Jun
12

Juros embutidos é um dos custos ocultos do cartão

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: InfoMoney
11 de junho de 2013 - 18:40

Juros-embutidos-e-um-dos-custos-ocultos-do-cartao-televendas-cobranca

Quando se vai realizar uma compra é possível verificar que o preço do produto à vista e parcelado costuma ser o mesmo.

O cartão de crédito ajuda na hora de realizar as compras e, se usado com responsabilidade, pode ser um aliado do orçamento. Porém, existem alguns custos ocultos criados pelos lojistas e administradoras de cartões que o consumidor precisa ficar atento para não comprometer as finanças. Confira:

Juros embutidos

Quando se vai realizar uma compra é possível verificar que o preço do produto à vista e parcelado costuma ser o mesmo. Porém, de acordo com o coordenador de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina, Reginaldo Gonçalves, as lojas aumentam o preço dos produtos para não perder o valor dos juros das parcelas.

Como fugir da armadilha:“o consumidor deve negociar com o lojista as taxas mais atrativas para ele”, lembra Gonçalves. Quando for pagar à vista, procure pedir desconto ao estabelecimento, pois desta forma o consumidor evita pagar as taxas embutidas no preço.

Administradoras

As administradoras de cartão recebem uma comissão pela venda do lojista e, em muitos casos, cobram um valor pela locação da máquina do cartão, gerando mais um motivo para o estabelecimento subir o valor das mercadorias. Além disso, também são cobradas a anuidade do cliente e, no caso do reparcelamento de uma compra, juros mais altos do que os anteriores ao parcelamento. O coordenador explica que os maiores juros são cobrados nos cartões de afinidades das lojas, por conta da liberdade de conceder e emitir os plásticos.

Como fugir da armadilha: Gonçalves lembra que o uso do cartão de crédito é benéfico somente para que tem controle de sua situação financeira, por isso dê preferência ao cartão de débito. Também procure ficar atento para não entrar no crédito rotativo e no pagamento mínimo das faturas, pois as dívidas ficam cada vez maiores.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: