Oct
23
22 de outubro de 2013 - 21:07

69-dos-brasileiros-utilizam-todos-os-cartoes-mas-nao-sabem-os-juros-que-pagam-televendas-cobranca

A maioria dos brasileiros não sabe quanto paga de taxa de juros do cartão de crédito. Segundo uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 72% dos consumidores não sabem disso, quando deixam de quitar o valor integral da fatura do cartão.

Em relação ao valor pago pela anuidade do cartão, 79% disseram que sabem quanto pagam, contra 21% que não sabem.

Para a economista do SPC Brasil Ana Paula Bastos, estes dados podem revelar um comportamento imediatista por parte do consumidor. “O estudo mostra que brasileiro demonstra interesse em saber o quanto que vai desembolsar para adquirir o cartão, mas ignora o valor de custos secundários como a multa paga por atrasar o pagamento da fatura ou o juro cobrado pelo uso do crédito rotativo.”

Número de cartões

O cartão de crédito está definitivamente consolidado na carteira do brasileiro e já é utilizado por 77% dos consumidores entrevistados. Pelos dados, 31% disseram que têm menos um cartão de crédito (incluindo cartões de banco e de lojas), 24% têm dois cartões de crédito, 12% têm três cartões, enquanto 11% têm quatro cartões ou mais. Já 23% disseram que não têm nenhum cartão.

Ao serem questionados se utilizam todos os cartões, 69% disseram que sim, contra 31% que não.  Ao analisar as classes, os entrevistados da classe A/B são os que mais utilizam todos os cartões, com indicador chegando a 71%. Na classe C, o percentual é de 67%, enquanto na D/E é de 66%.

O estudo indicou ainda que 87% pagam 100% do valor das faturas na data de vencimento, 9% disseram que pagam o valor mínimo e 5% pagam 100% depois da data de vencimento.

Na avaliação do SPC Brasil, o cartão de crédito é um vantajoso instrumento de financiamento, já que oferece parcelamento praticamente a custo zero, com exceção do valor cobrado pela anuidade.

“Acontece que a lógica deste jogo é muito simples: aqueles que não quitam o valor integral da fatura pagam pela comodidade e praticidade daqueles que usam o cartão de maneira consciente. A taxa média gira em torno de 200% ao ano. É a maior do mundo”, finaliza a economista.

Sobre o estudo

O estudo foi encomendado para traçar os hábitos e os comportamentos mais comuns do brasileiro na hora de utilizar as várias opções de crédito disponíveis no mercado. Para isso foram ouvidas 604 pessoas de todas as capitais brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. “Que País é esse?” diz a letra de uma musica do Renato Russo. E com razão, senão vejamos: temos a mais alta taxa de juros do mundo, a maior carga tributária, o maior índice de corrupção, a pior classe política, educação, saúde e segurança deploráveis. O que temos de bom, além de futebol, carnaval e beleza natural? O povo precisa de atitudes que mudem essa situação, e não tentar se beneficiar entrando na panela da politica (temos mais partidos que ideais), do sindicato (até guardador de carro na rua tem, além de algumas categorias ter mais de um) do serviço público (onde precisa de um tem cinco) etc. Até quando?

    BELOTE em 14 de março de 2014 - 11:36

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: