador deve muito controle do equilibrio emocional e sofrer da SÌNDROME DA EMPATIA. e assim terá condições de costurar uma boa conversa e se não fechar negocio, mas deixará o cliente CONTAMINADO COM SÍNDROME DA AMIZADE. OK.

    Reginaldopaz em 06 de junho de 2013 - 09:49

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: